Brincar com coisas sérias: a abordagem dos fénomenos físicos de luz e cor no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Joana Manuela Amorim de Barros
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1391
Resumo: O jardim-de-infância é um lugar que permite às crianças o contacto com experiências e situações novas, levando-as a aprofundar informações sobre o mundo exterior. As crianças gostam de observar e interpretar a natureza e os fenómenos que observam no seu dia-a-dia. Como tal, a abordagem das ciências permite estimular a curiosidade das crianças para conhecer e compreender o mundo que as rodeia, permitindo-lhes adquirirem as primeiras noções científicas, resultantes da interação com o meio envolvente. Neste estudo, a questão de investigação formulada foi gerada em torno de saber se “É possível alterar as conceções das crianças sobre os fenómenos de luz e cor?”. Para o efeito foram definidos quatro objetivos: identificar as conceções das crianças sobre os fenómenos de luz e cor; explorar as conceções identificadas nas crianças de modo a promover a alteração dessas conceções; intervir no momento de alterar as conceções das crianças acerca dos fenómenos de luz e cor; avaliar a alteração das conceções das crianças sobre os fenómenos em análise. Este estudo desenvolveu-se num jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo inserido no Agrupamento de Escolas da Abelheira, e teve como participantes 25 crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. Recorre-se a uma metodologia qualitativa, centrado no estudo de caso, tendo-se optado por uma recolha de dados, apoiada na observação participante; nas narrativas das crianças; nos registos audiovisuais e fotográficos e nos desenhos das crianças. Os resultados deste estudo mostram que algumas crianças possuem já conceções prévias acerca da temática em análise, verbalizando respostas e registando corretamente os fenómenos que observam. As crianças mais novas revelaram uma menor capacidade em exprimirem verbalmente os seus conceitos. Em termos de linguagem científica encontrava-se num nível idêntico em todas as crianças, consistindo em respostas curtas e simples mas que as crianças foram aprofundando ao longo do estudo. As atividades propostas promoveram a alteração das conceções prévias na maioria do grupo. Constata-se que as crianças envolveram-se nas atividades e adquiriram novos conceitos relacionados com a luz e cor, revelando algum pensamento científico, através da forma como comunicavam e explicavam os fenómenos que observaram.
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Para o efeito foram definidos quatro objetivos: identificar as conceções das crianças sobre os fenómenos de luz e cor; explorar as conceções identificadas nas crianças de modo a promover a alteração dessas conceções; intervir no momento de alterar as conceções das crianças acerca dos fenómenos de luz e cor; avaliar a alteração das conceções das crianças sobre os fenómenos em análise. Este estudo desenvolveu-se num jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo inserido no Agrupamento de Escolas da Abelheira, e teve como participantes 25 crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. Recorre-se a uma metodologia qualitativa, centrado no estudo de caso, tendo-se optado por uma recolha de dados, apoiada na observação participante; nas narrativas das crianças; nos registos audiovisuais e fotográficos e nos desenhos das crianças. Os resultados deste estudo mostram que algumas crianças possuem já conceções prévias acerca da temática em análise, verbalizando respostas e registando corretamente os fenómenos que observam. As crianças mais novas revelaram uma menor capacidade em exprimirem verbalmente os seus conceitos. Em termos de linguagem científica encontrava-se num nível idêntico em todas as crianças, consistindo em respostas curtas e simples mas que as crianças foram aprofundando ao longo do estudo. As atividades propostas promoveram a alteração das conceções prévias na maioria do grupo. Constata-se que as crianças envolveram-se nas atividades e adquiriram novos conceitos relacionados com a luz e cor, revelando algum pensamento científico, através da forma como comunicavam e explicavam os fenómenos que observaram.Preschool is a place where children are allowed to have contact with new experiences and situations, leading them to deepen their understanding of the outside world. Children like to observe and interpret nature and the phenomena they perceive in their daily lives. Therefore, the approach to science stimulates children’s curiosity to get to know and understand more about the world around them, allowing them to acquire their first scientific notions, as a result of the interaction with their surroundings. In this study, the research question raised was: “Is it possible to change children´s conceptions of light and colour phenomena?”. For this purpose, four objectives were defined: identification of children’s conceptions about light and colour phenomena; exploring the conceptions identified in children with the purpose of promoting the change of those conceptions; intervention at the moment of changing children’s conceptions about light and colour phenomena and assessment of the changes of the children’s conceptions about the phenomena in analysis. This study was carried out in a preschool in the municipality of Viana do Castelo, part of the Abelheira school cluster, having 25 children as participants aged between three and five years old. Using a qualitative methodology, based on a case study approach, data collection was the method chosen, supported by participant observation, children’s narratives and drawings and audiovisual and photographic recording. The results of this study show that some children already possess early conceptions about the subject in analysis, verbalizing and registering the phenomena they observe. Younger children revealed a less ability to verbally express their understanding of concepts. Scientific language was found to be at a similar level in all children, consisting of short and simple answers that were deepened by the children throughout the study. The proposed activities promoted a change in early age conceptions in most of the group. It was observed that the children were involved in the activities and acquired new concepts related to light and colour, revealing some scientific thought through communications and explanations of the phenomena they observed.2015-11-20T15:55:32Z2013-11-13T00:00:00Z2013-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1391TID:201508567porPinto, Joana Manuela Amorim de Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:39:01Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:56.103902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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