Análise do mercado turístico do Parque Natural da Serra da Estrela: estudo de segmentação e implicações para o planeamento de marketing de áreas-destino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Maria Lúcia Pires da Silva
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17607
Resumo: O presente trabalho tem por objectivos principais conhecer as características do mercado turístico do Parque Natural da Serra da Estrela e identificar segmentos de mercado que permitam uma selecção do mercado-alvo. Estes objectivos conduzem a uma meta final que é proporcionar às empresas turísticas da região um conhecimento mais profundo dos mercados, permitindo-lhes definir uma oferta adequada às necessidades, desejos e atitudes do(s) seu(s) mercado(s)-alvo. Para tal, procedeu-se a uma necessária pesquisa bibliográfica e recolha de dados através de inquérito por questionário que foi administrado, essencialmente, segundo uma abordagem pessoal e, excepcionalmente, por abordagem impessoal via intermediário. A análise da informação foi feita com o apoio do programa informático SPSS (“Statistical Package for the Social Sciences”). Procedeu-se, em primeiro lugar, a uma análise descritiva que permitiu um conhecimento global do mercado e, em segundo lugar, a uma segmentação a priori baseada nas variáveis geográfica e demográfica. Foram identificados e caracterizados três segmentos, que induzem o desenvolvimento de ofertas específicas. Este conhecimento do mercado tem como objectivo a definição de estratégias de desenvolvimento de turismo que estejam de acordo com os objectivos do desenvolvimento de uma área protegida. Foram ainda referidas algumas sugestões com vista a um melhor aproveitamento das potencialidades da região, que é uma área protegida, mas sempre no sentido da sustentabilidade.
id RCAP_172f83ff69cd021b148661b34508deae
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17607
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise do mercado turístico do Parque Natural da Serra da Estrela: estudo de segmentação e implicações para o planeamento de marketing de áreas-destinoIndústria do turismoPlaneamento do turismoTurismo, MarketingSerra da Estrela(Portugal) - Análise de mercadoO presente trabalho tem por objectivos principais conhecer as características do mercado turístico do Parque Natural da Serra da Estrela e identificar segmentos de mercado que permitam uma selecção do mercado-alvo. Estes objectivos conduzem a uma meta final que é proporcionar às empresas turísticas da região um conhecimento mais profundo dos mercados, permitindo-lhes definir uma oferta adequada às necessidades, desejos e atitudes do(s) seu(s) mercado(s)-alvo. Para tal, procedeu-se a uma necessária pesquisa bibliográfica e recolha de dados através de inquérito por questionário que foi administrado, essencialmente, segundo uma abordagem pessoal e, excepcionalmente, por abordagem impessoal via intermediário. A análise da informação foi feita com o apoio do programa informático SPSS (“Statistical Package for the Social Sciences”). Procedeu-se, em primeiro lugar, a uma análise descritiva que permitiu um conhecimento global do mercado e, em segundo lugar, a uma segmentação a priori baseada nas variáveis geográfica e demográfica. Foram identificados e caracterizados três segmentos, que induzem o desenvolvimento de ofertas específicas. Este conhecimento do mercado tem como objectivo a definição de estratégias de desenvolvimento de turismo que estejam de acordo com os objectivos do desenvolvimento de uma área protegida. Foram ainda referidas algumas sugestões com vista a um melhor aproveitamento das potencialidades da região, que é uma área protegida, mas sempre no sentido da sustentabilidade.The purpose of the current work is to analyse the profile of the tourist market of the Natural Park of Serra da Estrela and to identify market segments which may allow a selection of the target market. Results should enable tourist companies in the region to get an accurate knowledge of the market, allowing them to develop a supply corresponding to the needs, wishes and attitudes of their target market. Accordingly, we have undertaken a review of bibliography and collected data through a survey, supported by a questionnaire which was mainly administered using a personal approach and, exceptionally, with an impersonal approach, via intermediaries. The data analysis was supported by the computer program SPSS (“Statistical Package for the Social Sciences”). At first, a descriptive analysis was performed, which permitted a profiling of the global market