Da relevância do factor humano ao papel das redes sociais para a atracção de colaboradores de elevado potencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: R. Gomes, Daniel
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Figueiredo, Inês, Marques, Joana, Ribau, Mónica, David, Elisa, Ravarini, Aurelio, Rosenblatt, Meryl
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47814
Resumo: O acréscimo dos cenários competitivos e concorrenciais, em conjugação com as actuais características das Economias Europeias, acentuaram uma realidade junto do mercado de trabalho que se caracteriza por um tipo de recrutamento mais especializado e localizado. Consequentemente, as organizações vêem-se pressionadas a encontrar elevada qualidade e potencial num mercado de trabalho muito disponível, dando sentido à expressão comummente utilizada pelos profissionais de Recursos Humanos de que “atracção de candidatos é negócio”. No quadro dos principais factores que permitem atrair potenciais candidatos às organizações em processos de recrutamento encontram-se as determinações da percepção de que a organização é atractiva enquanto empregadora e dos comportamentos de candidatura. A mais recente “jóia da coroa” ao serviço de potenciais candidatos e de organizações recrutadoras parecem ser as Redes Sociais e as suas capacidades na oferta, procura e identificação de oportunidades de emprego no mercado de trabalho (ex.: LinkedIn; LinkedIn Recruiter; MeJobU; Facebook). De forma a que o potencial associado às Redes Sociais para ao acesso ao mercado de trabalho seja materializado, torna-se central compreender como é que potenciais candidatos se posicionam face às mesmas, para efeitos de job hunting. Recorrendo a uma metodologia qualitativa, o presente estudo pretende perceber as potencialidades inerentes à utilização das Redes Sociais para efeitos de acesso ao mercado de trabalho. Utilizando uma amostra de participantes que incluíam estudantes na área da Comunicação Organizacional e de profissionais no activo, aplicou-se um guião estruturado para a condução de duas sessões de Focus Group que permitiram perceber as características associadas à utilização das Redes Sociais para a atracção de potenciais candidatos. Os resultados do estudo são apresentados e discutidos no que representam em termos de contributos teóricos, empíricos e práticos.
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