As emoções e as relações interpessoais: um estudo exploratório numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Patrícia Alexandra Nogueira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29297
Resumo: A literatura tem vindo a demonstrar que as dimensões intelectual e emocional estão amplamente interligadas, e que um bom desenvolvimento emocional gera afeto entre pessoas e melhora a qualidade do relacionamento interpessoal. É, portanto, fundamental ajudar as crianças a identificar, compreender e expressar desde cedo as suas emoções. O presente estudo pretendeu investigar se uma exploração guiada sobre as quatro emoções básicas (raiva, tristeza, medo, felicidade) poderia ter impacto nas relações interpessoais do grupo turma e foi desenvolvido numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico (11 meninos e 16 meninas). O conhecimento das emoções básicas (temáticas, valência, ativação e frequência), a perceção da coesão/proximidade da turma e o posicionamento individual real vs. ideal no grupo turma, foram avaliados pré e pós-intervenção através de um questionário desenvolvido para o efeito. Verificou-se que: os participantes que se consideram inseridos em «grande grupo» relatam valores de valência da emoção Triste mais baixos do que os que se consideram incluídos em «médio grupo»; os participantes que se consideram inseridos em «pequeno grupo» relatam valores de ativação da emoção Feliz mais elevados do que os que se consideram incluídos em «médio grupo» e «grande grupo»; o posicionamento individual ideal foi mais próximo do real no momento pós-intervenção. Estes resultados permitiram reforçar a importância e pertinência de trabalhar o desenvolvimento emocional e interpessoal das crianças do 1º Ciclo, dado que parecem indicar que a turma se tornou mais consciente das suas próprias emoções e das dos outros, o que poderá ter contribuído para melhorar as suas relações interpessoais.
id RCAP_d2d87b6ea0f34a149432e20fbf4617a7
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/29297
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As emoções e as relações interpessoais: um estudo exploratório numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico1.º Ciclo do Ensino BásicoEmoçõesRelações interpessoaisEducação emocionalInteligência emocionalCoesão relacionalGrupo turmaA literatura tem vindo a demonstrar que as dimensões intelectual e emocional estão amplamente interligadas, e que um bom desenvolvimento emocional gera afeto entre pessoas e melhora a qualidade do relacionamento interpessoal. É, portanto, fundamental ajudar as crianças a identificar, compreender e expressar desde cedo as suas emoções. O presente estudo pretendeu investigar se uma exploração guiada sobre as quatro emoções básicas (raiva, tristeza, medo, felicidade) poderia ter impacto nas relações interpessoais do grupo turma e foi desenvolvido numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico (11 meninos e 16 meninas). O conhecimento das emoções básicas (temáticas, valência, ativação e frequência), a perceção da coesão/proximidade da turma e o posicionamento individual real vs. ideal no grupo turma, foram avaliados pré e pós-intervenção através de um questionário desenvolvido para o efeito. Verificou-se que: os participantes que se consideram inseridos em «grande grupo» relatam valores de valência da emoção Triste mais baixos do que os que se consideram incluídos em «médio grupo»; os participantes que se consideram inseridos em «pequeno grupo» relatam valores de ativação da emoção Feliz mais elevados do que os que se consideram incluídos em «médio grupo» e «grande grupo»; o posicionamento individual ideal foi mais próximo do real no momento pós-intervenção. Estes resultados permitiram reforçar a importância e pertinência de trabalhar o desenvolvimento emocional e interpessoal das crianças do 1º Ciclo, dado que parecem indicar que a turma se tornou mais consciente das suas próprias emoções e das dos outros, o que poderá ter contribuído para melhorar as suas relações interpessoais.The literature has shown that the intellectual and emotional dimensions are widely interconnected, and that a good emotional development generates affection between people and improves the quality of interpersonal relationships. It is therefore crucial to help children to identify, understand and express their emotions from early age. The present study aimed to investigate whether a guided exploration of the four basic emotions (anger, sadness, fear, happiness) could have an impact on the interpersonal relationships of the class group. It was developed in a primary school class (11 boys and 16 girls). Knowledge regarding the basic emotions (themes, valence, activation and frequency), the perception of class cohesion/proximity, and the actual individual positioning vs. ideal individual