As emoções e as relações interpessoais: um estudo exploratório numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29297 |
Resumo: | A literatura tem vindo a demonstrar que as dimensões intelectual e emocional estão amplamente interligadas, e que um bom desenvolvimento emocional gera afeto entre pessoas e melhora a qualidade do relacionamento interpessoal. É, portanto, fundamental ajudar as crianças a identificar, compreender e expressar desde cedo as suas emoções. O presente estudo pretendeu investigar se uma exploração guiada sobre as quatro emoções básicas (raiva, tristeza, medo, felicidade) poderia ter impacto nas relações interpessoais do grupo turma e foi desenvolvido numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico (11 meninos e 16 meninas). O conhecimento das emoções básicas (temáticas, valência, ativação e frequência), a perceção da coesão/proximidade da turma e o posicionamento individual real vs. ideal no grupo turma, foram avaliados pré e pós-intervenção através de um questionário desenvolvido para o efeito. Verificou-se que: os participantes que se consideram inseridos em «grande grupo» relatam valores de valência da emoção Triste mais baixos do que os que se consideram incluídos em «médio grupo»; os participantes que se consideram inseridos em «pequeno grupo» relatam valores de ativação da emoção Feliz mais elevados do que os que se consideram incluídos em «médio grupo» e «grande grupo»; o posicionamento individual ideal foi mais próximo do real no momento pós-intervenção. Estes resultados permitiram reforçar a importância e pertinência de trabalhar o desenvolvimento emocional e interpessoal das crianças do 1º Ciclo, dado que parecem indicar que a turma se tornou mais consciente das suas próprias emoções e das dos outros, o que poderá ter contribuído para melhorar as suas relações interpessoais. |
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A literatura tem vindo a demonstrar que as dimensões intelectual e emocional estão amplamente interligadas, e que um bom desenvolvimento emocional gera afeto entre pessoas e melhora a qualidade do relacionamento interpessoal. É, portanto, fundamental ajudar as crianças a identificar, compreender e expressar desde cedo as suas emoções. O presente estudo pretendeu investigar se uma exploração guiada sobre as quatro emoções básicas (raiva, tristeza, medo, felicidade) poderia ter impacto nas relações interpessoais do grupo turma e foi desenvolvido numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico (11 meninos e 16 meninas). O conhecimento das emoções básicas (temáticas, valência, ativação e frequência), a perceção da coesão/proximidade da turma e o posicionamento individual real vs. ideal no grupo turma, foram avaliados pré e pós-intervenção através de um questionário desenvolvido para o efeito. Verificou-se que: os participantes que se consideram inseridos em «grande grupo» relatam valores de valência da emoção Triste mais baixos do que os que se consideram incluídos em «médio grupo»; os participantes que se consideram inseridos em «pequeno grupo» relatam valores de ativação da emoção Feliz mais elevados do que os que se consideram incluídos em «médio grupo» e «grande grupo»; o posicionamento individual ideal foi mais próximo do real no momento pós-intervenção. Estes resultados permitiram reforçar a importância e pertinência de trabalhar o desenvolvimento emocional e interpessoal das crianças do 1º Ciclo, dado que parecem indicar que a turma se tornou mais consciente das suas próprias emoções e das dos outros, o que poderá ter contribuído para melhorar as suas relações interpessoais. |
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