Vídeos de curta duração como recurso didático no ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardozo, Bárbara Barroso Issa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23678
Resumo: Os vídeos de curta duração para o Ensino de Física são amplamente utilizados, uma vez que são de fácil acesso e permitem mostrar experimentos e fenômenos físicos que muitas vezes não podem ser realizados em sala por condições adversas. Tendo em vista que a maioria dos vídeos para o Ensino de Física contém uma explicação por de trás do fenômeno apresentado, o uso de vídeos acaba se restringindo ao ensino tradicional, pois não permite que os estudantes questionem e cheguem às suas próprias conclusões sobre o fenômeno. Neste trabalho foram produzidos 6 vídeos, e apenas metade são para a utilização com os alunos e a outra metade é voltada para os docentes. Os vídeos para serem reproduzidos em sala de aula não possuem explicação dos fenômenos, visando que os alunos possam elaborar suas próprias hipóteses respondendo às perguntas feitas no vídeo. Os vídeos de uso exclusivo dos professores contêm sugestões didáticas para aulas não tradicionais, como por exemplo efetuar pausas para que os alunos possam expor suas concepções prévias, hipóteses e opiniões. O professor é orientado a promover discussões de modo com que as concepções prévias possam ser confrontadas pelos alunos. Sugerimos alguns experimentos complementares aqueles apresentados nos vídeos e que podem ser feitos em sala de aula. No final de todas as atividades os alunos devem participar de uma discussão com toda a turma e depois fazer uma atividade escrita individual sobre o tema da aula, onde podemos verificar a compreensão dos alunos sobre a discussão e atividades feitas em grupo. Desta forma acreditamos que o aluno pode ser o protagonista de seu próprio aprendizado. Devido à pandemia da SARSCOV-2 e às medidas restritivas para controle da pandemia, não foi possível aplicar os vídeos em sala de aula, sendo esta uma medida que pode ser feita em trabalhos futuros.
id UFF-2_838bf3ffb6de82811de08b1848334d94
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23678
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Vídeos de curta duração como recurso didático no ensino de FísicaVídeosEnsino de FísicaEnsino InvestigativoFenômenos LuminososVídeosEnsino de FísicaEnsino investigativoFenômenos LuminososProdução intelectualVideos for Physics TeachingInquiry-based LearningLuminous PhenomenaOs vídeos de curta duração para o Ensino de Física são amplamente utilizados, uma vez que são de fácil acesso e permitem mostrar experimentos e fenômenos físicos que muitas vezes não podem ser realizados em sala por condições adversas. Tendo em vista que a maioria dos vídeos para o Ensino de Física contém uma explicação por de trás do fenômeno apresentado, o uso de vídeos acaba se restringindo ao ensino tradicional, pois não permite que os estudantes questionem e cheguem às suas próprias conclusões sobre o fenômeno. Neste trabalho foram produzidos 6 vídeos, e apenas metade são para a utilização com os alunos e a outra metade é voltada para os docentes. Os vídeos para serem reproduzidos em sala de aula não possuem explicação dos fenômenos, visando que os alunos possam elaborar suas próprias hipóteses respondendo às perguntas feitas no vídeo. Os vídeos de uso exclusivo dos professores contêm sugestões didáticas para aulas não tradicionais, como por exemplo efetuar pausas para que os alunos possam expor suas concepções prévias, hipóteses e opiniões. O professor é orientado a promover discussões de modo com que as concepções prévias possam ser confrontadas pelos alunos. Sugerimos alguns experimentos complementares aqueles apresentados nos vídeos e que podem ser feitos em sala de aula. No final de todas as atividades os alunos devem participar de uma discussão com toda a turma e depois fazer uma atividade escrita individual sobre o tema da aula, onde podemos verificar a compreensão dos alunos sobre a discussão e atividades feitas em grupo. Desta forma acreditamos que o aluno pode ser o protagonista de seu próprio aprendizado. Devido à pandemia da SARSCOV-2 e às medidas restritivas para controle da pandemia, não foi possível aplicar os vídeos em sala de aula, sendo esta uma medida que pode ser feita em trabalhos futuros.Short videos for the teaching of Physics is widely used, as they are easily accessible and allow showing experiments and physical phenomena that often cannot be performed in a classroom due to adverse conditions. Given that most videos for Physics Teaching contain an explanation behind the phenomenon presented, the use of videos ends up being restricted to traditional teaching, as it does not allow students to question and reach their own conclusions about the phenomenon. In this work, 6 videos were produced, and only half are for use with students and the other half is for teachers. The videos to be played in the classroom do not have an explanation of the phenomena, so that students can elaborate their own hypotheses by answering the questions asked in the video. The videos for the exclusive use of teachers contain didactic suggestions for non-traditional classes, such as taking breaks so that students can expose their previous conceptions, hypotheses and opinions. The teacher is guided to promote discussions so that previous conceptions can be confronted by students. We