Introduction

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Jorge
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Carvalheiro, Lili, Fondo, María del Carmen, Cea-Álvarez, Ana María
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/diacritica.4799
Resumo: Este dossiê temático reúne estudos atuais que exploram diversas questões relacionadas com a aquisição, aprendizagem e ensino de línguas estrangeiras em diferentes contextos, salientando a heterogeneidade e a complexidade que as caracterizam. Entendemos que independentemente das diferentes línguas-alvo sobre as quais os estudos são realizados, em muitas situações, os resultados destes podem ser aplicados de forma transversal ao ensino e aprendizagem de outras línguas estrangeiras.  
id RCAP_f6014c97b8fdfb8f6eda812176776873
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/4799
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling IntroductionIntroduçãoAquisição de línguas estrangeirasAprendizagem de línguas estrangeirasEnsino de línguas estrangeirasForeign-language acquisitionForeign language learningForeign language teachingEste dossiê temático reúne estudos atuais que exploram diversas questões relacionadas com a aquisição, aprendizagem e ensino de línguas estrangeiras em diferentes contextos, salientando a heterogeneidade e a complexidade que as caracterizam. Entendemos que independentemente das diferentes línguas-alvo sobre as quais os estudos são realizados, em muitas situações, os resultados destes podem ser aplicados de forma transversal ao ensino e aprendizagem de outras línguas estrangeiras.  This thematic volume brings together current studies that explore various issues related to the acquisition, learning, and teaching of foreign languages in various contexts, highlighting the heterogeneity and complexity that characterize them. Regardless of the different target languages on which the studies are carried out, from our understanding, in many situations their results can be applied transversally to the teaching and learning of other foreign languages. As the fields of acquisition as well as of teaching and learning are interconnected, our aim in this volume was to assemble papers that did not focus exclusively on theories of acquisition, but that also addressed issues of applied linguistics to the teaching and learning of foreign languages.CEHUM2022-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.4799https://doi.org/10.21814/diacritica.4799Diacrítica; Vol. 36 N.º 2 (2022): Ensino, aprendizagem e aquisição de línguas estrangeiras – Interconexões ; 1-8Diacrítica; Vol. 36 No. 2 (2022): Teaching, learning and acquisition of foreign languages – Interconnections; 1-82183-91740870-8967reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporenghttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4799https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4799/5233https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4799/5232Direitos de Autor (c) 2023 Jorge Pinto, Lili Carvalheiro, María del Carmen Fondo, Ana María Cea-Álvarezinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, JorgeCarvalheiro, LiliFondo, María del CarmenCea-Álvarez, Ana María2023-05-19T07:45:13Zoai:journals.uminho.pt:article/4799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:58.040146Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Introduction
Introdução
title Introduction
spellingShingle Introduction
Pinto, Jorge
Aquisição de línguas estrangeiras
Aprendizagem de línguas estrangeiras
Ensino de línguas estrangeiras
Foreign-language acquisition
Foreign language learning
Foreign language teaching
title_short Introduction
title_full Introduction
title_fullStr Introduction
title_full_unstemmed Introduction
title_sort Introduction
author Pinto, Jorge
author_facet Pinto, Jorge
Carvalheiro, Lili
Fondo, María del Carmen
Cea-Álvarez, Ana María
author_role author
author2 Carvalheiro, Lili
Fondo, María del Carmen
Cea-Álvarez, Ana María
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Jorge
Carvalheiro, Lili
Fondo, María del Carmen
Cea-Álvarez, Ana María
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição de línguas estrangeiras
Aprendizagem de línguas estrangeiras
Ensino de línguas estrangeiras
Foreign-language acquisition
Foreign language learning
Foreign language teaching
topic Aquisição de línguas estrangeiras
Aprendizagem de línguas estrangeiras
Ensino de línguas estrangeiras
Foreign-language acquisition
Foreign language learning
Foreign language teaching
description Este dossiê temático reúne estudos atuais que exploram diversas questões relacionadas com a aquisição, aprendizagem e ensino de línguas estrangeiras em diferentes contextos, salientando a heterogeneidade e a complexidade que as caracterizam. Entendemos que independentemente das diferentes línguas-alvo sobre as quais os estudos são realizados, em muitas situações, os resultados destes podem ser aplicados de forma transversal ao ensino e aprendizagem de outras línguas estrangeiras.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/diacritica.4799
https://doi.org/10.21814/diacritica.4799
url https://doi.org/10.21814/diacritica.4799
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4799
https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4799/5233
https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4799/5232
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEHUM
publisher.none.fl_str_mv CEHUM
dc.source.none.fl_str_mv Diacrítica; Vol. 36 N.º 2 (2022): Ensino, aprendizagem e aquisição de línguas estrangeiras – Interconexões ; 1-8
Diacrítica; Vol. 36 No. 2 (2022): Teaching, learning and acquisition of foreign languages – Interconnections; 1-8
2183-9174
0870-8967
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131596958203904