The repeat viewing in the context of metacinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chinita, Fátima
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14591/aniki.v1n2.34
Resumo: Repeat viewing is a very specific activity practiced foremost by the cinephiliac spectator. Latelly it has become connected with the use of new technologies and the existence of metanarrative or hybrid films. The more complex the moving pictures turn out to be and the more available the technologies of reproduction become, the more chances the metacinema has of satisfying one of the basic needs of the meta-spectator: to get close to the creator by way of the film. Whatever the degree and type of this filmic attraction, one thing is for sure: these spectators have a strong urge to feel that the creation belongs partially to them. Some creators, such as David Lynch, happily oblige.
id RCAP_1757e2c281d204a7e764ad1662ebf7a9
oai_identifier_str oai:aim.org.pt/ojs/:article/34
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The repeat viewing in the context of metacinemaO repeat viewing no contexto do metacinemaRepeat viewingmetacinemaauthorial discoursemeta spectatormeta directorRepeat viewingmetacinemadiscurso autoralmeta espetadormetacineastaRepeat viewing is a very specific activity practiced foremost by the cinephiliac spectator. Latelly it has become connected with the use of new technologies and the existence of metanarrative or hybrid films. The more complex the moving pictures turn out to be and the more available the technologies of reproduction become, the more chances the metacinema has of satisfying one of the basic needs of the meta-spectator: to get close to the creator by way of the film. Whatever the degree and type of this filmic attraction, one thing is for sure: these spectators have a strong urge to feel that the creation belongs partially to them. Some creators, such as David Lynch, happily oblige.Partindo da explicação daquilo que neste ensaio se entende por “metacinema” e a sua relevância como discurso autoral sobre a sétima arte, aborda-se o fenómeno do visionamento múltiplo de uma mesma obra (aspeto conhecido em inglês como “repeat viewing”). Este fenómeno permite um contato privilegiado entre o meta espetador, propenso a aderir em maior grau aos metafilmes, e o meta realizador, inclinado a construir uma carreira em torno da execução dos mesmos. Em causa está o visionamento e o fabrico de obras, direta ou indiretamente, especializadas no universo cinematográfico. A mediação do dispositivo cinematográfico na projeção em sala ou a apropriação de novas e cada vez mais versáteis tecnologias de captação e reprodução audiovisual permite transformar o vidente cinéfilo num utilizador compulsivo, conferindo ao cinema atualmente uma dimensão háptica que ele não detinha da mesma forma anteriormente. O espetador apropria-se de obras criadas por outrem, atribuindo-lhes uma nova forma e um novo sentido, mas dentro de um contexto cinéfilo. Inversamente, o criador é voluntariamente apropriado pela indústria, permitindo o consumo de si mesmo nas edições em videograma e trabalhando internamente as obras e os seus mecanismos formais e narrativos para geraram maior e mais multiplicadas formas de consumo junto dos espetadores. Assim se fomenta uma jornada que não é do herói, mas sim do vidente. Para concluir, defende-se que a maior acessibilidade fílmica permitida pela disseminação de novas janelas de consumo cinematográfico incrementa o repeat viewing e uma apropriação cada vez maior das obras, mas em contrapartida, pode desencadear a nulidade do discurso metacinematográfico e o esboroar do metacinema como tal.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2014-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdftext/htmlhttps://doi.org/10.14591/aniki.v1n2.34https://doi.org/10.14591/aniki.v1n2.34Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 1 No 2 (2014): Art and cinema; 226-240Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 1 n. 2 (2014): Arte e cinema; 226-2402183-1750reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/34http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/34/55http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/34/htmlChinita, Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T02:01:31Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/34Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:08.808204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The repeat viewing in the context of metacinema
O repeat viewing no contexto do metacinema
title The repeat viewing in the context of metacinema
spellingShingle The repeat viewing in the context of metacinema
Chinita, Fátima
Repeat viewing
metacinema
authorial discourse
meta spectator
meta director
Repeat viewing
metacinema
discurso autoral
meta espetador
metacineasta
title_short The repeat viewing in the context of metacinema
title_full The repeat viewing in the context of metacinema
title_fullStr The repeat viewing in the context of metacinema
title_full_unstemmed The repeat viewing in the context of metacinema
title_sort The repeat viewing in the context of metacinema
author Chinita, Fátima
author_facet Chinita, Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chinita, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Repeat viewing
metacinema
authorial discourse
meta spectator
meta director
Repeat viewing
metacinema
discurso autoral
meta espetador
metacineasta
topic Repeat viewing
metacinema
authorial discourse
meta spectator
meta director
Repeat viewing
metacinema
discurso autoral
meta espetador
metacineasta
description Repeat viewing is a very specific activity practiced foremost by the cinephiliac spectator. Latelly it has become connected with the use of new technologies and the existence of metanarrative or hybrid films. The more complex the moving pictures turn out to be and the more available the technologies of reproduction become, the more chances the metacinema has of satisfying one of the basic needs of the meta-spectator: to get close to the creator by way of the film. Whatever the degree and type of this filmic attraction, one thing is for sure: these spectators have a strong urge to feel that the creation belongs partially to them. Some creators, such as David Lynch, happily oblige.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14591/aniki.v1n2.34
https://doi.org/10.14591/aniki.v1n2.34
url https://doi.org/10.14591/aniki.v1n2.34
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/34
http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/34/55
http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/34/html
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
publisher.none.fl_str_mv AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
dc.source.none.fl_str_mv Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 1 No 2 (2014): Art and cinema; 226-240
Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 1 n. 2 (2014): Arte e cinema; 226-240
2183-1750
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137058779824129