Educação Inclusiva : um novo paradigma de Escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/2349 |
Resumo: | A identidade é definida pela relação que estabelecemos com os outros que estão à nossa volta, que nos ajudam a “vermo-nos” como uma pessoa com características próprias. A escola é, assim, um espaço privilegiado para essa perceção, pela interação que proporciona, que deve criar ambientes estimulantes e ricos, condições fundamentais para o desenvolvimento adequado de qualquer indivíduo. Tendo em conta estes pressupostos, a educação inclusiva faz todo o sentido. No entanto, suscita dúvidas e questionamentos aos professores, sobretudo a nível da implementação de estratégias que têm em conta a turma como uma entidade heterogénea. Donde a pertinência de formação neste âmbito, alguma da qual, decorrente de investigação que realizámos ou orientámos, refletimos aqui. |
id |
RCAP_17228ea25db289f0d9f693c01fea46f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2349 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação Inclusiva : um novo paradigma de EscolaEDUCAÇÃOINCLUSÃO ESCOLARFORMAÇÃO DE PROFESSORESINVESTIGAÇÃO-AÇÃOFORMAÇÃO CONTÍNUAEDUCATIONSCHOOL INCLUSIONTEACHERS EDUCATIONACTION RESEARCHCONTINUING EDUCATIONA identidade é definida pela relação que estabelecemos com os outros que estão à nossa volta, que nos ajudam a “vermo-nos” como uma pessoa com características próprias. A escola é, assim, um espaço privilegiado para essa perceção, pela interação que proporciona, que deve criar ambientes estimulantes e ricos, condições fundamentais para o desenvolvimento adequado de qualquer indivíduo. Tendo em conta estes pressupostos, a educação inclusiva faz todo o sentido. No entanto, suscita dúvidas e questionamentos aos professores, sobretudo a nível da implementação de estratégias que têm em conta a turma como uma entidade heterogénea. Donde a pertinência de formação neste âmbito, alguma da qual, decorrente de investigação que realizámos ou orientámos, refletimos aqui.The identity is defined through our relationship with those who around us and who help us to “see ourselves” as a person with our own characteristics. The school is a privileged space for this perception because of the interaction it provides, creating rich and stimulating environments and fundamental conditions to the proper development of any individual. Because of these given assumptions inclusive education makes all the sense, in spite of doubts felt and questions raised by teachers when asked to implement strategies which consider the class as a heterogeneous entity. Hence the relevance of teacher training to help overcome this problem, as shown by our own or oriented research in this areaEdições Universitárias Lusófonas2012-04-30T18:38:14Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/2349por1646-401XSilva, Maria Odete Emygdio dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-08T01:31:49Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2349Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:31.725966Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Inclusiva : um novo paradigma de Escola |
title |
Educação Inclusiva : um novo paradigma de Escola |
spellingShingle |
Educação Inclusiva : um novo paradigma de Escola Silva, Maria Odete Emygdio da EDUCAÇÃO INCLUSÃO ESCOLAR FORMAÇÃO DE PROFESSORES INVESTIGAÇÃO-AÇÃO FORMAÇÃO CONTÍNUA EDUCATION SCHOOL INCLUSION TEACHERS EDUCATION ACTION RESEARCH CONTINUING EDUCATION |
title_short |
Educação Inclusiva : um novo paradigma de Escola |
title_full |
Educação Inclusiva : um novo paradigma de Escola |
title_fullStr |
Educação Inclusiva : um novo paradigma de Escola |
title_full_unstemmed |
Educação Inclusiva : um novo paradigma de Escola |
title_sort |
Educação Inclusiva : um novo paradigma de Escola |
author |
Silva, Maria Odete Emygdio da |
author_facet |
Silva, Maria Odete Emygdio da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Odete Emygdio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INCLUSÃO ESCOLAR FORMAÇÃO DE PROFESSORES INVESTIGAÇÃO-AÇÃO FORMAÇÃO CONTÍNUA EDUCATION SCHOOL INCLUSION TEACHERS EDUCATION ACTION RESEARCH CONTINUING EDUCATION |
topic |
EDUCAÇÃO INCLUSÃO ESCOLAR FORMAÇÃO DE PROFESSORES INVESTIGAÇÃO-AÇÃO FORMAÇÃO CONTÍNUA EDUCATION SCHOOL INCLUSION TEACHERS EDUCATION ACTION RESEARCH CONTINUING EDUCATION |
description |
A identidade é definida pela relação que estabelecemos com os outros que estão à nossa volta, que nos ajudam a “vermo-nos” como uma pessoa com características próprias. A escola é, assim, um espaço privilegiado para essa perceção, pela interação que proporciona, que deve criar ambientes estimulantes e ricos, condições fundamentais para o desenvolvimento adequado de qualquer indivíduo. Tendo em conta estes pressupostos, a educação inclusiva faz todo o sentido. No entanto, suscita dúvidas e questionamentos aos professores, sobretudo a nível da implementação de estratégias que têm em conta a turma como uma entidade heterogénea. Donde a pertinência de formação neste âmbito, alguma da qual, decorrente de investigação que realizámos ou orientámos, refletimos aqui. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-30T18:38:14Z 2012-01-01T00:00:00Z 2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/2349 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/2349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-401X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136317978705920 |