A experiência turística nos destinos de montanha: os cinco sentidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateiro, Bárbara Manuela de Jesus
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/15951
Resumo: O objetivo da presente dissertação é analisar a experiência turística vivida nos destinos de montanha, nomeadamente no Parque Natural da Serra da Estrela, com especial incidência sobre o papel que a dimensão sensorial possui nas restantes dimensões da experiência. A concretização deste objetivo obrigou a uma reflexão teórica acerca do marketing sensorial, da experiência turística multissensorial e do turismo praticado nos destinos de montanha. Com base nessas reflexões, apoiadas por uma extensa revisão da literatura, constatou-se que os destinos de montanha são propícios ao desenvolvimento de experiências multissensoriais, que permitem satisfazer as necessidades do novo tipo de turista – este é mais sensível a experiências emocionais e sensoriais, autênticas e únicas, que contribuam para um envolvimento mais intenso com o destino e para a construção da sua própria identidade. Contudo, apesar da relevância do turismo de montanha a nível global e da importância dos cinco sentidos na vida do indivíduo, a experiência turística multissensorial nos destinos de montanha constitui ainda uma área de investigação incipiente, sendo de grande interesse conhecer e avaliar a importância da dimensão sensorial nas restantes dimensões da experiência turística. Para este efeito, realizou-se uma pesquisa empírica, com inquérito dirigido a visitantes de montanha. A recolha dos dados primários foi realizada via inquérito por questionário, aplicado a 241 visitantes da Serra da Estrela, durante os meses de julho e agosto de 2015. Permitiu a descrição do perfil do visitante de montanha e ainda o estudo das relações entre a dimensão sensorial e as outras dimensões da experiência, bem como das relações existentes entre a dimensão sensorial e as consequências da experiência (satisfação e lealdade). Entre várias conclusões encontradas, sobressaiu a relação existente entre as características individuais, as motivações, o perfil comportamental e a dimensão sensorial, as relações maioritariamente positivas entre a dimensão sensorial e as restantes dimensões da experiência, e a relação positiva entre a dimensão sensorial e a satisfação e lealdade. As conclusões permitiram uma melhor compreensão das implicações que a dimensão sensorial da experiência tem para o desenvolvimento sustentável e competitivo dos destinos de montanha.
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Com base nessas reflexões, apoiadas por uma extensa revisão da literatura, constatou-se que os destinos de montanha são propícios ao desenvolvimento de experiências multissensoriais, que permitem satisfazer as necessidades do novo tipo de turista – este é mais sensível a experiências emocionais e sensoriais, autênticas e únicas, que contribuam para um envolvimento mais intenso com o destino e para a construção da sua própria identidade. Contudo, apesar da relevância do turismo de montanha a nível global e da importância dos cinco sentidos na vida do indivíduo, a experiência turística multissensorial nos destinos de montanha constitui ainda uma área de investigação incipiente, sendo de grande interesse conhecer e avaliar a importância da dimensão sensorial nas restantes dimensões da experiência turística. Para este efeito, realizou-se uma pesquisa empírica, com inquérito dirigido a visitantes de montanha. A recolha dos dados primários foi realizada via inquérito por questionário, aplicado a 241 visitantes da Serra da Estrela, durante os meses de julho e agosto de 2015. Permitiu a descrição do perfil do visitante de montanha e ainda o estudo das relações entre a dimensão sensorial e as outras dimensões da experiência, bem como das relações existentes entre a dimensão sensorial e as consequências da experiência (satisfação e lealdade). Entre várias conclusões encontradas, sobressaiu a relação existente entre as características individuais, as motivações, o perfil comportamental e a dimensão sensorial, as relações maioritariamente positivas entre a dimensão sensorial e as restantes dimensões da experiência, e a relação positiva entre a dimensão sensorial e a satisfação e lealdade. As conclusões permitiram uma melhor compreensão das implicações que a dimensão sensorial da experiência tem para o desenvolvimento sustentável e competitivo dos destinos de montanha.The purpose of this dissertation is to provide an analysis of the tourist experience lived in mountain destinations, namely in the Serra da Estrela Natural Park. Its aim is to analyse the influence of the sensory dimension on the other dimensions of the tourist experience. To achieve that purpose, a literature review has been undertaken on the topics of sensory marketing, multisensory tourist experience, and mountain tourism. It was possible to observe that mountain destinations often lead to the development of multisensory experiences, which are more likely to meet the needs of the new tourist. This kind of tourist is more sensitive to the emotional and sensory experiences that are authentic, unique leading to more intense involvement with the destination, and which may contribute to the construction of his/her identity. However, despite the global relevance of mountain tourism and the crucial role of the five senses in the life of individuals, the multisensory tourist experience in mountain destinations is still scarcely researched. It would be of great interest to analyse and evaluate the importance of the sensory dimension for all the other dimensions of the tourist experience. For this purpose, an empirical study was undertaken directed at mountain tourists. Primary data was collected through a questionnaire survey answered by 241 visitors of the Serra da Estrela, during the months of July and August 2015. Data results revealed the mountain tourists’ profile and the relationship between the sensory dimension and the other dimensions of the experience, as well as that between the sensory dimension and the consequences of the experience (satisfaction and loyalty). One of the main conclusions from the analysis is the existence of a relationship between the sensory dimension and the visitors’ individual features, motivations and behaviour profile. The relationship between the sensory dimension and all the other dimensions of the experience is mostly positive. A positive relation between the sensory dimension and satisfaction and loyalty was also found. Study findings have, thus, provided a better understanding of the impact of the sensory dimension of tourist experiences on the sustainable and competitive development of mountain destinations.Universidade de Aveiro2016-07-21T11:29:36Z2015-12-01T00:00:00Z2015-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15951TID:201567369porMateiro, Bárbara Manuela de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:29:36Zoai:ria.ua.pt:10773/15951Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:11.989535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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