A planificação como estratégia de envolvimento parental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1154 http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/1154 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito do estágio profissionalizante do curso de mestrado de Educação Pré-Escolar. Tendo em conta as necessidades da instituição, da equipa pedagógica, das crianças e dos pais e da importância de tornar a escola num espaço, cada vez mais, aberto à participação de todos, a estagiária propôs-se a intervir tendo em consideração esses fatores. Para compreender melhor a relação que se estabelece entre pais e jardim-de-infância recorreu-se a uma metodologia de investigação para perceber “Em que medida a participação das famílias no Jardim-de-Infância pode ser efetuada e enriquecida pela intervenção dos pais na planificação das atividades?” Deste modo, partindo desta estratégia de intervenção dos pais no jardim-de-infância será descrita a prática desenvolvida com um grupo de crianças de 5 anos atendendo às sugestões dos pais incluídas nas planificações das atividades. Este documento salienta um confronto entre a prática e a fundamentação teórica de diversos autores. |
id |
RCAP_173b286b28f680e72fb5718953852c7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1154 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A planificação como estratégia de envolvimento parentalIntervenção educativaEnvolvimento parentalPré-escolarO presente relatório surge no âmbito do estágio profissionalizante do curso de mestrado de Educação Pré-Escolar. Tendo em conta as necessidades da instituição, da equipa pedagógica, das crianças e dos pais e da importância de tornar a escola num espaço, cada vez mais, aberto à participação de todos, a estagiária propôs-se a intervir tendo em consideração esses fatores. Para compreender melhor a relação que se estabelece entre pais e jardim-de-infância recorreu-se a uma metodologia de investigação para perceber “Em que medida a participação das famílias no Jardim-de-Infância pode ser efetuada e enriquecida pela intervenção dos pais na planificação das atividades?” Deste modo, partindo desta estratégia de intervenção dos pais no jardim-de-infância será descrita a prática desenvolvida com um grupo de crianças de 5 anos atendendo às sugestões dos pais incluídas nas planificações das atividades. Este documento salienta um confronto entre a prática e a fundamentação teórica de diversos autores.This report appears as the result of the professional stage taken in the master course of Preschool Education. Taking into account the needs of the institution, of the educational team , children and parents , and as well, the importance of turning the school in an open space to the participation of all interested, this apprenticetook the incentive to interview not forgetting the elements mentioned before. To better understand the relationship that is been established between parents and kindergarden, appealed to a research methodology of investigation wasto understand therefore essential: “ In what kind of measure the participation of families in childhood gardens can be made and enriched by the intervention of the parents in the plannification of activities?” That way, starting with this strategy of parents intervention in Kind Garden there will be described the practice developed with a group of children with the age of 5 years reminding the “parents’ suggestions” in what scheduling of activities is concern.2012-07-18T11:11:57Z2013-05-20T14:05:57Z2012-06-01T00:00:00Z2012-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1154http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/1154porDomingues, Diana Filipa Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:39Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:40.219040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A planificação como estratégia de envolvimento parental |
title |
A planificação como estratégia de envolvimento parental |
spellingShingle |
A planificação como estratégia de envolvimento parental Domingues, Diana Filipa Vieira Intervenção educativa Envolvimento parental Pré-escolar |
title_short |
A planificação como estratégia de envolvimento parental |
title_full |
A planificação como estratégia de envolvimento parental |
title_fullStr |
A planificação como estratégia de envolvimento parental |
title_full_unstemmed |
A planificação como estratégia de envolvimento parental |
title_sort |
A planificação como estratégia de envolvimento parental |
author |
Domingues, Diana Filipa Vieira |
author_facet |
Domingues, Diana Filipa Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingues, Diana Filipa Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intervenção educativa Envolvimento parental Pré-escolar |
topic |
Intervenção educativa Envolvimento parental Pré-escolar |
description |
O presente relatório surge no âmbito do estágio profissionalizante do curso de mestrado de Educação Pré-Escolar. Tendo em conta as necessidades da instituição, da equipa pedagógica, das crianças e dos pais e da importância de tornar a escola num espaço, cada vez mais, aberto à participação de todos, a estagiária propôs-se a intervir tendo em consideração esses fatores. Para compreender melhor a relação que se estabelece entre pais e jardim-de-infância recorreu-se a uma metodologia de investigação para perceber “Em que medida a participação das famílias no Jardim-de-Infância pode ser efetuada e enriquecida pela intervenção dos pais na planificação das atividades?” Deste modo, partindo desta estratégia de intervenção dos pais no jardim-de-infância será descrita a prática desenvolvida com um grupo de crianças de 5 anos atendendo às sugestões dos pais incluídas nas planificações das atividades. Este documento salienta um confronto entre a prática e a fundamentação teórica de diversos autores. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-18T11:11:57Z 2012-06-01T00:00:00Z 2012-06 2013-05-20T14:05:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1154 http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/1154 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1154 http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/1154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131620034215936 |