Comércio eletrónico: a perceção e a experiência de jovens e-buyers do ensino superior português.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/20543 |
Resumo: | Dadas as vantagens do comércio eletrónico para os business stakeholders, esta investigação teve como objetivo analisar a experiência e a perceção de jovens e-buyers sobre o comércio eletrónico. Para isso, desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal e descritivo baseado numa amostra não probabilística do tipo bola de neve constituída por 1688 estudantes do ensino superior português. A maioria dos respondentes era utilizadora frequente da Internet durante mais de 3 horas por dia sendo o acesso feito a partir de casa através do telemóvel. Dos 1225 inquiridos que fizeram compras através da Internet, a maioria fê-lo há menos de 1 mês ou entre 1 e 3 meses, tendo ficado satisfeitos ou muito satisfeitos razão pela qual têm a intenção de repetir a compra no futuro. As maiores vantagens apontadas foram os preços acessíveis, não ter de sair de casa, poder comprar em qualquer momento, possibilidade de comparar preços e entrega da mercadoria em casa. Given the advantages of e-commerce for business stakeholders, this research aimed to analyze the experience and perception of young e-buyers on e-commerce. For this, a quantitative, cross-sectional and descriptive study was developed based on a non-probabilistic snowball sample of 1688 Portuguese higher education students. Most respondents were frequent users of the Internet for more than 3 hours a day accessing from home via mobile phone. Of the 1225 respondents who purchased over the Internet, most did it less than 1 month ago or between 1 and 3 months, having been satisfied or very satisfied. For this, they intend to repeat the purchase in the future. The biggest advantages mentioned were the affordable prices, not having to leave the house, to be able to buy at any time, possibility to compare prices and delivery of the merchandise at home. |
id |
RCAP_16e0d150b0cf4a78fde257eeafc527e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20543 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comércio eletrónico: a perceção e a experiência de jovens e-buyers do ensino superior português.E-commerce: the perception and experience of young e-buyers of portuguese higher educationComércio eletrónicoJovensConsumidoresEnsino superiorEconomia digitalDadas as vantagens do comércio eletrónico para os business stakeholders, esta investigação teve como objetivo analisar a experiência e a perceção de jovens e-buyers sobre o comércio eletrónico. Para isso, desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal e descritivo baseado numa amostra não probabilística do tipo bola de neve constituída por 1688 estudantes do ensino superior português. A maioria dos respondentes era utilizadora frequente da Internet durante mais de 3 horas por dia sendo o acesso feito a partir de casa através do telemóvel. Dos 1225 inquiridos que fizeram compras através da Internet, a maioria fê-lo há menos de 1 mês ou entre 1 e 3 meses, tendo ficado satisfeitos ou muito satisfeitos razão pela qual têm a intenção de repetir a compra no futuro. As maiores vantagens apontadas foram os preços acessíveis, não ter de sair de casa, poder comprar em qualquer momento, possibilidade de comparar preços e entrega da mercadoria em casa. Given the advantages of e-commerce for business stakeholders, this research aimed to analyze the experience and perception of young e-buyers on e-commerce. For this, a quantitative, cross-sectional and descriptive study was developed based on a non-probabilistic snowball sample of 1688 Portuguese higher education students. Most respondents were frequent users of the Internet for more than 3 hours a day accessing from home via mobile phone. Of the 1225 respondents who purchased over the Internet, most did it less than 1 month ago or between 1 and 3 months, having been satisfied or very satisfied. For this, they intend to repeat the purchase in the future. The biggest advantages mentioned were the affordable prices, not having to leave the house, to be able to buy at any time, possibility to compare prices and delivery of the merchandise at home.Given the advantages of e-commerce for business stakeholders, this research aimed to analyze the experience and perception of young e-buyers on e-commerce. For this, a quantitative, cross-sectional and descriptive study was developed based on a non-probabilistic snowball sample of 1688 Portuguese higher education students. Most respondents were frequent users of the Internet for more than 3 hours a day accessing from home via mobile phone. Of the 1225 respondents who purchased over the Internet, most did it less than 1 month ago or between 1 and 3 months, having been satisfied or very satisfied. for this, they intend to repeat the purchase in the future. The biggest advantages mentioned were the affordable prices, not having to leave the house, to be able to buy at any time, possibility to compare prices and delivery of the merchandise at home.Os autores agradecem à (a) Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, Portugal) e ao FEDER no âmbito do programa PT2020 pelo apoio financeiro e ao CIMO UID/AGR/00690/2019 e ao CETRADm UI&D financiada por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/ SOC/04011/2019.Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de InformaçãoBiblioteca Digital do IPBRibeiro, Maria IsabelFernandes, AntónioLopes, Isabel Maria2020-02-03T17:22:28Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/20543porRibeiro, M., Fernandes, A. & Lopes, I. (2019). Comércio eletrónico: A perceção e a experiência de jovens e-buyers do ensino superior português. RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao. ISSN 1646-9895. E24, p. 16-311646-9895info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:45:43Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20543Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:44.327997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comércio eletrónico: a perceção e a experiência de jovens e-buyers do ensino superior português. E-commerce: the perception and experience of young e-buyers of portuguese higher education |
title |
Comércio eletrónico: a perceção e a experiência de jovens e-buyers do ensino superior português. |
spellingShingle |
Comércio eletrónico: a perceção e a experiência de jovens e-buyers do ensino superior português. Ribeiro, Maria Isabel Comércio eletrónico Jovens Consumidores Ensino superior Economia digital |
title_short |
Comércio eletrónico: a perceção e a experiência de jovens e-buyers do ensino superior português. |
title_full |
Comércio eletrónico: a perceção e a experiência de jovens e-buyers do ensino superior português. |
title_fullStr |
Comércio eletrónico: a perceção e a experiência de jovens e-buyers do ensino superior português. |
title_full_unstemmed |
Comércio eletrónico: a perceção e a experiência de jovens e-buyers do ensino superior português. |
title_sort |
Comércio eletrónico: a perceção e a experiência de jovens e-buyers do ensino superior português. |
author |
Ribeiro, Maria Isabel |
author_facet |
Ribeiro, Maria Isabel Fernandes, António Lopes, Isabel Maria |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, António Lopes, Isabel Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria Isabel Fernandes, António Lopes, Isabel Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio eletrónico Jovens Consumidores Ensino superior Economia digital |
topic |
Comércio eletrónico Jovens Consumidores Ensino superior Economia digital |
description |
Dadas as vantagens do comércio eletrónico para os business stakeholders, esta investigação teve como objetivo analisar a experiência e a perceção de jovens e-buyers sobre o comércio eletrónico. Para isso, desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal e descritivo baseado numa amostra não probabilística do tipo bola de neve constituída por 1688 estudantes do ensino superior português. A maioria dos respondentes era utilizadora frequente da Internet durante mais de 3 horas por dia sendo o acesso feito a partir de casa através do telemóvel. Dos 1225 inquiridos que fizeram compras através da Internet, a maioria fê-lo há menos de 1 mês ou entre 1 e 3 meses, tendo ficado satisfeitos ou muito satisfeitos razão pela qual têm a intenção de repetir a compra no futuro. As maiores vantagens apontadas foram os preços acessíveis, não ter de sair de casa, poder comprar em qualquer momento, possibilidade de comparar preços e entrega da mercadoria em casa. Given the advantages of e-commerce for business stakeholders, this research aimed to analyze the experience and perception of young e-buyers on e-commerce. For this, a quantitative, cross-sectional and descriptive study was developed based on a non-probabilistic snowball sample of 1688 Portuguese higher education students. Most respondents were frequent users of the Internet for more than 3 hours a day accessing from home via mobile phone. Of the 1225 respondents who purchased over the Internet, most did it less than 1 month ago or between 1 and 3 months, having been satisfied or very satisfied. For this, they intend to repeat the purchase in the future. The biggest advantages mentioned were the affordable prices, not having to leave the house, to be able to buy at any time, possibility to compare prices and delivery of the merchandise at home. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-02-03T17:22:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/20543 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/20543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ribeiro, M., Fernandes, A. & Lopes, I. (2019). Comércio eletrónico: A perceção e a experiência de jovens e-buyers do ensino superior português. RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao. ISSN 1646-9895. E24, p. 16-31 1646-9895 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135373960413184 |