O papel da atracção e identificação organizacional no processo de selecção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14612 |
Resumo: | Tem existido relativo consenso em afirmar que parte do sucesso das organizações se deve, actualmente, à qualidade dos candidatos que consegue atrair e seleccionar. Neste contexto, o presente estudo surge com o objectivo de analisar o impacto das variáveis atitudinais dos indivíduos nas suas intenções de candidatura e no resultado obtido no processo de selecção. 143 candidatos a uma instituição bancária responderam a um questionário composto por escalas de atracção, intenções de candidatura, prestígio, identificação e imagem. O cruzamento dos dados obtidos com o resultado nas provas de selecção demonstrou que a atracção e a imagem são fortes preditoras da selecção do candidato, também explicada pelo seu desempenho na prova de grupo e no teste de aptidão numérica. São discutidas as razões pelas quais as varíaveis atitudinais podem determinar a selecção de alguns candidatos e a importância das organizações gerirem eficazmente a imagem acessível aos mesmos; ABSTRACT: There has been general agreement in stating that part of organizational success is due to the quality of the human resources that it is able to attract and retain. In this context, this study aims to analyze the effect of applicant’s attitudes on their intentions to pursue a job and on the result of the selection process. 143 candidates to a bank job have answered a questionnaire concerning their attraction, job pursuit intentions, prestige, identification and organizational image. The information was then analyzed and it was concluded that attraction and image are significant predictors of the selection process’ outcome, which is also explained by the effect of the result obtained in the group exercise and the numerical aptitude test. The reasons why attitudinal variables may determine the choice of specific applicants and the importance of successfully managing organizational image are then discussed. |
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O papel da atracção e identificação organizacional no processo de selecçãoAtracçãoIntenções de candidaturaPrestígioIdentificaçãoImagem organizacionalSelecçãoAttractionIntentions to pursuePrestigeOrganizational ImagePersonnel selectionTem existido relativo consenso em afirmar que parte do sucesso das organizações se deve, actualmente, à qualidade dos candidatos que consegue atrair e seleccionar. Neste contexto, o presente estudo surge com o objectivo de analisar o impacto das variáveis atitudinais dos indivíduos nas suas intenções de candidatura e no resultado obtido no processo de selecção. 143 candidatos a uma instituição bancária responderam a um questionário composto por escalas de atracção, intenções de candidatura, prestígio, identificação e imagem. O cruzamento dos dados obtidos com o resultado nas provas de selecção demonstrou que a atracção e a imagem são fortes preditoras da selecção do candidato, também explicada pelo seu desempenho na prova de grupo e no teste de aptidão numérica. São discutidas as razões pelas quais as varíaveis atitudinais podem determinar a selecção de alguns candidatos e a importância das organizações gerirem eficazmente a imagem acessível aos mesmos; ABSTRACT: There has been general agreement in stating that part of organizational success is due to the quality of the human resources that it is able to attract and retain. In this context, this study aims to analyze the effect of applicant’s attitudes on their intentions to pursue a job and on the result of the selection process. 143 candidates to a bank job have answered a questionnaire concerning their attraction, job pursuit intentions, prestige, identification and organizational image. The information was then analyzed and it was concluded that attraction and image are significant predictors of the selection process’ outcome, which is also explained by the effect of the result obtained in the group exercise and the numerical aptitude test. The reasons why attitudinal variables may determine the choice of specific applicants and the importance of successfully managing organizational image are then discussed.Universidade de Évora2015-06-01T16:25:05Z2015-06-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14612http://hdl.handle.net/10174/14612porDepartamento de Psicologiateses@bib.uevora.pt680Eustáquio, Ana Cláudia Raminhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:03Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:51.235245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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