Promovendo a inclusão nas actividades de tempos livres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Nádia Susana Costa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4115
Resumo: Os problemas de comportamento e de aprendizagem em idade escolar constituem uma das principais fontes de preocupação para professores, pais, psicólogos e, de uma forma geral, para todos aqueles que se interessam pelos fenómenos educativos. Contudo, tem sido difícil alcançar posições consensuais na definição do número e tipo de crianças afetadas por estes problemas, em parte devido ao número e diversidade dos profissionais que por eles se interessam. A denominada Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (P H.D.A.) (Antunes, 2009) tem sido um dos mais estudados problemas de desenvolvimento da infância e da adolescência e dos que tem mais impacto quer seja ao nível de salas de aula, quer seja no contexto específico onde o projeto se insere. Assim sendo, este trabalho de projeto pretende atuar num grupo de crianças que frequenta o centro de atividades de tempos livres (C.A.T.L.) e que inclui uma criança hiperativa (desencadeadora do projeto), de forma a desenvolver competências sociais e educativas, no grupo e com o grupo. Neste sentido, foram realizadas atividades de estimulação de memória, ativação de atenção e concentração, de forma lúdica. O lúdico, aliado a uma programação adaptada à situação, refletida e avaliada sistematicamente, proporcionou ao grupo e ao aluno momentos de cooperação, de aprendizagens de regras, de comportamentos e de respeito por si e pelo outro.
id RCAP_16a50fed9711b8348cc30e02ea17b4f3
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4115
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promovendo a inclusão nas actividades de tempos livresEDUCAÇÃOINCLUSÃO ESCOLARHIPERATIVIDADEDÉFICE DE ATENÇÃOTEMPOS LIVRESMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORDISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADEEDUCATIONSCHOOL INCLUSIONHYPERACTIVITYATTENTION DEFICITSPARE TIMEATTENTION DEFICIT HIPERACTIVITY DISORDEROs problemas de comportamento e de aprendizagem em idade escolar constituem uma das principais fontes de preocupação para professores, pais, psicólogos e, de uma forma geral, para todos aqueles que se interessam pelos fenómenos educativos. Contudo, tem sido difícil alcançar posições consensuais na definição do número e tipo de crianças afetadas por estes problemas, em parte devido ao número e diversidade dos profissionais que por eles se interessam. A denominada Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (P H.D.A.) (Antunes, 2009) tem sido um dos mais estudados problemas de desenvolvimento da infância e da adolescência e dos que tem mais impacto quer seja ao nível de salas de aula, quer seja no contexto específico onde o projeto se insere. Assim sendo, este trabalho de projeto pretende atuar num grupo de crianças que frequenta o centro de atividades de tempos livres (C.A.T.L.) e que inclui uma criança hiperativa (desencadeadora do projeto), de forma a desenvolver competências sociais e educativas, no grupo e com o grupo. Neste sentido, foram realizadas atividades de estimulação de memória, ativação de atenção e concentração, de forma lúdica. O lúdico, aliado a uma programação adaptada à situação, refletida e avaliada sistematicamente, proporcionou ao grupo e ao aluno momentos de cooperação, de aprendizagens de regras, de comportamentos e de respeito por si e pelo outro.Behavioural and learning problems in school age constitute one of the main worry sources for teachers, parents, psychologists and, in general terms, for all those who are in interested in educational phenomena. However, it has been difficult to reach common positions in the definition of the type and number of children affected by these problems, partly due to the number and diversity of the professionals that take interested in them. The so-called Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) (Antunes, 2009) has been one of the most studied childhood and adolescence developmental problems and one that has had more impact either in classrooms, either in the specific context in which the project falls. Therefore, this project work intends to operate in a group of children attending the centre for leisure activities (C.L.A.) and includes a hyperactive child (which triggered the project), in order to develop social and educational skills, in the group and with the group. Thus, the focus was placed in activities that stimulate memory, activation of attention and concentration, in a playful manner. The playful, combined with a program tailored to the situation, reflected and evaluated systematically, provided the student and the group moments of cooperation, of learning rules, of behaviour and of respect for the child herself and for others.2013-11-11T10:47:09Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4115porSantos, Nádia Susana Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:26Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:28.618209Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promovendo a inclusão nas actividades de tempos livres
title Promovendo a inclusão nas actividades de tempos livres
spellingShingle Promovendo a inclusão nas actividades de tempos livres
Santos, Nádia Susana Costa
EDUCAÇÃO
INCLUSÃO ESCOLAR
HIPERATIVIDADE
DÉFICE DE ATENÇÃO
TEMPOS LIVRES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
DISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
HYPERACTIVITY
ATTENTION DEFICIT
SPARE TIME
ATTENTION DEFICIT HIPERACTIVITY DISORDER
title_short Promovendo a inclusão nas actividades de tempos livres
title_full Promovendo a inclusão nas actividades de tempos livres
title_fullStr Promovendo a inclusão nas actividades de tempos livres
title_full_unstemmed Promovendo a inclusão nas actividades de tempos livres
title_sort Promovendo a inclusão nas actividades de tempos livres
author Santos, Nádia Susana Costa
author_facet Santos, Nádia Susana Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Nádia Susana Costa
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
INCLUSÃO ESCOLAR
HIPERATIVIDADE
DÉFICE DE ATENÇÃO
TEMPOS LIVRES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
DISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
HYPERACTIVITY
ATTENTION DEFICIT
SPARE TIME
ATTENTION DEFICIT HIPERACTIVITY DISORDER
topic EDUCAÇÃO
INCLUSÃO ESCOLAR
HIPERATIVIDADE
DÉFICE DE ATENÇÃO
TEMPOS LIVRES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
DISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
HYPERACTIVITY
ATTENTION DEFICIT
SPARE TIME
ATTENTION DEFICIT HIPERACTIVITY DISORDER
description Os problemas de comportamento e de aprendizagem em idade escolar constituem uma das principais fontes de preocupação para professores, pais, psicólogos e, de uma forma geral, para todos aqueles que se interessam pelos fenómenos educativos. Contudo, tem sido difícil alcançar posições consensuais na definição do número e tipo de crianças afetadas por estes problemas, em parte devido ao número e diversidade dos profissionais que por eles se interessam. A denominada Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (P H.D.A.) (Antunes, 2009) tem sido um dos mais estudados problemas de desenvolvimento da infância e da adolescência e dos que tem mais impacto quer seja ao nível de salas de aula, quer seja no contexto específico onde o projeto se insere. Assim sendo, este trabalho de projeto pretende atuar num grupo de crianças que frequenta o centro de atividades de tempos livres (C.A.T.L.) e que inclui uma criança hiperativa (desencadeadora do projeto), de forma a desenvolver competências sociais e educativas, no grupo e com o grupo. Neste sentido, foram realizadas atividades de estimulação de memória, ativação de atenção e concentração, de forma lúdica. O lúdico, aliado a uma programação adaptada à situação, refletida e avaliada sistematicamente, proporcionou ao grupo e ao aluno momentos de cooperação, de aprendizagens de regras, de comportamentos e de respeito por si e pelo outro.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2013-11-11T10:47:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4115
url http://hdl.handle.net/10437/4115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131221900394497