and, secondly, an a priori segmentation was undertaken, based on geographical and demographical variables. Three segments were identified and characterized, which could lead to the development of specific elements of supply. This knowledge of the market aims at the definition of strategies of tourism development, in accordance with the overall development objectives of a protected area. Some suggestions were advanced to make a better use of the potentialities of the region, which is a protected area, always according to the perspective of sustainability.Universidade de Aveiro10000-01-01T00:00:00Z2004-01-01T00:00:00Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17607porLeitão, Maria Lúcia Pires da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:27Zoai:ria.ua.pt:10773/17607Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:36.577622Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise do mercado turístico do Parque Natural da Serra da Estrela: estudo de segmentação e implicações para o planeamento de marketing de áreas-destino
title Análise do mercado turístico do Parque Natural da Serra da Estrela: estudo de segmentação e implicações para o planeamento de marketing de áreas-destino
spellingShingle Análise do mercado turístico do Parque Natural da Serra da Estrela: estudo de segmentação e implicações para o planeamento de marketing de áreas-destino
Leitão, Maria Lúcia Pires da Silva
Indústria do turismo
Planeamento do turismo
Turismo, Marketing
Serra da Estrela(Portugal) - Análise de mercado
title_short Análise do mercado turístico do Parque Natural da Serra da Estrela: estudo de segmentação e implicações para o planeamento de marketing de áreas-destino
title_full Análise do mercado turístico do Parque Natural da Serra da Estrela: estudo de segmentação e implicações para o planeamento de marketing de áreas-destino
title_fullStr Análise do mercado turístico do Parque Natural da Serra da Estrela: estudo de segmentação e implicações para o planeamento de marketing de áreas-destino
title_full_unstemmed Análise do mercado turístico do Parque Natural da Serra da Estrela: estudo de segmentação e implicações para o planeamento de marketing de áreas-destino
title_sort Análise do mercado turístico do Parque Natural da Serra da Estrela: estudo de segmentação e implicações para o planeamento de marketing de áreas-destino
author Leitão, Maria Lúcia Pires da Silva
author_facet Leitão, Maria Lúcia Pires da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Maria Lúcia Pires da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria do turismo
Planeamento do turismo
Turismo, Marketing
Serra da Estrela(Portugal) - Análise de mercado
topic Indústria do turismo
Planeamento do turismo
Turismo, Marketing
Serra da Estrela(Portugal) - Análise de mercado
description O presente trabalho tem por objectivos principais conhecer as características do mercado turístico do Parque Natural da Serra da Estrela e identificar segmentos de mercado que permitam uma selecção do mercado-alvo. Estes objectivos conduzem a uma meta final que é proporcionar às empresas turísticas da região um conhecimento mais profundo dos mercados, permitindo-lhes definir uma oferta adequada às necessidades, desejos e atitudes do(s) seu(s) mercado(s)-alvo. Para tal, procedeu-se a uma necessária pesquisa bibliográfica e recolha de dados através de inquérito por questionário que foi administrado, essencialmente, segundo uma abordagem pessoal e, excepcionalmente, por abordagem impessoal via intermediário. A análise da informação foi feita com o apoio do programa informático SPSS (“Statistical Package for the Social Sciences”). Procedeu-se, em primeiro lugar, a uma análise descritiva que permitiu um conhecimento global do mercado e, em segundo lugar, a uma segmentação a priori baseada nas variáveis geográfica e demográfica. Foram identificados e caracterizados três segmentos, que induzem o desenvolvimento de ofertas específicas. Este conhecimento do mercado tem como objectivo a definição de estratégias de desenvolvimento de turismo que estejam de acordo com os objectivos do desenvolvimento de uma área protegida. Foram ainda referidas algumas sugestões com vista a um melhor aproveitamento das potencialidades da região, que é uma área protegida, mas sempre no sentido da sustentabilidade.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 10000-01-01T00:00:00Z
2004-01-01T00:00:00Z
2004
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17607
url http://hdl.handle.net/10773/17607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137576422998016