A mediação socioeducativa como estratégia de promoção de competências transversais: um projeto de intervenção / investigação numa turma de percurso curricular alternativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/67972 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional) |
id |
RCAP_17063d79807606a1e71a9e048e0d6d4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67972 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A mediação socioeducativa como estratégia de promoção de competências transversais: um projeto de intervenção / investigação numa turma de percurso curricular alternativoSocio-educational mediation as a strategy for promotion of cross-cutting competences: a project for intervention / research in an alternative curricular course classCompetências transversaisInterculturalidadeMediação socioeducativaInterculturalityTransversal skillsSocio-educational mediationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional)Este projeto de intervenção/ investigação integra-se no âmbito do estágio curricular do 2 " ano de Mestrado em Educação, na área de especialização em Mediação Educacional, da Universidade do Minho, e foi realizado num Agrupamento de escolas TEIP, com alunos de uma turma de Percurso Curricular Alternativo. O projeto de intervenção/ investigação insere-se no âmbito da mediação socioeducativa numa vertente intercultural com o intuito de promover a gestão positiva dos conflitos, respeitando as diferenças e criando ambientes de convivência saudáveis em contexto escolar. Esta intervenção pretendeu ampliar a capacidade de resposta da organização educativa, tendo em conta as necessidades dos alunos de etnia cigana, desenvolvendo um conjunto de competências transversais para o seu crescimento. O projeto baseou-se na investigação-ação com o intuito de analisar e compreender o contexto através das perceções dos alunos. Foram utilizados como instrumentos de recolha de dados a análise documental, observação participante, narrativas informais, entrevista semiestruturada, diário de bordo, grelhas de registo, grupos focais, inquéritos por questionário e um inquérito por entrevista. Ao nível do impacto do projeto, os resultados recolhidos e analisados no âmbito da mediação socioeducativa indicam que, através do desenvolvimento de competências transversais, a mediação assume um papel essencial na valorização dos alunos, tendo sido possível potenciar relações positivas entre os pares, ao estimular a autonomia, a autoestima e a responsabilidade dos alunos, conseguindo que gerissem de forma positiva os seus conflitos, através de atitudes de cooperação e respeito pelas diferenças e uma maior responsabilização no que diz respeito às suas aprendizagens e ao ambiente escolar, dadas as suas características étnicas.This intervention and research project is part of the curricular internship of the 2nd year of Master in Education, in the area of specialization in Educational Mediation, at the University of Minho. This project was carried out in a TEIP Cluster of Schools, with students from an Alternative Curriculum class. The intervention / research project is part of the socio-educational mediation in an intercultural dimension in order to promote the positive management of conflicts, respecting differences and creating healthy living environments in the school context. This intervention aimed to increase the responsiveness of the educational organization, taking into account the needs of students from Gipsy ethnicity, developing a set of transversal skills for their growth. The project was based on action-research in order to analyze and understand the context through the students' perceptions. The following tools where used for data collection: document analysis, participant observation, informal narratives, semi-structured interviews, logbooks, logging grids, focus groups, questionnaire surveys and an interview survey. In terms of the impact of the project, the results collected and analyzed within the scope of socio-educational mediation indicate that, through the development of transversal competences, mediation plays an essential role in the valorization of students, students' self-esteem and responsibility by successfully managing their conflicts through cooperative attitudes, respect for differences and greater accountability with regard to their learning and school environment, given their ethnic characteristics.Flores, Maria AssunçãoUniversidade do MinhoGomes, Joana Cristina Martins20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/67972por202511600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67972Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:48.761515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A mediação socioeducativa como estratégia de promoção de competências transversais: um projeto de intervenção / investigação numa turma de percurso curricular alternativo Socio-educational mediation as a strategy for promotion of cross-cutting competences: a project for intervention / research in an alternative curricular course class |
title |
A mediação socioeducativa como estratégia de promoção de competências transversais: um projeto de intervenção / investigação numa turma de percurso curricular alternativo |
spellingShingle |
A mediação socioeducativa como estratégia de promoção de competências transversais: um projeto de intervenção / investigação numa turma de percurso curricular alternativo Gomes, Joana Cristina Martins Competências transversais Interculturalidade Mediação socioeducativa Interculturality Transversal skills Socio-educational mediation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A mediação socioeducativa como estratégia de promoção de competências transversais: um projeto de intervenção / investigação numa turma de percurso curricular alternativo |
title_full |
A mediação socioeducativa como estratégia de promoção de competências transversais: um projeto de intervenção / investigação numa turma de percurso curricular alternativo |
title_fullStr |
A mediação socioeducativa como estratégia de promoção de competências transversais: um projeto de intervenção / investigação numa turma de percurso curricular alternativo |
title_full_unstemmed |
A mediação socioeducativa como estratégia de promoção de competências transversais: um projeto de intervenção / investigação numa turma de percurso curricular alternativo |
title_sort |
A mediação socioeducativa como estratégia de promoção de competências transversais: um projeto de intervenção / investigação numa turma de percurso curricular alternativo |
author |
Gomes, Joana Cristina Martins |
author_facet |
Gomes, Joana Cristina Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Flores, Maria Assunção Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Joana Cristina Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências transversais Interculturalidade Mediação socioeducativa Interculturality Transversal skills Socio-educational mediation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Competências transversais Interculturalidade Mediação socioeducativa Interculturality Transversal skills Socio-educational mediation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional) |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/67972 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/67972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202511600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133080816975872 |