positioning in the class group, were evaluated. A pre- and post-intervention questionnaire developed for this purpose was applied. It was found that: participants who considered belonging to a “large group” report lower valence values of Sad emotion than those who considered themselves to be in a “medium group”; participants who considered belonging to a “small group” report higher activation values of Happy emotion than those in the “medium group” and “large group”; the ideal individual positioning was closer to the real one after the intervention. These results reinforced the importance and relevance of working on the emotional and interpersonal development of children in the primary school, as they seem to indicate that the class group became more aware of their own emotions and those of others, which may have contributed to improving their interpersonal relationships.2020-09-24T13:42:13Z2019-12-17T00:00:00Z2019-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29297porGomes, Patrícia Alexandra Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:56:43Zoai:ria.ua.pt:10773/29297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:40.984749Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As emoções e as relações interpessoais: um estudo exploratório numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico
title As emoções e as relações interpessoais: um estudo exploratório numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle As emoções e as relações interpessoais: um estudo exploratório numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico
Gomes, Patrícia Alexandra Nogueira
1.º Ciclo do Ensino Básico
Emoções
Relações interpessoais
Educação emocional
Inteligência emocional
Coesão relacional
Grupo turma
title_short As emoções e as relações interpessoais: um estudo exploratório numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full As emoções e as relações interpessoais: um estudo exploratório numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr As emoções e as relações interpessoais: um estudo exploratório numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed As emoções e as relações interpessoais: um estudo exploratório numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort As emoções e as relações interpessoais: um estudo exploratório numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico
author Gomes, Patrícia Alexandra Nogueira
author_facet Gomes, Patrícia Alexandra Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Patrícia Alexandra Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º Ciclo do Ensino Básico
Emoções
Relações interpessoais
Educação emocional
Inteligência emocional
Coesão relacional
Grupo turma
topic 1.º Ciclo do Ensino Básico
Emoções
Relações interpessoais
Educação emocional
Inteligência emocional
Coesão relacional
Grupo turma
description A literatura tem vindo a demonstrar que as dimensões intelectual e emocional estão amplamente interligadas, e que um bom desenvolvimento emocional gera afeto entre pessoas e melhora a qualidade do relacionamento interpessoal. É, portanto, fundamental ajudar as crianças a identificar, compreender e expressar desde cedo as suas emoções. O presente estudo pretendeu investigar se uma exploração guiada sobre as quatro emoções básicas (raiva, tristeza, medo, felicidade) poderia ter impacto nas relações interpessoais do grupo turma e foi desenvolvido numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico (11 meninos e 16 meninas). O conhecimento das emoções básicas (temáticas, valência, ativação e frequência), a perceção da coesão/proximidade da turma e o posicionamento individual real vs. ideal no grupo turma, foram avaliados pré e pós-intervenção através de um questionário desenvolvido para o efeito. Verificou-se que: os participantes que se consideram inseridos em «grande grupo» relatam valores de valência da emoção Triste mais baixos do que os que se consideram incluídos em «médio grupo»; os participantes que se consideram inseridos em «pequeno grupo» relatam valores de ativação da emoção Feliz mais elevados do que os que se consideram incluídos em «médio grupo» e «grande grupo»; o posicionamento individual ideal foi mais próximo do real no momento pós-intervenção. Estes resultados permitiram reforçar a importância e pertinência de trabalhar o desenvolvimento emocional e interpessoal das crianças do 1º Ciclo, dado que parecem indicar que a turma se tornou mais consciente das suas próprias emoções e das dos outros, o que poderá ter contribuído para melhorar as suas relações interpessoais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17T00:00:00Z
2019-12-17
2020-09-24T13:42:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/29297
url http://hdl.handle.net/10773/29297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137672616214528