O impacto das caraterísticas do empreendedor no crescimento das startups: um olhar sobre Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/21918 |
Resumo: | Nos últimos tempos, tem-se vindo a assistir a um crescimento dos níveis de interesse por parte das nações na promoção do empreendedorismo. Assim, dada a carência de mudança no mundo atual, o empreendedorismo surge como vetor fulcral, introduzindo dinamismo nos mercados estagnados, através da mudança tecnológica, da inovação e da reestruturação dos processos. Contudo, apesar de todos os potenciais benefícios, este é um processo bastante árduo e incerto, na medida em que, muitas das empresas criadas acabam por falhar nos primeiros cinco anos de atividade. Neste sentido, é imprescindível que, durante o percurso de criação e implementação das empresas, os indivíduos responsáveis, designados por empreendedores, consigam antecipar riscos e adaptar as suas organizações rapidamente às mudanças de forma a capitalizarem ao máximo os seus recursos. Posto isto, a presente dissertação pretende estudar o empreendedor enquanto indivíduo e como agente crucial para o crescimento das organizações, tendo como foco a análise das suas caraterísticas pessoais e o impacto das mesmas no crescimento das "startups". Deste modo, foram realizados dois questionários a uma amostra de 87 empreendedores e, adicionalmente, procedeu-se à realização de dez entrevistas com o objetivo de complementar a informação dos dados recolhidos com uma abordagem qualitativa e uma perspetiva mais pessoal. Por fim, os resultados revelaram que existem determinadas caraterísticas que potenciam e influenciam o crescimento das "startups", sendo as mais determinantes a liderança, a necessidade de realização, a proatividade e a resiliência e adaptabilidade. |
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O impacto das caraterísticas do empreendedor no crescimento das startups: um olhar sobre PortugalEmpreendedorismoStartupEmpreendedorCaraterísticas pessoaisSucessoEntrepreneurshipEntrepreneurPersonal characteristicsSuccessNos últimos tempos, tem-se vindo a assistir a um crescimento dos níveis de interesse por parte das nações na promoção do empreendedorismo. Assim, dada a carência de mudança no mundo atual, o empreendedorismo surge como vetor fulcral, introduzindo dinamismo nos mercados estagnados, através da mudança tecnológica, da inovação e da reestruturação dos processos. Contudo, apesar de todos os potenciais benefícios, este é um processo bastante árduo e incerto, na medida em que, muitas das empresas criadas acabam por falhar nos primeiros cinco anos de atividade. Neste sentido, é imprescindível que, durante o percurso de criação e implementação das empresas, os indivíduos responsáveis, designados por empreendedores, consigam antecipar riscos e adaptar as suas organizações rapidamente às mudanças de forma a capitalizarem ao máximo os seus recursos. Posto isto, a presente dissertação pretende estudar o empreendedor enquanto indivíduo e como agente crucial para o crescimento das organizações, tendo como foco a análise das suas caraterísticas pessoais e o impacto das mesmas no crescimento das "startups". Deste modo, foram realizados dois questionários a uma amostra de 87 empreendedores e, adicionalmente, procedeu-se à realização de dez entrevistas com o objetivo de complementar a informação dos dados recolhidos com uma abordagem qualitativa e uma perspetiva mais pessoal. Por fim, os resultados revelaram que existem determinadas caraterísticas que potenciam e influenciam o crescimento das "startups", sendo as mais determinantes a liderança, a necessidade de realização, a proatividade e a resiliência e adaptabilidade.In recent times, we have been witnessing an increase in the levels of interest by nations in promoting entrepreneurship. Thus, given the lack of change in the current world, entrepreneurship emerges as a key vector, introducing dynamism in stagnant markets, through technological change, innovation and process restructuring. However, despite all the potential benefits, this is a very arduous and uncertain process, to the extent that many of the companies created end up failing in the first five years of activity. In this sense, it is essential that, during the course of creating and implementing companies, the responsible individuals, known as entrepreneurs, are able to anticipate risks and adapt their organizations quickly to changes in order to capitalize their resources to the maximum. That said, this dissertation aims to study the entrepreneur as an individual and as a key agent for the growth of organizations, focusing on the analysis of their personal characteristics and their impact on the growth of startups. In this way, two questionnaires were carried out on a sample of 87 entrepreneurs and, additionally, ten interviews were held with the purpose of complementing the information of the collected data with a qualitative approach and a more personal perspective. Finally, the results revealed that there are certain characteristics that enhance and influence the growth of startups, the most crucial being leadership, the need for achievement, proactivity and resilience and adaptability.2021-02-04T14:37:05Z2020-12-22T00:00:00Z2020-12-222020-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21918TID:202585611porLuís, Tomás Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:47:23Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:22:57.864541Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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