Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da Turma A do 7º ano de escolaridade, no ano letivo 2015-2016
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/98929 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. |
id |
RCAP_16d7eea4b3918a3f3a1572f0feaa1c57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/98929 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da Turma A do 7º ano de escolaridade, no ano letivo 2015-2016Estilos de Ensino mediante a função didática e modalidade abordadaEstágio PedagógicoFormação.Prática PedagógicaEducação FísicaProcedimentos ReflexivosEstilos de EnsinoAtuação MetodológicaTeacher TrainingFormationTeaching PracticePhysical EducationReflexive proceduresTeaching stylesMethodological ExpertiseRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.O Estágio Pedagógico funciona como o culminar de todas as aprendizagens realizadas nos anos anteriores, permitindo a sua consolidação através do contacto direto, em contexto real, com todo o processo de ensino que carateriza a Escola. É neste momento que o futuro professor coloca em prática os conhecimentos teóricos aprendidos durante a sua formação inicial, convertendo-os em conhecimentos processuais no contexto escolar. Enquanto processo de transição de aluno para professor acarreta um conjunto de procedimentos reflexivos acerca da qualidade da prática pedagógica no primeiro contacto real com a escola. Este momento surge como uma referência principal da formação docente, fundamental na construção da identidade do professor estagiário e futuro professor de Educação Física. O presente relatório surge com o intuito de serem descritas todas as aprendizagens realizadas durante o ano letivo 2015/2016, resultado do acompanhamento e prática pedagógica exercida na turma A do 7º ano de escolaridade, da Escola Secundária Infanta Dona Maria. Será realizada uma reflexão crítica de todo o trabalho desenvolvido aquando da prática docente, sendo apresentadas as expetativas iniciais, fragilidades sentidas, estratégias de especialização e análise pormenorizada de todas as medidas tomadas em relação às várias dimensões pedagógicas. Por fim será concretizado um estudo caso acerca dos estilos de ensino pertencentes ao Spectrum, utilizados ao longo da lecionação das aulas, com o objetivo de analisar o perfil de atuação metodológica dos professores de educação física mediante a função didática e modalidade abordada.Pratical teacher training works as the culmination of all learning undertaken in previous years, allowing its consolidation through direct contact, in real context, with all the teaching process that features the school. This is the time when the future teacher puts into practice the theoretical knowledge learned during their initial formation, converting them into procedural knowledge in the school context. As a student to teacher transition process it carries a set of reflective procedures about the pedagogical practice quality in the first real contact with the school. This moment comes as a main reference for teacher training, which is essential in building the identity of the trainee teacher and future teacher of Physical Education. This report comes up with the intention to describe all learning undertaken during the school year 2015/2016 as a result of monitoring and pedagogical practice exercised in the class A of the 7th grade of the Infanta Dona Maria High School. It will be performed a critical reflection of all the work done during the teaching practice, being presented the initial expectations, perceived weaknesses, specialization strategies and detailed analysis of all measures taken in relation to the various pedagogical dimensions. Finally it will be brought a study case about the teaching styles belonging to the Spectrum, used throughout teaching classes, in order to analyze the methodological performance profile of physical education teachers through the didactic function and modality addressed.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/98929http://hdl.handle.net/10316/98929porMoura, Ana Carolina de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-05T22:09:22Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/98929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:16:38.009021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da Turma A do 7º ano de escolaridade, no ano letivo 2015-2016 Estilos de Ensino mediante a função didática e modalidade abordada |
title |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da Turma A do 7º ano de escolaridade, no ano letivo 2015-2016 |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da Turma A do 7º ano de escolaridade, no ano letivo 2015-2016 Moura, Ana Carolina de Freitas Estágio Pedagógico Formação. Prática Pedagógica Educação Física Procedimentos Reflexivos Estilos de Ensino Atuação Metodológica Teacher Training Formation Teaching Practice Physical Education Reflexive procedures Teaching styles Methodological Expertise |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da Turma A do 7º ano de escolaridade, no ano letivo 2015-2016 |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da Turma A do 7º ano de escolaridade, no ano letivo 2015-2016 |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da Turma A do 7º ano de escolaridade, no ano letivo 2015-2016 |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da Turma A do 7º ano de escolaridade, no ano letivo 2015-2016 |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da Turma A do 7º ano de escolaridade, no ano letivo 2015-2016 |
author |
Moura, Ana Carolina de Freitas |
author_facet |
Moura, Ana Carolina de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Ana Carolina de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Pedagógico Formação. Prática Pedagógica Educação Física Procedimentos Reflexivos Estilos de Ensino Atuação Metodológica Teacher Training Formation Teaching Practice Physical Education Reflexive procedures Teaching styles Methodological Expertise |
topic |
Estágio Pedagógico Formação. Prática Pedagógica Educação Física Procedimentos Reflexivos Estilos de Ensino Atuação Metodológica Teacher Training Formation Teaching Practice Physical Education Reflexive procedures Teaching styles Methodological Expertise |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/98929 http://hdl.handle.net/10316/98929 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/98929 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134062347026432 |