Ensino do Português como Língua Estrangeira em regime de e-learning: uma proposta de conteúdos digitais diferenciados para hispanofalantes e anglófonos – nível A1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria João Ramos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/159588
Resumo: Num mundo cada vez mais globalizado e com a tecnologia a possibilitar o teletrabalho a partir de qualquer parte do mundo, Portugal tornou-se um país bastante atrativo, o que levou a um aumento da procura do Português Língua Estrangeira (PLE). Podendo estes aprendentes ser de muitos países e ter perfis bastante distintos, é importante ter em consideração as suas características individuais na criação e implementação de materiais didáticos digitais para a aprendizagem do PLE. Esta dissertação tem como objetivos refletir sobre o processo de aquisição/aprendizagem de uma língua estrangeira, o ensino a distância e as teorias relativas à produção e seleção de materiais didáticos para analisar como os recursos educativos digitais podem ser uma mais-valia na aprendizagem; examinar o papel da diferenciação pedagógica nesta aprendizagem, mais concretamente, utilizar as línguas maternas inglês e espanhol como ponto de partida na elaboração de conteúdos diversificados para a aprendizagem de PLE; e propor uma unidade didática digital diferenciada para um público-alvo constituído por hispanofalantes e anglófonos. Assim, partindo da revisão da literatura para a fundamentação teórica referente à diferenciação pedagógica, ao uso de recursos digitais, e às necessidades de falantes de inglês e espanhol, produziram-se materiais distintos, a fim de responder às suas especificidades enquanto aprendentes. Com o estudo concretizado, conclui-se que haver diferenciação pedagógica na criação de materiais didáticos digitais promove o sucesso na aprendizagem.
id RCAP_16d4015f5bebad3eaf35d0daa224766d
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/159588
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino do Português como Língua Estrangeira em regime de e-learning: uma proposta de conteúdos digitais diferenciados para hispanofalantes e anglófonos – nível A1Português Língua EstrangeiraAquisição/Aprendizagem de LínguasE-learningEnsino DiferenciadoConteúdos DigitaisPortuguese as a Foreign LanguageLanguage Acquisition/LearningElearningDifferentiated InstructionDigital ContentDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasNum mundo cada vez mais globalizado e com a tecnologia a possibilitar o teletrabalho a partir de qualquer parte do mundo, Portugal tornou-se um país bastante atrativo, o que levou a um aumento da procura do Português Língua Estrangeira (PLE). Podendo estes aprendentes ser de muitos países e ter perfis bastante distintos, é importante ter em consideração as suas características individuais na criação e implementação de materiais didáticos digitais para a aprendizagem do PLE. Esta dissertação tem como objetivos refletir sobre o processo de aquisição/aprendizagem de uma língua estrangeira, o ensino a distância e as teorias relativas à produção e seleção de materiais didáticos para analisar como os recursos educativos digitais podem ser uma mais-valia na aprendizagem; examinar o papel da diferenciação pedagógica nesta aprendizagem, mais concretamente, utilizar as línguas maternas inglês e espanhol como ponto de partida na elaboração de conteúdos diversificados para a aprendizagem de PLE; e propor uma unidade didática digital diferenciada para um público-alvo constituído por hispanofalantes e anglófonos. Assim, partindo da revisão da literatura para a fundamentação teórica referente à diferenciação pedagógica, ao uso de recursos digitais, e às necessidades de falantes de inglês e espanhol, produziram-se materiais distintos, a fim de responder às suas especificidades enquanto aprendentes. Com o estudo concretizado, conclui-se que haver diferenciação pedagógica na criação de materiais didáticos digitais promove o sucesso na aprendizagem.In an increasingly globalised world and with technology making it possible to work remotely from anywhere in the world, Portugal has become a very attractive country, leading to more demand for Portuguese as a Foreign Language (PLE). As these learners can come from many countries and have very different profiles, it is important that their individual characteristics are considered when creating and implementing digital materials for learning PLE. This dissertation aims to reflect on the process of foreign language acquisition/learning, on distance learning and on theories related to the production and selection of learning materials to analyse how digital educational resources can be an asset in learning; examine the role of differentiated instruction in this learning process, more specifically, use the native languages English and Spanish as a starting point for building differentiated materials and activities for learning PLE; and propose a differentiated digital unit for a target audience consisting of Spanish and English native speakers. Thus, based on a literature review for the theoretical foundation