Afetos, comportamento e aprendizagem no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: alguns contributos a partir da prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bessa, Alexandra Antunes Forbes de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2194
Resumo: Este relatório foi redigido no âmbito do estágio em 1º e 2º ciclo do Ensino Básico. Neste documento pretendemos espelhar as linhas orientadoras da nossa prática bem como as nossas principais preocupações, em termos da construção da identidade docente, ao longo deste estágio. Neste relatório centramos a nossa atenção no perfil do professor e no reflexo das relações interpessoais no comportamento e na aprendizagem dos alunos. Assim, vemos, ao longo deste documento, que é função do professor estabelecer relações emocionais positivas com os seus alunos, promover comportamentos adequados e preparar os alunos para que estes obtenham sucesso, não só escolar como pessoal e se integrem harmoniosamente nos contextos sociais em que se movem. Para isso, foram desenvolvidas atividades e implementadas estratégias, ao longo da intervenção educativa, tendentes a contribuir para um maior desenvolvimento pessoal e social dos alunos, a par da consecução dos objetivos associados à implementação do currículo escolar. Defende-se, assim, uma visão integrada do professor e uma educação básica em que as competências resultantes do processo de aprendizagem concorrem com o fomento das competências de ordem emocional e com o incentivo ao estabelecimento de relações interpessoais de qualidade, construindo ambientes de aprendizagem favoráveis ao sucesso educativo.
id RCAP_17158e96654389c8f8bd39b5808737ed
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2194
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Afetos, comportamento e aprendizagem no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: alguns contributos a partir da prática pedagógicaEnsino Básico1º-2º CicloRelações interpessoaisPerfil do professorSucesso educativoAprendizagemEste relatório foi redigido no âmbito do estágio em 1º e 2º ciclo do Ensino Básico. Neste documento pretendemos espelhar as linhas orientadoras da nossa prática bem como as nossas principais preocupações, em termos da construção da identidade docente, ao longo deste estágio. Neste relatório centramos a nossa atenção no perfil do professor e no reflexo das relações interpessoais no comportamento e na aprendizagem dos alunos. Assim, vemos, ao longo deste documento, que é função do professor estabelecer relações emocionais positivas com os seus alunos, promover comportamentos adequados e preparar os alunos para que estes obtenham sucesso, não só escolar como pessoal e se integrem harmoniosamente nos contextos sociais em que se movem. Para isso, foram desenvolvidas atividades e implementadas estratégias, ao longo da intervenção educativa, tendentes a contribuir para um maior desenvolvimento pessoal e social dos alunos, a par da consecução dos objetivos associados à implementação do currículo escolar. Defende-se, assim, uma visão integrada do professor e uma educação básica em que as competências resultantes do processo de aprendizagem concorrem com o fomento das competências de ordem emocional e com o incentivo ao estabelecimento de relações interpessoais de qualidade, construindo ambientes de aprendizagem favoráveis ao sucesso educativo.This report was written in the scope of the internship in elementary and middle school. This document pretends to demonstrate the most important themes in our practise as well as our main concerns, in terms of construction a teaching identity, throughout this internship. In this report we focused our attention on the teacher's profile and the students learning process. So we see, throughout this document, that it is a teacher's task to stablish positive emotional relations with his/her students, to promote adequate behaviors and to prepare his/her students so these can obtain success, not only at school but also personal, and so they can harmoniously integrate on the social context they move around. To do so, activities were developed and strategies implemented, throughout this educative intervention, aimed to contribute to a greater personal and social development of the students, parallel to the prosecution of the objectives associated to the implementation of the school curriculum. Thus, it is defended an integrated vision of the teacher and a elementary education where the skills that result from the learning process concur with the fomentation of skills of the emotional order and with the incitement to stablish quality interpersonal relationships, constructing learning environments favorable to school success.2015-07-09T10:21:56Z2015-07-08T00:00:00Z2015-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2194TID:201464829porBessa, Alexandra Antunes Forbes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:55Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:03.232798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Afetos, comportamento e aprendizagem no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: alguns contributos a partir da prática pedagógica
title Afetos, comportamento e aprendizagem no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: alguns contributos a partir da prática pedagógica
spellingShingle Afetos, comportamento e aprendizagem no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: alguns contributos a partir da prática pedagógica
Bessa, Alexandra Antunes Forbes de
Ensino Básico
1º-2º Ciclo
Relações interpessoais
Perfil do professor
Sucesso educativo
Aprendizagem
title_short Afetos, comportamento e aprendizagem no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: alguns contributos a partir da prática pedagógica
title_full Afetos, comportamento e aprendizagem no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: alguns contributos a partir da prática pedagógica
title_fullStr Afetos, comportamento e aprendizagem no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: alguns contributos a partir da prática pedagógica
title_full_unstemmed Afetos, comportamento e aprendizagem no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: alguns contributos a partir da prática pedagógica
title_sort Afetos, comportamento e aprendizagem no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: alguns contributos a partir da prática pedagógica
author Bessa, Alexandra Antunes Forbes de
author_facet Bessa, Alexandra Antunes Forbes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bessa, Alexandra Antunes Forbes de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico
1º-2º Ciclo
Relações interpessoais
Perfil do professor
Sucesso educativo
Aprendizagem
topic Ensino Básico
1º-2º Ciclo
Relações interpessoais
Perfil do professor
Sucesso educativo
Aprendizagem
description Este relatório foi redigido no âmbito do estágio em 1º e 2º ciclo do Ensino Básico. Neste documento pretendemos espelhar as linhas orientadoras da nossa prática bem como as nossas principais preocupações, em termos da construção da identidade docente, ao longo deste estágio. Neste relatório centramos a nossa atenção no perfil do professor e no reflexo das relações interpessoais no comportamento e na aprendizagem dos alunos. Assim, vemos, ao longo deste documento, que é função do professor estabelecer relações emocionais positivas com os seus alunos, promover comportamentos adequados e preparar os alunos para que estes obtenham sucesso, não só escolar como pessoal e se integrem harmoniosamente nos contextos sociais em que se movem. Para isso, foram desenvolvidas atividades e implementadas estratégias, ao longo da intervenção educativa, tendentes a contribuir para um maior desenvolvimento pessoal e social dos alunos, a par da consecução dos objetivos associados à implementação do currículo escolar. Defende-se, assim, uma visão integrada do professor e uma educação básica em que as competências resultantes do processo de aprendizagem concorrem com o fomento das competências de ordem emocional e com o incentivo ao estabelecimento de relações interpessoais de qualidade, construindo ambientes de aprendizagem favoráveis ao sucesso educativo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-09T10:21:56Z
2015-07-08T00:00:00Z
2015-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2194
TID:201464829
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2194
identifier_str_mv TID:201464829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131624205451264