Construindo uma “aldeia” comunicativa: um estudo sobre a prática(s) e dinâmica(s) de participação e envolvimento das famílias no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Diana Carolina Marante
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9496
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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spelling Construindo uma “aldeia” comunicativa: um estudo sobre a prática(s) e dinâmica(s) de participação e envolvimento das famílias no pré-escolarJardim de infânciaEnvolvimentoParticipaçãoRelação escola-famíliaKindergartendInvolvementParticipationSchool-family relationshipRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarNo presente relatório pretende-se partilhar o percurso vivenciado ao longo da Prática Profissional Supervisionada (PPS II), em jardim-de-infância (JI), que decorreu ao longo de aproximadamente quatro meses. Este constitui-se como um relato, crítico e reflexivo, do que experienciei no papel de estagiária. Durante a prática em JI, surgiu o interesse por - Compreender de que modo o JI aproxima as famílias do processo educativo das crianças – a partir de um conjunto de observações realizadas ao modo como a equipa educativa e a Instituição interagiam, comunicavam e se relacionavam com as famílias das crianças do pré-escolar. Considerando os propósitos definidos, optou-se por desenvolver a investigação através da metodologia de estudo de caso. Ainda que inscrito numa abordagem de natureza qualitativa ou interpretativa, o estudo desenvolvido passou pela combinação de diferentes técnicas de recolha e análise de informação e pela combinação de dados qualitativos e quantitativos. Para a recolha de dados recorreu-se à observação direta participante e ao respetivo registo de notas de campo, a inquéritos por questionário e à análise documental. Considerando as características da informação recolhida, o tratamento dos dados passou pela análise de conteúdo e pela análise estatística, designadamente, distribuição de frequências. Os dados recolhidos apontam para a existência de participação e envolvência das famílias no processo educativo das crianças. Esta relação próxima com as famílias deve-se à existência de um conjunto de estratégias proporcionadas pela Instituição e pelas equipas educativas, como também a criação de um ambiente aberto e comunicativo, com características semelhantes ao contexto familiar. As famílias, as educadoras do jardim-de-infância e a Diretora Pedagógica destacam sobretudo vantagens nesta relação. O relatório relata assim a investigação desenvolvida ao longo deste período, bem como um processo de formação ao nível profissional, espelhando as aprendizagens e conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica e a partir das experiências vividas nos contextos de creche e jardim-de-infância.ABSTRACT In the present essay it is intended to share the experienced route over the Prática Profissional Supervisionada (PPS II), in kindergarten (KG), which took place throughout approximately four months. This essay forms a report, critical and reflective, of what I experienced as a trainee. During the practice in KG, occured the interest – to understand how the School approximates the famillies from children’s educational process – from a set of observations to the way the educational team and the Institution interacted, communicated and related with the preschool children’s families. Considering the purposes defined, it was chosen to develop the investigation through the case study methodology. Although with a qualitative or interpretative nature approach, the developed study includes different technics of data collection and analysis as well as a combination of qualitative and quantitative data. The colletion of data was made via direct live observations and their respective field notes registration, personal inquiries and document analysis. Taking in consideration the characteristics of the data collected, its processing was performed considering content analysis and statistical analysis, namely, frequency distribution. The collected data points to the existence of participation and involvement of the families in the children’s educational process. This close relationship with the families is related to the existence of a series of strategies provided by the Institution and by the educational team, as well as the fostering of an open and communicative environment, with characteristics similar to the family context. The families, the kindergarten educators and the Pedagogical Director highlight, above all, benefits to this relationship. This essay reports in this way the investigation developed throughout this period, as well as a developing process at the professional level, mirroring the learning experiences and the knowledge acquired during the academic education and through the experiences lived in the kindergarten context.Friães, RitaRCIPLSousa, Diana Carolina Marante2019-02-13T15:16:39Z2018-04-262018-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9496TID:202030296porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:14Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:03.609664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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