Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da Turma A do 7º ano de escolaridade, no ano letivo 2015-2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Ana Carolina de Freitas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/98929
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
id RCAP_16d7eea4b3918a3f3a1572f0feaa1c57
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/98929
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da Turma A do 7º ano de escolaridade, no ano letivo 2015-2016Estilos de Ensino mediante a função didática e modalidade abordadaEstágio PedagógicoFormação.Prática PedagógicaEducação FísicaProcedimentos ReflexivosEstilos de EnsinoAtuação MetodológicaTeacher TrainingFormationTeaching PracticePhysical EducationReflexive proceduresTeaching stylesMethodological ExpertiseRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.O Estágio Pedagógico funciona como o culminar de todas as aprendizagens realizadas nos anos anteriores, permitindo a sua consolidação através do contacto direto, em contexto real, com todo o processo de ensino que carateriza a Escola. É neste momento que o futuro professor coloca em prática os conhecimentos teóricos aprendidos durante a sua formação inicial, convertendo-os em conhecimentos processuais no contexto escolar. Enquanto processo de transição de aluno para professor acarreta um conjunto de procedimentos reflexivos acerca da qualidade da prática pedagógica no primeiro contacto real com a escola. Este momento surge como uma referência principal da formação docente, fundamental na construção da identidade do professor estagiário e futuro professor de Educação Física. O presente relatório surge com o intuito de serem descritas todas as aprendizagens realizadas durante o ano letivo 2015/2016, resultado do acompanhamento e prática pedagógica exercida na turma A do 7º ano de escolaridade, da Escola Secundária Infanta Dona Maria. Será realizada uma reflexão crítica de todo o trabalho desenvolvido aquando da prática docente, sendo apresentadas as expetativas iniciais, fragilidades sentidas, estratégias de especialização e análise pormenorizada de todas as medidas tomadas em relação às várias dimensões pedagógicas. Por fim será concretizado um estudo caso acerca dos estilos de ensino pertencentes ao Spectrum, utilizados ao longo da lecionação das aulas, com o objetivo de analisar o perfil de atuação metodológica dos professores de educação física mediante a função didática e modalidade abordada.Pratical teacher training works as the culmination of all learning undertaken in previous years, allowing its consolidation through direct contact, in real context, with all the teaching process that features the school. This is the time when the future teacher puts into practice the theoretical knowledge learned during their initial formation, converting them into procedural knowledge in the school context. As a student to teacher transition process it carries a set of reflective procedures about the pedagogical practice quality in the first real contact with the school. This moment comes as a main reference for teacher training, which is essential in building the identity of the trainee teacher and future teacher of Physical Education. This report comes up with the intention to describe all learning undertaken during the school year 2015/2016 as a result of monitoring and pedagogical practice exercised in the class A of the 7th grade of the Infanta Dona Maria High School. It will be performed a critical reflection of all the work done during the teaching practice, being presented the initial expectations, perceived weaknesses, specialization strategies and detailed analysis of all measures taken in relation to the various pedagogical dimensions. Finally it will be brought a study case about the teaching styles belonging to the Spectrum, used throughout teaching classes, in order to analyze the methodological performance profile of physical education teachers through the didactic function and modality addressed.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/98929http://hdl.handle.net/10316/98929porMoura, Ana Carolina de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-05T22:09:22Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/98929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:16:38.009021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da Turma A do 7º ano de escolaridade, no ano letivo 2015-2016
Estilos de Ensino mediante a função didática e modalidade abordada
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da Turma A do 7º ano de escolaridade, no ano letivo 2015-2016
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da Turma A do 7º ano de escolaridade, no ano letivo 2015-2016
Moura, Ana Carolina de Freitas
Estágio Pedagógico
Formação.
Prática Pedagógica
Educação Física
Procedimentos Reflexivos
Estilos de Ensino
Atuação Metodológica
Teacher Training
Formation
Teaching Practice
Physical Education
Reflexive procedures
Teaching styles
Methodological Expertise
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da Turma A do 7º ano de escolaridade, no ano letivo 2015-2016
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da Turma A do 7º ano de escolaridade, no ano letivo 2015-2016
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da Turma A do 7º ano de escolaridade, no ano letivo 2015-2016
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da Turma A do 7º ano de escolaridade, no ano letivo 2015-2016
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da Turma A do 7º ano de escolaridade, no ano letivo 2015-2016
author Moura, Ana Carolina de Freitas
author_facet Moura, Ana Carolina de Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Ana Carolina de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Formação.
Prática Pedagógica
Educação Física
Procedimentos Reflexivos
Estilos de Ensino
Atuação Metodológica
Teacher Training
Formation
Teaching Practice
Physical Education
Reflexive procedures
Teaching styles
Methodological Expertise
topic Estágio Pedagógico
Formação.
Prática Pedagógica
Educação Física
Procedimentos Reflexivos
Estilos de Ensino
Atuação Metodológica
Teacher Training
Formation
Teaching Practice
Physical Education
Reflexive procedures
Teaching styles
Methodological Expertise
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/98929
http://hdl.handle.net/10316/98929
url http://hdl.handle.net/10316/98929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134062347026432