ANÁLISE DA EFICÁCIA DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA PRODUTIVIDADE DOS COLABORADORES DO ATENDIMENTO AO PÚBLICO Um estudo de caso de uma IES em Maceió / Alagoas / Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monte Viana, Rafael Antônio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31697
Resumo: O objetivo desta investigação é a elevada magnitude para as IES (Instituições de Ensino Superior) que buscam analisar a eficácia do gestor de recursos humanos na produtividade dos colaboradores. Na investigação são levantados questionamentos a respeito da evolução na gestão de pessoas, modelo de gestão por competência e a análise da eficácia da gestão dos recursos humanos da IES, que ao longo dos anos, o modelo de gestão da instituição sofre mudança dentro de suas políticas institucionais. O propósito da pesquisa é aferir o grau de eficácia na produtividade dos colaboradores em dois setores: Secretaria Acadêmica e Biblioteca, analisando as ferramentas necessárias para aferição da eficácia na produtividade dos colaboradores. Para atingir este objetivo fez-se necessário realizar uma pesquisa in loco, de cunho qualitativo a fim de analisar a eficácia da gestão em prol da produtividade e seu valor à IES. No detalhar do tema exposto, esta investigação blindou-se em um caráter exploratório e descritivo, adotando como metodologia a pesquisa bibliográfica. A investigação teve como base autores a exemplo de Rabaglio (2006) e Brito (2005) com publicações de seus discursos para gestão por competência bem como evolução da gestão de pessoas e modelo de competência. Esta gestão por competência inseridas nas instituições é feita pela assessoria do gestor ou gerente de recursos humanos, adotando processos e ferramentas a fim de promover um cenário satisfatório nos profissionais bem como a própria IES. O modelo de avaliação para verificar a produtividade dos colaboradores, dos setores investigados, é ineficaz. Encontrou-se um método que não corresponde as boas práticas de acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos mesmos. Além disso, foram preconizados alguns métodos para avaliação de desempenho do colaborador a fim de proporcionar a eficácia de sua produtividade, proporcionando bons resultados para a instituição.
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