A mediação socioeducativa como estratégia de promoção de competências transversais: um projeto de intervenção / investigação numa turma de percurso curricular alternativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Joana Cristina Martins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/67972
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional)
id RCAP_17063d79807606a1e71a9e048e0d6d4b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67972
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A mediação socioeducativa como estratégia de promoção de competências transversais: um projeto de intervenção / investigação numa turma de percurso curricular alternativoSocio-educational mediation as a strategy for promotion of cross-cutting competences: a project for intervention / research in an alternative curricular course classCompetências transversaisInterculturalidadeMediação socioeducativaInterculturalityTransversal skillsSocio-educational mediationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional)Este projeto de intervenção/ investigação integra-se no âmbito do estágio curricular do 2 " ano de Mestrado em Educação, na área de especialização em Mediação Educacional, da Universidade do Minho, e foi realizado num Agrupamento de escolas TEIP, com alunos de uma turma de Percurso Curricular Alternativo. O projeto de intervenção/ investigação insere-se no âmbito da mediação socioeducativa numa vertente intercultural com o intuito de promover a gestão positiva dos conflitos, respeitando as diferenças e criando ambientes de convivência saudáveis em contexto escolar. Esta intervenção pretendeu ampliar a capacidade de resposta da organização educativa, tendo em conta as necessidades dos alunos de etnia cigana, desenvolvendo um conjunto de competências transversais para o seu crescimento. O projeto baseou-se na investigação-ação com o intuito de analisar e compreender o contexto através das perceções dos alunos. Foram utilizados como instrumentos de recolha de dados a análise documental, observação participante, narrativas informais, entrevista semiestruturada, diário de bordo, grelhas de registo, grupos focais, inquéritos por questionário e um inquérito por entrevista. Ao nível do impacto do projeto, os resultados recolhidos e analisados no âmbito da mediação socioeducativa indicam que, através do desenvolvimento de competências transversais, a mediação assume um papel essencial na valorização dos alunos, tendo sido possível potenciar relações positivas entre os pares, ao estimular a autonomia, a autoestima e a responsabilidade dos alunos, conseguindo que gerissem de forma positiva os seus conflitos, através de atitudes de cooperação e respeito pelas diferenças e uma maior responsabilização no que diz respeito às suas aprendizagens e ao ambiente escolar, dadas as suas características étnicas.This intervention and research project is part of the curricular internship of the 2nd year of Master in Education, in the area of specialization in Educational Mediation, at the University of Minho. This project was carried out in a TEIP Cluster of Schools, with students from an Alternative Curriculum class. The intervention / research project is part of the socio-educational mediation in an intercultural dimension in order to promote the positive management of conflicts, respecting differences and creating healthy living environments in the school context. This intervention aimed to increase the responsiveness of the educational organization, taking into account the needs of students from Gipsy ethnicity, developing a set of transversal skills for their growth. The project was based on action-research in order to analyze and understand the context through the students' perceptions. The following tools where used for data collection: document analysis, participant observation, informal narratives, semi-structured interviews, logbooks, logging grids, focus groups, questionnaire surveys and an interview survey. In terms of the impact of the project, the results collected and analyzed within the scope of socio-educational mediation indicate that, through the development of transversal competences, mediation plays an essential role in the valorization of students, students' self-esteem and responsibility by successfully managing their conflicts through cooperative attitudes, respect for differences and greater accountability with regard to their learning and school environment, given their ethnic characteristics.Flores, Maria AssunçãoUniversidade do MinhoGomes, Joana Cristina Martins20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/67972por202511600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67972Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:48.761515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A mediação socioeducativa como estratégia de promoção de competências transversais: um projeto de intervenção / investigação numa turma de percurso curricular alternativo
Socio-educational mediation as a strategy for promotion of cross-cutting competences: a project for intervention / research in an alternative curricular course class
title A mediação socioeducativa como estratégia de promoção de competências transversais: um projeto de intervenção / investigação numa turma de percurso curricular alternativo
spellingShingle A mediação socioeducativa como estratégia de promoção de competências transversais: um projeto de intervenção / investigação numa turma de percurso curricular alternativo
Gomes, Joana Cristina Martins
Competências transversais
Interculturalidade
Mediação socioeducativa
Interculturality
Transversal skills
Socio-educational mediation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A mediação socioeducativa como estratégia de promoção de competências transversais: um projeto de intervenção / investigação numa turma de percurso curricular alternativo
title_full A mediação socioeducativa como estratégia de promoção de competências transversais: um projeto de intervenção / investigação numa turma de percurso curricular alternativo
title_fullStr A mediação socioeducativa como estratégia de promoção de competências transversais: um projeto de intervenção / investigação numa turma de percurso curricular alternativo
title_full_unstemmed A mediação socioeducativa como estratégia de promoção de competências transversais: um projeto de intervenção / investigação numa turma de percurso curricular alternativo
title_sort A mediação socioeducativa como estratégia de promoção de competências transversais: um projeto de intervenção / investigação numa turma de percurso curricular alternativo
author Gomes, Joana Cristina Martins
author_facet Gomes, Joana Cristina Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Maria Assunção
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Joana Cristina Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Competências transversais
Interculturalidade
Mediação socioeducativa
Interculturality
Transversal skills
Socio-educational mediation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Competências transversais
Interculturalidade
Mediação socioeducativa
Interculturality
Transversal skills
Socio-educational mediation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional)
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/67972
url http://hdl.handle.net/1822/67972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202511600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133080816975872