Estudo numérico das condições de funcionamento de uma cascata de pás de compressor para motores de propulsão aeronáutica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3646 |
Resumo: | A presente dissertação baseia-se no estudo numérico das condições de funcionamento de uma cascata de pás de compressor, para motores de propulsão aeronáutica. O trabalho é iniciado com uma breve revisão bibliográfica acerca da evolução da forma das pás de compressor axial, começando com perfis de pás de primeira geração e continuando para a segunda geração de pás, de difusão controlada. O problema em estudo consiste na análise de desempenho das pás de estator de difusão controlada para o ponto de projecto, e em condições de funcionamento fora do ponto de projecto. Neste sentido, vários parâmetros de desempenho foram considerados, de modo a investigar a influência do ângulo de entrada do escoamento e do número de Reynolds sobre o desempenho do estator S67B. Estes incluem a distribuição de pressão em torno da superfície superior das pás, deflexão do escoamento, coeficiente de perdas de pressão de estagnação e factor de difusão. Os coeficientes de sustentação e de resistência ao avanço para a cascata de pás são depois calculados a partir dos valores obtidos para o coeficiente de perdas de pressão de estagnação e para o ângulo de saída do escoamento. As equações de governo do problema são as equações de Navier-Stokes para escoamento compressível e adiabático, com as condições de fronteira apropriadas. As equações de Navier-Stokes em termos dos valores médios (equações RANS) são de seguida resolvidas juntamente com os modelos de turbulência RNG, utilizando funções de parede, e SST, especialmente adaptado para resolver toda a camada limite. O código comercial FLUENT 6.3.26, sob licença da ANSYS, é utilizado, de modo a calcular a forma discretizada das equações de governo. Para o domínio computacional, foi desenvolvida uma malha estruturada entre duas pás adjacentes da cascata. O software GAMBIT 2.4.6 foi utilizado para a geração da malha. A presente dissertação inclui uma descrição completa das simulações numéricas efectuadas. Todas as simulações numéricas foram realizadas em condições de escoamento permanente, para um número de Reynolds no regime de 210.000 a 640.000. Vários valores para o ângulo de entrada do escoamento, em torno do ponto de projecto da cascata, foram considerados. As soluções numéricas foram minuciosamente analisadas, em termos da convergência e precisão. Resultados são obtidos para a distribuição do coeficiente de pressão estática, coeficientes de sustentação e de resistência ao avanço, deflexão, coeficiente de perdas de pressão de estagnação e factor de difusão, de modo a avaliar o desempenho da cascata. Para a validação do modelo numérico, os resultados são comparados com os obtidos para a modelação do escoamento invíscido e com dados experimentais retirados da literatura, em termos do coeficiente de pressão estática, nas condições de projecto. A dissertação termina com uma discussão detalhada das principais conclusões e recomendações finais para trabalhos futuros. |
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Estudo numérico das condições de funcionamento de uma cascata de pás de compressor para motores de propulsão aeronáuticaAeronáutica - Cascata de pás de compressor - Motor de propulsãoAeronáutica - Cascata de pás - Avaliação de desempenhoAeronáutica - Estator de compressorAeronáutica - Pás de difusão controladaA presente dissertação baseia-se no estudo numérico das condições de funcionamento de uma cascata de pás de compressor, para motores de propulsão aeronáutica. O trabalho é iniciado com uma breve revisão bibliográfica acerca da evolução da forma das pás de compressor axial, começando com perfis de pás de primeira geração e continuando para a segunda geração de pás, de difusão controlada. O problema em estudo consiste na análise de desempenho das pás de estator de difusão controlada para o ponto de projecto, e em condições de funcionamento fora do ponto de projecto. Neste sentido, vários parâmetros de desempenho foram considerados, de modo a investigar a influência do ângulo de entrada do escoamento e do número de Reynolds sobre o desempenho do estator S67B. Estes incluem a distribuição de pressão em torno da superfície superior das pás, deflexão do escoamento, coeficiente de perdas de pressão de estagnação e factor de difusão. Os coeficientes de sustentação e de resistência ao avanço para a cascata de pás são depois calculados a partir dos valores obtidos para o coeficiente de perdas de pressão de estagnação e para o ângulo de saída do escoamento. As equações de governo do problema são as equações de Navier-Stokes para escoamento compressível e adiabático, com as condições de fronteira apropriadas. As equações de Navier-Stokes em termos dos valores médios (equações RANS) são de seguida resolvidas juntamente com os modelos de turbulência RNG, utilizando funções de parede, e SST, especialmente adaptado para resolver toda a camada limite. O código comercial FLUENT 6.3.26, sob licença da ANSYS, é utilizado, de modo a calcular a forma discretizada das equações de governo. Para o domínio computacional, foi desenvolvida uma malha estruturada entre duas pás adjacentes da cascata. O software GAMBIT 2.4.6 foi utilizado para a geração da malha. A presente dissertação inclui uma descrição completa das simulações numéricas efectuadas. Todas as simulações numéricas foram realizadas em condições de escoamento permanente, para um número de Reynolds no regime de 210.000 a 640.000. Vários valores para o ângulo de entrada do escoamento, em torno do ponto de projecto da cascata, foram considerados. As soluções numéricas foram minuciosamente analisadas, em termos da convergência e precisão. Resultados são obtidos para a distribuição do coeficiente de pressão estática, coeficientes de sustentação e de resistência ao avanço, deflexão, coeficiente de perdas de pressão de estagnação e factor de difusão, de modo a avaliar o desempenho da cascata. Para a validação do modelo numérico, os resultados são comparados com os obtidos para a modelação do escoamento invíscido e com