Comércio eletrónico: a perceção e a experiência de jovens e-buyers do ensino superior português.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria Isabel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fernandes, António, Lopes, Isabel Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/20543
Resumo: Dadas as vantagens do comércio eletrónico para os business stakeholders, esta investigação teve como objetivo analisar a experiência e a perceção de jovens e-buyers sobre o comércio eletrónico. Para isso, desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal e descritivo baseado numa amostra não probabilística do tipo bola de neve constituída por 1688 estudantes do ensino superior português. A maioria dos respondentes era utilizadora frequente da Internet durante mais de 3 horas por dia sendo o acesso feito a partir de casa através do telemóvel. Dos 1225 inquiridos que fizeram compras através da Internet, a maioria fê-lo há menos de 1 mês ou entre 1 e 3 meses, tendo ficado satisfeitos ou muito satisfeitos razão pela qual têm a intenção de repetir a compra no futuro. As maiores vantagens apontadas foram os preços acessíveis, não ter de sair de casa, poder comprar em qualquer momento, possibilidade de comparar preços e entrega da mercadoria em casa. Given the advantages of e-commerce for business stakeholders, this research aimed to analyze the experience and perception of young e-buyers on e-commerce. For this, a quantitative, cross-sectional and descriptive study was developed based on a non-probabilistic snowball sample of 1688 Portuguese higher education students. Most respondents were frequent users of the Internet for more than 3 hours a day accessing from home via mobile phone. Of the 1225 respondents who purchased over the Internet, most did it less than 1 month ago or between 1 and 3 months, having been satisfied or very satisfied. For this, they intend to repeat the purchase in the future. The biggest advantages mentioned were the affordable prices, not having to leave the house, to be able to buy at any time, possibility to compare prices and delivery of the merchandise at home.
id RCAP_16e0d150b0cf4a78fde257eeafc527e6
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20543
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comércio eletrónico: a perceção e a experiência de jovens e-buyers do ensino superior português.E-commerce: the perception and experience of young e-buyers of portuguese higher educationComércio eletrónicoJovensConsumidoresEnsino superiorEconomia digitalDadas as vantagens do comércio eletrónico para os business stakeholders, esta investigação teve como objetivo analisar a experiência e a perceção de jovens e-buyers sobre o comércio eletrónico. Para isso, desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal e descritivo baseado numa amostra não probabilística do tipo bola de neve constituída por 1688 estudantes do ensino superior português. A maioria dos respondentes era utilizadora frequente da Internet durante mais de 3 horas por dia sendo o acesso feito a partir de casa através do telemóvel. Dos 1225 inquiridos que fizeram compras através da Internet, a maioria fê-lo há menos de 1 mês ou entre 1 e 3 meses, tendo ficado satisfeitos ou muito satisfeitos razão pela qual têm a intenção de repetir a compra no futuro. As maiores vantagens apontadas foram os preços acessíveis, não ter de sair de casa, poder comprar em qualquer momento, possibilidade de comparar preços e entrega da mercadoria em casa. Given the advantages of e-commerce for business stakeholders, this research aimed to analyze the experience and perception of young e-buyers on e-commerce. For this, a quantitative, cross-sectional and descriptive study was developed based on a non-probabilistic snowball sample of 1688 Portuguese higher education students. Most respondents were frequent users of the Internet for more than 3 hours a day accessing from home via mobile phone. Of the 1225 respondents who purchased over the Internet, most did it less than 1 month ago or between 1 and 3 months, having been satisfied or very satisfied. For this, they intend to repeat the purchase in the future. The biggest advantages mentioned were the affordable prices, not having to leave the house, to be able to buy at any time, possibility to compare prices and delivery of the merchandise at home.Given the advantages of e-commerce for business stakeholders, this research aimed to analyze the experience and perception of young e-buyers on e-commerce. For this, a quantitative, cross-sectional and descriptive study was developed based on a non-probabilistic snowball sample of 1688 Portuguese higher education students. Most respondents were frequent users of the Internet for more than 3 hours a day accessing from home via mobile phone. Of the 1225 respondents who purchased over the Internet, most did it less than 1 month ago or between 1 and 3 months, having been satisfied or very satisfied. for this, they intend to repeat the purchase in the future. The biggest advantages mentioned were the affordable prices, not having to leave the house, to be able to buy at any time, possibility to compare prices and delivery of the merchandise at home.Os autores agradecem à (a) Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, Portugal) e ao FEDER no âmbito do programa PT2020 pelo apoio financeiro e ao CIMO UID/AGR/00690/2019 e ao CETRADm UI&D financiada por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/ SOC/04011/2019.Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de InformaçãoBiblioteca Digital do IPBRibeiro, Maria IsabelFernandes, AntónioLopes, Isabel Maria2020-02-03T17:22:28Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/20543porRibeiro, M., Fernandes, A. & Lopes, I. (2019). Comércio eletrónico: A perceção e a experiência de jovens e-buyers do ensino superior português. RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao. ISSN 1646-9895. E24, p. 16-311646-9895info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:45:43Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20543Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:44.327997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comércio eletrónico: a perceção e a experiência de jovens e-buyers do ensino superior português.
