Redenção e deformidade: a poética do estranhamento como discurso teológico da modernidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bartolomei, Teresa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/32717
Resumo: O processo psicológico da identificação emocional com o herói é o paradigma domi-nante da civilização literária ocidental desde a sua descrição na Poética de Aristóteles como mecanismo básico da receção da obra por parte do leitor/espetador, e a sua adoção como vetor primário daquela edificação moral prezada na antiguidade clássica e na tradição cristã como função antropológica essencial da literatura.Gesto fundador da modernidade literária a partir, pelo menos, do fim do século XIX, numa inovação que seria teorizada sistematicamente na dramaturgia do estranhamento de Bertolt Brecht, a rutura com este paradig-ma implica uma mudança radical não apenas do discurso antropológico veiculado pela lite-ratura e da interpretação do seu papel como agente moral, mas também do discurso te-ológico por ela implícita ou explicitamente desenvolvido. Com referência final à obra de duas escritoras símbolo desta evolução como Flannery O Connor e Clarice Lispector, focalizar-se-á o núcleo teológico da poética do estranhamento, de desativação da identificação empática com o protagonista: é através da intolerável, repugnante, deformidade (moral e estéti-ca) do ser humano que a redenção se manifesta como ocorrência, imprevisível e humanamente impossível, da Graça, como abismo incompreensível em que a transcendência se abre caminho, derrubando todo o raciocínio, toda a expetati-va, toda a lógica. Porque a redenção é Graça, não Lei.
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