Por uma família participativa: estratégias e propostas de atividade para o envolvimento parental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Infante, Joana Inês De Sousa Dias
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3926
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_2472efe84596b8b3408d18ed70de756a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3926
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Por uma família participativa: estratégias e propostas de atividade para o envolvimento parentalEnvolvimento parentalParticipação das famíliasEstratégias e propostas de envolvimentoJardim de InfânciaParental involvementFamily participationStrategies and proposals for parental involvementKindergartenRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarEste relatório foi realizado no âmbito da Prática Profissional supervisionada para a obtenção de grau Mestre em Educação Pré-Escolar. O presente relatório apresenta o percurso realizado durante o estágio em creche e jardim-de-infância, tendo como objectivo promover a participação dos pais através da criação e desenvolvimento de estratégias e propostas para o envolvimento parental. Neste sentido, este trabalho apresenta e explicita as diferentes estratégias utilizadas para melhorar a e favorecer a participação dos pais no contexto de jardim-de-infância. Neste processo de intervenção educacional procurei compreender e conhecer as relações que se estabelecem entre Família Jardim de Infância e a influência que o envolvimento dos pais exerce sobre as crianças. O processo permitiu extrair algumas conclusões. Ao longo do processo e nas fases finais revelou-se a importância de apoiar e suportar oportunidades para criar interações de qualidade entre todos os elementos da comunidade educativa. Por sua vez, os pais puderam compreender que o jardim-de-infância é um contexto que promove a aprendizagem ativa e a interação social e puderam conhecer o trabalho desenvolvido pela educadora e pela Instituição.Abstract This report was fulfilled in the domain of the supervised professional practice, in order to obtain the master’s degree in Preschool Education. The present report presents the course taken during the nursery and kindergarten’s internship, having as an objective promoting parental participation through the implementation and development of strategies and proposals for parental involvement. In this sense, this assignment presents and expresses the different strategies used to ameliorate and favour the participation of parents in the kindergarten context. In this process of educational intervention, I sought to know and understand the relations established between the families and the kindergarten, and the influence that parental involvement exerts on the children. The process allowed drawing some conclusions. Throughout the process and in the final stages the importance of aiding and supporting opportunities that could create quality interaction between all of the educational community members. In turn, parents could comprehend that the kindergarten is an active learning and social interaction promoter and, in addition, could also get to know the work developed by the kindergarten teacher and by the institution.Lino, DalilaRCIPLInfante, Joana Inês De Sousa Dias2014-11-03T14:55:30Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3926TID:201364220porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:15Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3926Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:27.778778Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Por uma família participativa: estratégias e propostas de atividade para o envolvimento parental
title Por uma família participativa: estratégias e propostas de atividade para o envolvimento parental
spellingShingle Por uma família participativa: estratégias e propostas de atividade para o envolvimento parental
Infante, Joana Inês De Sousa Dias
Envolvimento parental
Participação das famílias
Estratégias e propostas de envolvimento
Jardim de Infância
Parental involvement
Family participation
Strategies and proposals for parental involvement
Kindergarten
title_short Por uma família participativa: estratégias e propostas de atividade para o envolvimento parental
title_full Por uma família participativa: estratégias e propostas de atividade para o envolvimento parental
title_fullStr Por uma família participativa: estratégias e propostas de atividade para o envolvimento parental
title_full_unstemmed Por uma família participativa: estratégias e propostas de atividade para o envolvimento parental
title_sort Por uma família participativa: estratégias e propostas de atividade para o envolvimento parental
author Infante, Joana Inês De Sousa Dias
author_facet Infante, Joana Inês De Sousa Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Dalila
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Infante, Joana Inês De Sousa Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento parental
Participação das famílias
Estratégias e propostas de envolvimento
Jardim de Infância
Parental involvement
Family participation
Strategies and proposals for parental involvement
Kindergarten
topic Envolvimento parental
Participação das famílias
Estratégias e propostas de envolvimento
Jardim de Infância
Parental involvement
Family participation
Strategies and proposals for parental involvement
Kindergarten
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-03T14:55:30Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3926
TID:201364220
url http://hdl.handle.net/10400.21/3926
identifier_str_mv TID:201364220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133391891726336