Programas de Prevenção para a Ansiedade e Depressão: Avaliação da Perceção dos Estudantes Universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.11815 |
Resumo: | Os estudantes universitários têm apresentando uma elevada prevalência de problemas associados à saúde mental, particularmente, no âmbito da Ansiedade e Depressão. Os estudos indicam que esta problemática pode levar ao abandono do ensino superior. Por conseguinte, é de extrema importância que se desenvolvam no meio académico, iniciativas inovadoras, interativas e apelativas, mas principalmente, eficazes, no sentido, de reduzir esta tendência. Vários estudos, em contexto académico, têm abordado a eficácia de programas de prevenção para diferentes perturbações mentais, com recurso às novas tecnologias, particularmente programas computorizados e baseados na internet, e os resultados têm se verificado promissores. Neste sentido, o presente estudo, pretende avaliar a perceção dos estudantes universitários portugueses, relativamente à pertinência e adesão a estes programas de prevenção para a Ansiedade e Depressão, na sua instituição de Ensino Superior. De igual forma, foram questionados sobre a possibilidade de estes serem disponibilizados via computador e/ou internet. Resultados: foram realizados dois estudos, em anos diferentes, e foi possível observar que a grande maioria dos estudantes universitários consideram pertinentes a existência destes programas, particularmente para a Ansiedade. De igual modo, a maioria dos estudantes, considerou que adeririam a estes programas disponibilizados pela internet, particularmente os estudantes que já sofreram ou que sofrem de alguma perturbação mental. De um estudo para o outro, os resultados são bastante semelhantes, no entanto, é possível observar uma maior recetividade dos estudantes aos programas baseados na internet. Conclusão: os estudantes universitários portugueses parecem reconhecer a importância de programas de prevenção, particularmente de Ansiedade, no contexto académico, considerando igualmente a sua adesão. O presente estudo também aponta para as novas tecnologias e/ou internet, como uma via promissora e potencializadora de bem-estar no meio académico, particularmente nos estudantes que apresentam alguma perturbação mental. |
id |
RCAP_16c1edc61ce0a97cba21b801cfb56a59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/11815 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Programas de Prevenção para a Ansiedade e Depressão: Avaliação da Perceção dos Estudantes UniversitáriosArtigosOs estudantes universitários têm apresentando uma elevada prevalência de problemas associados à saúde mental, particularmente, no âmbito da Ansiedade e Depressão. Os estudos indicam que esta problemática pode levar ao abandono do ensino superior. Por conseguinte, é de extrema importância que se desenvolvam no meio académico, iniciativas inovadoras, interativas e apelativas, mas principalmente, eficazes, no sentido, de reduzir esta tendência. Vários estudos, em contexto académico, têm abordado a eficácia de programas de prevenção para diferentes perturbações mentais, com recurso às novas tecnologias, particularmente programas computorizados e baseados na internet, e os resultados têm se verificado promissores. Neste sentido, o presente estudo, pretende avaliar a perceção dos estudantes universitários portugueses, relativamente à pertinência e adesão a estes programas de prevenção para a Ansiedade e Depressão, na sua instituição de Ensino Superior. De igual forma, foram questionados sobre a possibilidade de estes serem disponibilizados via computador e/ou internet. Resultados: foram realizados dois estudos, em anos diferentes, e foi possível observar que a grande maioria dos estudantes universitários consideram pertinentes a existência destes programas, particularmente para a Ansiedade. De igual modo, a maioria dos estudantes, considerou que adeririam a estes programas disponibilizados pela internet, particularmente os estudantes que já sofreram ou que sofrem de alguma perturbação mental. De um estudo para o outro, os resultados são bastante semelhantes, no entanto, é possível observar uma maior recetividade dos estudantes aos programas baseados na internet. Conclusão: os estudantes universitários portugueses parecem reconhecer a importância de programas de prevenção, particularmente de Ansiedade, no contexto académico, considerando igualmente a sua adesão. O presente estudo também aponta para as novas tecnologias e/ou internet, como uma via promissora e potencializadora de bem-estar no meio académico, particularmente nos estudantes que apresentam alguma perturbação mental.