Marketing como fator de sucesso para os empreendedores em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Luís Sérgio dos Santos Amaral
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8506
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como requisito parcial para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_17251e5a0809228c91742151acf1b431
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8506
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing como fator de sucesso para os empreendedores em PortugalMarketingEmpreendedorismoComunicaçãoSucessoPortugalEntrepreneurshipCommunicationSuccessDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como requisito parcial para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Um tema muito abordado em Portugal nos últimos anos é o empreendedorismo, apontado até como solução para a economia nacional se relançar, e olhado também cada vez mais como o caminho para a geração Y (nascidos entre 1980 e 2000), que encontra muita dificuldade em entrar no mercado de trabalho e porque é também uma geração que ambiciona, mais que as anteriores, a sua independência laboral. Para tal, há neles uma reconhecida veia empreendedora que se reflete, por exemplo, em várias associações de jovens empreendedores, de espaços de co-work e de espaços disponíveis para startups que funcionam como incubadoras de empresas. Neste trabalho, propõe-se aferir a perceção dos empreendedores sobre a importância e possível influência do marketing como condição para o sucesso das suas empresas, com a possibilidade de distinguir das ferramentas do marketing e da comunicação quais são valorizadas como mais influentes no sucesso empresarial em Portugal. Foi efetuado um inquérito on-line a empreendedores em Portugal, conseguiu-se uma cobertura variada de empreendedores e empresas, que permitiu perceber quais as ferramentas de marketing e comunicação a que dão um maior ou menor grau de importância para o seu caminho de sucesso empresarial, e foi também questionado sobre esta área quais as ferramentas que mais gostariam de apostar no futuro, para conseguirmos perceber o que já valorizam e o que vêm no horizonte como aposta, nestas áreas, para incrementar o seu sucesso.ABSTRACT: Over the last few years, in Portugal, the entrepreneurship subject has been approached and pointed as a possible solution to national economy come back. Is also seen, more and more, as the way to succeed by generation Y (those who were born between 1980 and 2000), who's have huge difficulty to get into the business world market, and because it is a generation that aims more than the others for their labor independence, and for that there are in them a known entrepreneurial vein which is reflected, for example, on several associations of young entrepreneurs, on co-work spots and on dedicated start-up places that work as business incubators. This work is to understand the entrepreneur’s perception about the importance and influence of marketing as condition to his company success, with the possibility to distinguish which marketing and communication tools are recognize as being more influential on company’s success in Portugal. An online inquiry was performed on entrepreneurs in Portugal, reaching several national regions, as well, different entrepreneurs and enterprises profiles, allowing us to understand which marketing and communication tools could be related to a successful business path. Was also questioned which would be the best tools to use in the future to understand what is already valued and what they see as a long shot, in these areas, to increase the successInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialRodrigues, Paulo José FariasRCIPLFonseca, Luís Sérgio dos Santos Amaral2018-05-15T13:22:26Z2017-11-172017-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8506TID:201822997porFONSECA, Luís Sérgio dos Santos Amaral – Marketing como fator de sucesso para os empreendedores em Portugal. Lisboa: IPL, Escola Superior de Comunicação Social, 2017. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:01Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:15.585575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing como fator de sucesso para os empreendedores em Portugal
title Marketing como fator de sucesso para os empreendedores em Portugal
spellingShingle Marketing como fator de sucesso para os empreendedores em Portugal
Fonseca, Luís Sérgio dos Santos Amaral
Marketing
Empreendedorismo
Comunicação
Sucesso
Portugal
Entrepreneurship
Communication
Success
title_short Marketing como fator de sucesso para os empreendedores em Portugal
title_full Marketing como fator de sucesso para os empreendedores em Portugal
title_fullStr Marketing como fator de sucesso para os empreendedores em Portugal
title_full_unstemmed Marketing como fator de sucesso para os empreendedores em Portugal
title_sort Marketing como fator de sucesso para os empreendedores em Portugal
author Fonseca, Luís Sérgio dos Santos Amaral
author_facet Fonseca, Luís Sérgio dos Santos Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Paulo José Farias
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Luís Sérgio dos Santos Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Empreendedorismo
Comunicação
Sucesso
Portugal
Entrepreneurship
Communication
Success
topic Marketing
Empreendedorismo
Comunicação
Sucesso
Portugal
Entrepreneurship
Communication
Success
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como requisito parcial para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17
2017-11-17T00:00:00Z
2018-05-15T13:22:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8506
TID:201822997
url http://hdl.handle.net/10400.21/8506
identifier_str_mv TID:201822997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv FONSECA, Luís Sérgio dos Santos Amaral – Marketing como fator de sucesso para os empreendedores em Portugal. Lisboa: IPL, Escola Superior de Comunicação Social, 2017. Dissertação de mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133434227982336