dados experimentais retirados da literatura, em termos do coeficiente de pressão estática, nas condições de projecto. A dissertação termina com uma discussão detalhada das principais conclusões e recomendações finais para trabalhos futuros.The present dissertation is about a numerical study of the working conditions in compressor guide vanes for jet propulsion engines. The work begins with a brief bibliographical review about the evolution of axial compressor stator blade shapes, starting with first generation blade profiles and continuing to the second generation controlled diffusion blades. The problem under survey is the performance analysis of the controlled diffusion stator blades at the design point and off-design working conditions. In this direction several performance parameters have been considered, in order to investigate the influence of the inlet flow angle and Reynolds number upon the performance of the stator S67B. These include the pressure distribution over the suction surface of the blades, flow deflection, stagnation pressure loss coefficient and diffusion factor. The lift and drag coefficients for the cascade of blades are afterwards calculated from the values obtained for the stagnation pressure loss coefficient and outlet flow angle. The governing equations are the Navier-Stokes equations for compressible adiabatic flow with appropriate boundary conditions. The Reynolds-averaged Navier-Stokes equations are then solved with the turbulence models RNG, using wall functions, and SST, specially adapted to calculate the full boundary layer. The commercial code FLUENT 6.3.26, under license from ANSYS, is used, in order to compute the discretized form of the governing equations. For the computational domain, a structured grid between two adjacent blades has been deployed. The GAMBIT 2.4.6 software has been utilized for mesh generation. A full description of the numerical simulations is included in the present dissertation. All numerical simulations have been carried out under steady flow conditions, for a Reynolds number in the regime of 210.000 to 640.000. Various values of inlet flow angle about the cascade design point have been considered. The CFD solutions have been thoroughly analyzed, in terms of convergence and accuracy. Results are obtained for the static pressure coefficient distribution, lift and drag coefficients, deflection, stagnation pressure loss coefficient and diffusion factor, for cascade performance assessment. In order to validate the numerical model, results are compared with inviscid flow calculations and experimental measurements taken from the literature, in terms of the static pressure coefficient at design conditions. The dissertation ends with a detailed discussion of the main conclusions and final recommendations for future workMendes, António CarlosuBibliorumVinha, Nuno Filipe da Costa2015-06-26T15:52:04Z20112011-102011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3646porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:40:08Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3646Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:00.870128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente dissertação baseia-se no estudo numérico das condições de funcionamento de uma cascata de pás de compressor, para motores de propulsão aeronáutica. O trabalho é iniciado com uma breve revisão bibliográfica acerca da evolução da forma das pás de compressor axial, começando com perfis de pás de primeira geração e continuando para a segunda geração de pás, de difusão controlada. O problema em estudo consiste na análise de desempenho das pás de estator de difusão controlada para o ponto de projecto, e em condições de funcionamento fora do ponto de projecto. Neste sentido, vários parâmetros de desempenho foram considerados, de modo a investigar a influência do ângulo de entrada do escoamento e do número de Reynolds sobre o desempenho do estator S67B. Estes incluem a distribuição de pressão em torno da superfície superior das pás, deflexão do escoamento, coeficiente de perdas de pressão de estagnação e factor de difusão. Os coeficientes de sustentação e de resistência ao avanço para a cascata de pás são depois calculados a partir dos valores obtidos para o coeficiente de perdas de pressão de estagnação e para o ângulo de saída do escoamento. As equações de governo do problema são as equações de Navier-Stokes para escoamento compressível e adiabático, com as condições de fronteira apropriadas. As equações de Navier-Stokes em termos dos valores médios (equações RANS) são de seguida resolvidas juntamente com os modelos de turbulência RNG, utilizando funções de parede, e SST, especialmente adaptado para resolver toda a camada limite. O código comercial FLUENT 6.3.26, sob licença da ANSYS, é utilizado, de modo a calcular a forma discretizada das equações de governo. Para o domínio computacional, foi desenvolvida uma malha estruturada entre duas pás adjacentes da cascata. O software GAMBIT 2.4.6 foi utilizado para a geração da malha. A presente dissertação inclui uma descrição completa das simulações numéricas efectuadas. Todas as simulações numéricas foram realizadas em condições de escoamento permanente, para um número de Reynolds no regime de 210.000 a 640.000. Vários valores para o ângulo de entrada do escoamento, em torno do ponto de projecto da cascata, foram considerados. As soluções numéricas foram minuciosamente analisadas, em termos da convergência e precisão. Resultados são obtidos para a distribuição do coeficiente de pressão estática, coeficientes de sustentação e de resistência ao avanço, deflexão, coeficiente de perdas de pressão de estagnação e factor de difusão, de modo a avaliar o desempenho da cascata. Para a validação do modelo numérico, os resultados são comparados com os obtidos para a modelação do escoamento invíscido e com dados experimentais retirados da literatura, em termos do coeficiente de pressão estática, nas condições de projecto. A dissertação termina com uma discussão detalhada das principais conclusões e recomendações finais para trabalhos futuros. |
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