behind pedagogical differentiation, the use of digital resources, and the needs of English and Spanish speakers, different materials were produced to respond to their specificities as learners. With the study carried out, it is concluded that applying pedagogical differentiation in the creation of digital learning materials promotes success in learning.Albino, Susete da Conceição CostaRUNPereira, Maria João Ramos2023-11-06T15:45:35Z2023-05-152023-03-152023-05-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/159588TID:203307771porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:41:59Zoai:run.unl.pt:10362/159588Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:57:36.255707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino do Português como Língua Estrangeira em regime de e-learning: uma proposta de conteúdos digitais diferenciados para hispanofalantes e anglófonos – nível A1
title Ensino do Português como Língua Estrangeira em regime de e-learning: uma proposta de conteúdos digitais diferenciados para hispanofalantes e anglófonos – nível A1
spellingShingle Ensino do Português como Língua Estrangeira em regime de e-learning: uma proposta de conteúdos digitais diferenciados para hispanofalantes e anglófonos – nível A1
Pereira, Maria João Ramos
Português Língua Estrangeira
Aquisição/Aprendizagem de Línguas
E-learning
Ensino Diferenciado
Conteúdos Digitais
Portuguese as a Foreign Language
Language Acquisition/Learning
Elearning
Differentiated Instruction
Digital Content
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Ensino do Português como Língua Estrangeira em regime de e-learning: uma proposta de conteúdos digitais diferenciados para hispanofalantes e anglófonos – nível A1
title_full Ensino do Português como Língua Estrangeira em regime de e-learning: uma proposta de conteúdos digitais diferenciados para hispanofalantes e anglófonos – nível A1
title_fullStr Ensino do Português como Língua Estrangeira em regime de e-learning: uma proposta de conteúdos digitais diferenciados para hispanofalantes e anglófonos – nível A1
title_full_unstemmed Ensino do Português como Língua Estrangeira em regime de e-learning: uma proposta de conteúdos digitais diferenciados para hispanofalantes e anglófonos – nível A1
title_sort Ensino do Português como Língua Estrangeira em regime de e-learning: uma proposta de conteúdos digitais diferenciados para hispanofalantes e anglófonos – nível A1
author Pereira, Maria João Ramos
author_facet Pereira, Maria João Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albino, Susete da Conceição Costa
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria João Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Português Língua Estrangeira
Aquisição/Aprendizagem de Línguas
E-learning
Ensino Diferenciado
Conteúdos Digitais
Portuguese as a Foreign Language
Language Acquisition/Learning
Elearning
Differentiated Instruction
Digital Content
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Português Língua Estrangeira
Aquisição/Aprendizagem de Línguas
E-learning
Ensino Diferenciado
Conteúdos Digitais
Portuguese as a Foreign Language
Language Acquisition/Learning
Elearning
Differentiated Instruction
Digital Content
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Num mundo cada vez mais globalizado e com a tecnologia a possibilitar o teletrabalho a partir de qualquer parte do mundo, Portugal tornou-se um país bastante atrativo, o que levou a um aumento da procura do Português Língua Estrangeira (PLE). Podendo estes aprendentes ser de muitos países e ter perfis bastante distintos, é importante ter em consideração as suas características individuais na criação e implementação de materiais didáticos digitais para a aprendizagem do PLE. Esta dissertação tem como objetivos refletir sobre o processo de aquisição/aprendizagem de uma língua estrangeira, o ensino a distância e as teorias relativas à produção e seleção de materiais didáticos para analisar como os recursos educativos digitais podem ser uma mais-valia na aprendizagem; examinar o papel da diferenciação pedagógica nesta aprendizagem, mais concretamente, utilizar as línguas maternas inglês e espanhol como ponto de partida na elaboração de conteúdos diversificados para a aprendizagem de PLE; e propor uma unidade didática digital diferenciada para um público-alvo constituído por hispanofalantes e anglófonos. Assim, partindo da revisão da literatura para a fundamentação teórica referente à diferenciação pedagógica, ao uso de recursos digitais, e às necessidades de falantes de inglês e espanhol, produziram-se materiais distintos, a fim de responder às suas especificidades enquanto aprendentes. Com o estudo concretizado, conclui-se que haver diferenciação pedagógica na criação de materiais didáticos digitais promove o sucesso na aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-06T15:45:35Z
2023-05-15
2023-03-15
2023-05-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/159588
TID:203307771
url http://hdl.handle.net/10362/159588
identifier_str_mv TID:203307771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138158164574208