E-commerce: the perception and experience of young e-buyers of portuguese higher education
title Comércio eletrónico: a perceção e a experiência de jovens e-buyers do ensino superior português.
spellingShingle Comércio eletrónico: a perceção e a experiência de jovens e-buyers do ensino superior português.
Ribeiro, Maria Isabel
Comércio eletrónico
Jovens
Consumidores
Ensino superior
Economia digital
title_short Comércio eletrónico: a perceção e a experiência de jovens e-buyers do ensino superior português.
title_full Comércio eletrónico: a perceção e a experiência de jovens e-buyers do ensino superior português.
title_fullStr Comércio eletrónico: a perceção e a experiência de jovens e-buyers do ensino superior português.
title_full_unstemmed Comércio eletrónico: a perceção e a experiência de jovens e-buyers do ensino superior português.
title_sort Comércio eletrónico: a perceção e a experiência de jovens e-buyers do ensino superior português.
author Ribeiro, Maria Isabel
author_facet Ribeiro, Maria Isabel
Fernandes, António
Lopes, Isabel Maria
author_role author
author2 Fernandes, António
Lopes, Isabel Maria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria Isabel
Fernandes, António
Lopes, Isabel Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrónico
Jovens
Consumidores
Ensino superior
Economia digital
topic Comércio eletrónico
Jovens
Consumidores
Ensino superior
Economia digital
description Dadas as vantagens do comércio eletrónico para os business stakeholders, esta investigação teve como objetivo analisar a experiência e a perceção de jovens e-buyers sobre o comércio eletrónico. Para isso, desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal e descritivo baseado numa amostra não probabilística do tipo bola de neve constituída por 1688 estudantes do ensino superior português. A maioria dos respondentes era utilizadora frequente da Internet durante mais de 3 horas por dia sendo o acesso feito a partir de casa através do telemóvel. Dos 1225 inquiridos que fizeram compras através da Internet, a maioria fê-lo há menos de 1 mês ou entre 1 e 3 meses, tendo ficado satisfeitos ou muito satisfeitos razão pela qual têm a intenção de repetir a compra no futuro. As maiores vantagens apontadas foram os preços acessíveis, não ter de sair de casa, poder comprar em qualquer momento, possibilidade de comparar preços e entrega da mercadoria em casa. Given the advantages of e-commerce for business stakeholders, this research aimed to analyze the experience and perception of young e-buyers on e-commerce. For this, a quantitative, cross-sectional and descriptive study was developed based on a non-probabilistic snowball sample of 1688 Portuguese higher education students. Most respondents were frequent users of the Internet for more than 3 hours a day accessing from home via mobile phone. Of the 1225 respondents who purchased over the Internet, most did it less than 1 month ago or between 1 and 3 months, having been satisfied or very satisfied. For this, they intend to repeat the purchase in the future. The biggest advantages mentioned were the affordable prices, not having to leave the house, to be able to buy at any time, possibility to compare prices and delivery of the merchandise at home.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-03T17:22:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/20543
url http://hdl.handle.net/10198/20543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ribeiro, M., Fernandes, A. & Lopes, I. (2019). Comércio eletrónico: A perceção e a experiência de jovens e-buyers do ensino superior português. RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao. ISSN 1646-9895. E24, p. 16-31
1646-9895
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
publisher.none.fl_str_mv Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135373960413184