Relatório de Estágio desenvolvido no Salesianos de Mogofores - Colégio junto da turma A do 7º Ano no ano letivo de 2016/2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, David Manuel Marques da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84072
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_a817859788c7f196219ff81ac17f55bf
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84072
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio desenvolvido no Salesianos de Mogofores - Colégio junto da turma A do 7º Ano no ano letivo de 2016/2017Final Report of a Teaching Training in Salesianos de Mogofores - Colégio, with class A of the 7th year during the academic year 2016/2017Estágio PedagógicoEducação FísicaPrática PedagógicaAnálise ReflexivaIndisciplina EscolarTeaching TrainingPhysical EducationTeaching PracticeReflective AnalysisSchool IndisciplineRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaA elaboração deste documento surge no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico e Relatório de Estágio, inseridas nos 3º e 4º semestres do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio foi desenvolvido no colégio Salesianos de Mogofores, com a turma A do 7º ano, do 3º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento é realizada uma descrição do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo de 2016/2017 enquanto professor estagiário, uma análise reflexiva das práticas e procedimentos, contribuindo para a aquisição de competências profissionais e pessoais enquanto docente. O relatório está estruturado da seguinte forma: i) Contextualização da prática desenvolvida; ii) Análise reflexiva sobre a prática pedagógica; iii) Aprofundamento do tema-problema. O primeiro capítulo expõe as expectativas iniciais em relação ao Estágio Pedagógico e a caracterização das condições para a realização do mesmo. No segundo capítulo são referenciadas as decisões tomadas e as respetivas reflexões acerca da sua validade e pertinência, dando lugar a uma análise crítica da prática pedagógica desenvolvida. Ainda neste ponto, são referenciados os projetos e parcerias educativas realizados, assim como as atividades de organização e gestão escolar. Por fim, é abordado o tema problema – “a visão de (in) disciplina em contexto escolar religioso: estudo comparativo entre professores e alunos”, desenvolvido ao longo do estágio pedagógico, através da realização de um questionário, onde foram analisadas as conceções de (in)disciplina, segundo a opinião dos professores e alunos da turma A do 7º ano do Salesianos de Mogofores.The elaboration of this document arises within the scope of the curricular units of Teaching Training and Final Report of Teaching Training, inserted in the 3rd and 4th semesters of the Master Degree in Teaching Physical Education for Elementary and High School, from Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. The teaching training occurred at Salesianos de Mogofores high school, with class A of the 7th year of the 3rd cycle of elementary education. This document describes the work developed during the academic year 2016/2017 as a trainee teacher, a reflective analysis of my practices and procedures, contributing to the acquisition of professional and personal skills as a teacher. The report is structured as follows: i) Contextualization of the practice developed; ii) Reflective analysis on pedagogical practice; iii) Deepening the problem topic. The first chapter exposes the initial expectations regarding the teaching training and the characterization of the conditions for the accomplishment of the same. The second chapter references the decisions taken and the reflections about their validity and pertinence, giving rise to a critical analysis of the pedagogical practice developed. The projects and educational partnerships carried out, as well as the activities of school organization and management, are also exposed in the second chapter. Finally, the problem topic - "the vision of (in)discipline in a religious school context: a comparative study between teachers and students", developed along the teaching training, through a questionnaire, where the concepts of (in)discipline, according to teachers and students of the class A of the 7th year of the Salesianos de Mogofores.2017-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84072http://hdl.handle.net/10316/84072TID:202145581porSilva, David Manuel Marques dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T02:49:11Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:43.329471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio desenvolvido no Salesianos de Mogofores - Colégio junto da turma A do 7º Ano no ano letivo de 2016/2017
Final Report of a Teaching Training in Salesianos de Mogofores - Colégio, with class A of the 7th year during the academic year 2016/2017
title Relatório de Estágio desenvolvido no Salesianos de Mogofores - Colégio junto da turma A do 7º Ano no ano letivo de 2016/2017
spellingShingle Relatório de Estágio desenvolvido no Salesianos de Mogofores - Colégio junto da turma A do 7º Ano no ano letivo de 2016/2017
Silva, David Manuel Marques da
Estágio Pedagógico
Educação Física
Prática Pedagógica
Análise Reflexiva
Indisciplina Escolar
Teaching Training
Physical Education
Teaching Practice
Reflective Analysis
School Indiscipline
title_short Relatório de Estágio desenvolvido no Salesianos de Mogofores - Colégio junto da turma A do 7º Ano no ano letivo de 2016/2017
title_full Relatório de Estágio desenvolvido no Salesianos de Mogofores - Colégio junto da turma A do 7º Ano no ano letivo de 2016/2017
title_fullStr Relatório de Estágio desenvolvido no Salesianos de Mogofores - Colégio junto da turma A do 7º Ano no ano letivo de 2016/2017
title_full_unstemmed Relatório de Estágio desenvolvido no Salesianos de Mogofores - Colégio junto da turma A do 7º Ano no ano letivo de 2016/2017
title_sort Relatório de Estágio desenvolvido no Salesianos de Mogofores - Colégio junto da turma A do 7º Ano no ano letivo de 2016/2017
author Silva, David Manuel Marques da
author_facet Silva, David Manuel Marques da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, David Manuel Marques da
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Prática Pedagógica
Análise Reflexiva
Indisciplina Escolar
Teaching Training
Physical Education
Teaching Practice
Reflective Analysis
School Indiscipline
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Prática Pedagógica
Análise Reflexiva
Indisciplina Escolar
Teaching Training
Physical Education
Teaching Practice
Reflective Analysis
School Indiscipline
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84072
http://hdl.handle.net/10316/84072
TID:202145581
url http://hdl.handle.net/10316/84072
identifier_str_mv TID:202145581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133948372058112