Educação Inclusiva : um novo paradigma de Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Odete Emygdio da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/2349
Resumo: A identidade é definida pela relação que estabelecemos com os outros que estão à nossa volta, que nos ajudam a “vermo-nos” como uma pessoa com características próprias. A escola é, assim, um espaço privilegiado para essa perceção, pela interação que proporciona, que deve criar ambientes estimulantes e ricos, condições fundamentais para o desenvolvimento adequado de qualquer indivíduo. Tendo em conta estes pressupostos, a educação inclusiva faz todo o sentido. No entanto, suscita dúvidas e questionamentos aos professores, sobretudo a nível da implementação de estratégias que têm em conta a turma como uma entidade heterogénea. Donde a pertinência de formação neste âmbito, alguma da qual, decorrente de investigação que realizámos ou orientámos, refletimos aqui.
id RCAP_17228ea25db289f0d9f693c01fea46f5
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2349
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação Inclusiva : um novo paradigma de EscolaEDUCAÇÃOINCLUSÃO ESCOLARFORMAÇÃO DE PROFESSORESINVESTIGAÇÃO-AÇÃOFORMAÇÃO CONTÍNUAEDUCATIONSCHOOL INCLUSIONTEACHERS EDUCATIONACTION RESEARCHCONTINUING EDUCATIONA identidade é definida pela relação que estabelecemos com os outros que estão à nossa volta, que nos ajudam a “vermo-nos” como uma pessoa com características próprias. A escola é, assim, um espaço privilegiado para essa perceção, pela interação que proporciona, que deve criar ambientes estimulantes e ricos, condições fundamentais para o desenvolvimento adequado de qualquer indivíduo. Tendo em conta estes pressupostos, a educação inclusiva faz todo o sentido. No entanto, suscita dúvidas e questionamentos aos professores, sobretudo a nível da implementação de estratégias que têm em conta a turma como uma entidade heterogénea. Donde a pertinência de formação neste âmbito, alguma da qual, decorrente de investigação que realizámos ou orientámos, refletimos aqui.The identity is defined through our relationship with those who around us and who help us to “see ourselves” as a person with our own characteristics. The school is a privileged space for this perception because of the interaction it provides, creating rich and stimulating environments and fundamental conditions to the proper development of any individual. Because of these given assumptions inclusive education makes all the sense, in spite of doubts felt and questions raised by teachers when asked to implement strategies which consider the class as a heterogeneous entity. Hence the relevance of teacher training to help overcome this problem, as shown by our own or oriented research in this areaEdições Universitárias Lusófonas2012-04-30T18:38:14Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/2349por1646-401XSilva, Maria Odete Emygdio dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-08T01:31:49Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2349Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:31.725966Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação Inclusiva : um novo paradigma de Escola
title Educação Inclusiva : um novo paradigma de Escola
spellingShingle Educação Inclusiva : um novo paradigma de Escola
Silva, Maria Odete Emygdio da
EDUCAÇÃO
INCLUSÃO ESCOLAR
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
INVESTIGAÇÃO-AÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
TEACHERS EDUCATION
ACTION RESEARCH
CONTINUING EDUCATION
title_short Educação Inclusiva : um novo paradigma de Escola
title_full Educação Inclusiva : um novo paradigma de Escola
title_fullStr Educação Inclusiva : um novo paradigma de Escola
title_full_unstemmed Educação Inclusiva : um novo paradigma de Escola
title_sort Educação Inclusiva : um novo paradigma de Escola
author Silva, Maria Odete Emygdio da
author_facet Silva, Maria Odete Emygdio da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Odete Emygdio da
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
INCLUSÃO ESCOLAR
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
INVESTIGAÇÃO-AÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
TEACHERS EDUCATION
ACTION RESEARCH
CONTINUING EDUCATION
topic EDUCAÇÃO
INCLUSÃO ESCOLAR
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
INVESTIGAÇÃO-AÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
TEACHERS EDUCATION
ACTION RESEARCH
CONTINUING EDUCATION
description A identidade é definida pela relação que estabelecemos com os outros que estão à nossa volta, que nos ajudam a “vermo-nos” como uma pessoa com características próprias. A escola é, assim, um espaço privilegiado para essa perceção, pela interação que proporciona, que deve criar ambientes estimulantes e ricos, condições fundamentais para o desenvolvimento adequado de qualquer indivíduo. Tendo em conta estes pressupostos, a educação inclusiva faz todo o sentido. No entanto, suscita dúvidas e questionamentos aos professores, sobretudo a nível da implementação de estratégias que têm em conta a turma como uma entidade heterogénea. Donde a pertinência de formação neste âmbito, alguma da qual, decorrente de investigação que realizámos ou orientámos, refletimos aqui.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-30T18:38:14Z
2012-01-01T00:00:00Z
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/2349
url http://hdl.handle.net/10437/2349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136317978705920