The repeat viewing in the context of metacinema
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14591/aniki.v1n2.34 |
Resumo: | Repeat viewing is a very specific activity practiced foremost by the cinephiliac spectator. Latelly it has become connected with the use of new technologies and the existence of metanarrative or hybrid films. The more complex the moving pictures turn out to be and the more available the technologies of reproduction become, the more chances the metacinema has of satisfying one of the basic needs of the meta-spectator: to get close to the creator by way of the film. Whatever the degree and type of this filmic attraction, one thing is for sure: these spectators have a strong urge to feel that the creation belongs partially to them. Some creators, such as David Lynch, happily oblige. |
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The repeat viewing in the context of metacinemaO repeat viewing no contexto do metacinemaRepeat viewingmetacinemaauthorial discoursemeta spectatormeta directorRepeat viewingmetacinemadiscurso autoralmeta espetadormetacineastaRepeat viewing is a very specific activity practiced foremost by the cinephiliac spectator. Latelly it has become connected with the use of new technologies and the existence of metanarrative or hybrid films. The more complex the moving pictures turn out to be and the more available the technologies of reproduction become, the more chances the metacinema has of satisfying one of the basic needs of the meta-spectator: to get close to the creator by way of the film. Whatever the degree and type of this filmic attraction, one thing is for sure: these spectators have a strong urge to feel that the creation belongs partially to them. Some creators, such as David Lynch, happily oblige.Partindo da explicação daquilo que neste ensaio se entende por “metacinema” e a sua relevância como discurso autoral sobre a sétima arte, aborda-se o fenómeno do visionamento múltiplo de uma mesma obra (aspeto conhecido em inglês como “repeat viewing”). Este fenómeno permite um contato privilegiado entre o meta espetador, propenso a aderir em maior grau aos metafilmes, e o meta realizador, inclinado a construir uma carreira em torno da execução dos mesmos. Em causa está o visionamento e o fabrico de obras, direta ou indiretamente, especializadas no universo cinematográfico. A mediação do dispositivo cinematográfico na projeção em sala ou a apropriação de novas e cada vez mais versáteis tecnologias de captação e reprodução audiovisual permite transformar o vidente cinéfilo num utilizador compulsivo, conferindo ao cinema atualmente uma dimensão háptica que ele não detinha da mesma forma anteriormente. O espetador apropria-se de obras criadas por outrem, atribuindo-lhes uma nova forma e um novo sentido, mas dentro de um contexto cinéfilo. Inversamente, o criador é voluntariamente apropriado pela indústria, permitindo o consumo de si mesmo nas edições em videograma e trabalhando internamente as obras e os seus mecanismos formais e narrativos para geraram maior e mais multiplicadas formas de consumo junto dos espetadores. Assim se fomenta uma jornada que não é do herói, mas sim do vidente. Para concluir, defende-se que a maior acessibilidade fílmica permitida pela disseminação de novas janelas de consumo cinematográfico incrementa o repeat viewing e uma apropriação cada vez maior das obras, mas em contrapartida, pode desencadear a nulidade do discurso metacinematográfico e o esboroar do metacinema como tal.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2014-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdftext/htmlhttps://doi.org/10.14591/aniki.v1n2.34https://doi.org/10.14591/aniki.v1n2.34Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 1 No 2 (2014): Art and cinema; 226-240Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 1 n. 2 (2014): Arte e cinema; 226-2402183-1750reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/34http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/34/55http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/34/htmlChinita, Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T02:01:31Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/34Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:08.808204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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