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2017-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.11815por1646-2335Oliveira, CarlaVarela, AnaRodrigues, PatríciaEsteves, JoanaHenriques, CatarinaRibeiro, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:39Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/11815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:56.333265Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programas de Prevenção para a Ansiedade e Depressão: Avaliação da Perceção dos Estudantes Universitários |
title |
Programas de Prevenção para a Ansiedade e Depressão: Avaliação da Perceção dos Estudantes Universitários |
spellingShingle |
Programas de Prevenção para a Ansiedade e Depressão: Avaliação da Perceção dos Estudantes Universitários Oliveira, Carla Artigos |
title_short |
Programas de Prevenção para a Ansiedade e Depressão: Avaliação da Perceção dos Estudantes Universitários |
title_full |
Programas de Prevenção para a Ansiedade e Depressão: Avaliação da Perceção dos Estudantes Universitários |
title_fullStr |
Programas de Prevenção para a Ansiedade e Depressão: Avaliação da Perceção dos Estudantes Universitários |
title_full_unstemmed |
Programas de Prevenção para a Ansiedade e Depressão: Avaliação da Perceção dos Estudantes Universitários |
title_sort |
Programas de Prevenção para a Ansiedade e Depressão: Avaliação da Perceção dos Estudantes Universitários |
author |
Oliveira, Carla |
author_facet |
Oliveira, Carla Varela, Ana Rodrigues, Patrícia Esteves, Joana Henriques, Catarina Ribeiro, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Varela, Ana Rodrigues, Patrícia Esteves, Joana Henriques, Catarina Ribeiro, Ana |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Carla Varela, Ana Rodrigues, Patrícia Esteves, Joana Henriques, Catarina Ribeiro, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Os estudantes universitários têm apresentando uma elevada prevalência de problemas associados à saúde mental, particularmente, no âmbito da Ansiedade e Depressão. Os estudos indicam que esta problemática pode levar ao abandono do ensino superior. Por conseguinte, é de extrema importância que se desenvolvam no meio académico, iniciativas inovadoras, interativas e apelativas, mas principalmente, eficazes, no sentido, de reduzir esta tendência. Vários estudos, em contexto académico, têm abordado a eficácia de programas de prevenção para diferentes perturbações mentais, com recurso às novas tecnologias, particularmente programas computorizados e baseados na internet, e os resultados têm se verificado promissores. Neste sentido, o presente estudo, pretende avaliar a perceção dos estudantes universitários portugueses, relativamente à pertinência e adesão a estes programas de prevenção para a Ansiedade e Depressão, na sua instituição de Ensino Superior. De igual forma, foram questionados sobre a possibilidade de estes serem disponibilizados via computador e/ou internet. Resultados: foram realizados dois estudos, em anos diferentes, e foi possível observar que a grande maioria dos estudantes universitários consideram pertinentes a existência destes programas, particularmente para a Ansiedade. De igual modo, a maioria dos estudantes, considerou que adeririam a estes programas disponibilizados pela internet, particularmente os estudantes que já sofreram ou que sofrem de alguma perturbação mental. De um estudo para o outro, os resultados são bastante semelhantes, no entanto, é possível observar uma maior recetividade dos estudantes aos programas baseados na internet. Conclusão: os estudantes universitários portugueses parecem reconhecer a importância de programas de prevenção, particularmente de Ansiedade, no contexto académico, considerando igualmente a sua adesão. O presente estudo também aponta para as novas tecnologias e/ou internet, como uma via promissora e potencializadora de bem-estar no meio académico, particularmente nos estudantes que apresentam alguma perturbação mental. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.11815 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.11815 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950150389760 |