suggest some complementary experiments to those presented in the videos and that can be done in the classroom. At the end of all activities, students must participate in a discussion with the whole class and then do an individual written activity on the topic of the class, where we can check the students' understanding of the discussion and group activities. In this way, we believe that the student can be the protagonist of their own learning. Due to the SARS COV-2 pandemic and the restrictive measures to control the pandemic, it was not possible to apply the videos in the classroom, which is a measure that can be taken in future works.Universidade Federal FluminenseNiteróiAlmeida, Lucia da Cruz deAlmeida, Lucia da Cruz deMotta, Carlos Eduardo MathiasBarrelo Jr, NelsonCardozo, Bárbara Barroso Issa2021-11-18T12:58:08Z2021-11-18T12:58:08Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCardozo, Bárbara Barroso Issa. Vídeos de curta duração como recurso didático no ensino de Física. 2021. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23678Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-18T13:21:32Zoai:app.uff.br:1/23678Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-18T13:21:32Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Vídeos de curta duração como recurso didático no ensino de Física
title Vídeos de curta duração como recurso didático no ensino de Física
spellingShingle Vídeos de curta duração como recurso didático no ensino de Física
Cardozo, Bárbara Barroso Issa
Vídeos
Ensino de Física
Ensino Investigativo
Fenômenos Luminosos
Vídeos
Ensino de Física
Ensino investigativo
Fenômenos Luminosos
Produção intelectual
Videos for Physics Teaching
Inquiry-based Learning
Luminous Phenomena
title_short Vídeos de curta duração como recurso didático no ensino de Física
title_full Vídeos de curta duração como recurso didático no ensino de Física
title_fullStr Vídeos de curta duração como recurso didático no ensino de Física
title_full_unstemmed Vídeos de curta duração como recurso didático no ensino de Física
title_sort Vídeos de curta duração como recurso didático no ensino de Física
author Cardozo, Bárbara Barroso Issa
author_facet Cardozo, Bárbara Barroso Issa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Lucia da Cruz de
Almeida, Lucia da Cruz de
Motta, Carlos Eduardo Mathias
Barrelo Jr, Nelson
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardozo, Bárbara Barroso Issa
dc.subject.por.fl_str_mv Vídeos
Ensino de Física
Ensino Investigativo
Fenômenos Luminosos
Vídeos
Ensino de Física
Ensino investigativo
Fenômenos Luminosos
Produção intelectual
Videos for Physics Teaching
Inquiry-based Learning
Luminous Phenomena
topic Vídeos
Ensino de Física
Ensino Investigativo
Fenômenos Luminosos
Vídeos
Ensino de Física
Ensino investigativo
Fenômenos Luminosos
Produção intelectual
Videos for Physics Teaching
Inquiry-based Learning
Luminous Phenomena
description Os vídeos de curta duração para o Ensino de Física são amplamente utilizados, uma vez que são de fácil acesso e permitem mostrar experimentos e fenômenos físicos que muitas vezes não podem ser realizados em sala por condições adversas. Tendo em vista que a maioria dos vídeos para o Ensino de Física contém uma explicação por de trás do fenômeno apresentado, o uso de vídeos acaba se restringindo ao ensino tradicional, pois não permite que os estudantes questionem e cheguem às suas próprias conclusões sobre o fenômeno. Neste trabalho foram produzidos 6 vídeos, e apenas metade são para a utilização com os alunos e a outra metade é voltada para os docentes. Os vídeos para serem reproduzidos em sala de aula não possuem explicação dos fenômenos, visando que os alunos possam elaborar suas próprias hipóteses respondendo às perguntas feitas no vídeo. Os vídeos de uso exclusivo dos professores contêm sugestões didáticas para aulas não tradicionais, como por exemplo efetuar pausas para que os alunos possam expor suas concepções prévias, hipóteses e opiniões. O professor é orientado a promover discussões de modo com que as concepções prévias possam ser confrontadas pelos alunos. Sugerimos alguns experimentos complementares aqueles apresentados nos vídeos e que podem ser feitos em sala de aula. No final de todas as atividades os alunos devem participar de uma discussão com toda a turma e depois fazer uma atividade escrita individual sobre o tema da aula, onde podemos verificar a compreensão dos alunos sobre a discussão e atividades feitas em grupo. Desta forma acreditamos que o aluno pode ser o protagonista de seu próprio aprendizado. Devido à pandemia da SARSCOV-2 e às medidas restritivas para controle da pandemia, não foi possível aplicar os vídeos em sala de aula, sendo esta uma medida que pode ser feita em trabalhos futuros.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-18T12:58:08Z
2021-11-18T12:58:08Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cardozo, Bárbara Barroso Issa. Vídeos de curta duração como recurso didático no ensino de Física. 2021. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23678
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Cardozo, Bárbara Barroso Issa. Vídeos de curta duração como recurso didático no ensino de Física. 2021. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2021.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/23678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135440227041280