Gestão de conteúdos pedagógicos em ambiente de e-Learning : contribuição para um modelo na Universidade de Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caixinha, Hélder José Marques
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1703
Resumo: Cada vez mais as instituições de ensino e formação, optam pela disponibilização de ambientes de e-Learning, como ambientes suportados na Web para a mediação electrónica dos seus processos de ensino e aprendizagem. Estes últimos fazem uso de um elevado número de conteúdos cuja gestão coloca desafios adicionais a todos os envolvidos. No contexto das instituições de ensino superior, a gestão dos seus conteúdos pedagógicos é influenciada pelas múltiplas realidades em que esta se processa, fruto da autonomia e do isolamento, em que muitos desses envolvidos actuam. No seio das instituições e dos seus ambientes de e-Learning, é fundamental a definição dum modelo transversal para a gestão de conteúdos pedagógicos. Um modelo que proponha para os conteúdos, um novo ciclo de vida, organizado em etapas com os seus processos, intervenientes e tecnologias subjacentes. O presente trabalho teve por objectivos: caracterizar a actual gestão de conteúdos pedagógicos no ambiente de e-Learning da Universidade de Aveiro (UA), contribuir para um modelo para essa gestão e para adequar a acção da Unidade Operacional para o e-Learning (UOe-L) no suporte a essa gestão de conteúdos. Partindo duma revisão bibliográfica e da análise do contexto institucional, que se consubstanciaram na definição dum referencial, foi realizada uma recolha de dados através de múltiplos instrumentos: uma análise documental, vários questionários e a observação dos sítios na plataforma e dos conteúdos aí existentes. O referencial utilizado baseou-se na sistematização de aspectos referenciados por Ann Rockley e na decomposição do ciclo de vida dos conteúdos, proposta por Betty Collis e Allard Strijker. Os resultados encontrados mostram uma gestão de conteúdos pedagógicos no ambiente de e-Learning da UA, centrada na disponibilização destes em apoio e complemento a actividades presenciais e onde os utilizadores, actuando isolados, revelam ainda uma menor apetência para a partilha e reutilização de conteúdos entre si. Com uma plataforma de e-Learning, não totalmente explorada, importa a difusão de boas práticas, para a clarificação de algumas etapas do ciclo de vida dos conteúdos e dos processos que aí ocorrem. Foram apontados assim, alguns contributos para um modelo para a gestão de conteúdos e para a adequação da acção de suporte prestada pela UOe-L. ABSTRACT: Institutions dealing with education and training, are increasingly deploying e-Learning environments, as Web environments dedicated to an electronic mediation of its teaching and learning processes. These processes make use of a growing number of digital content, a fact that poses additional challenges to all involved participants. In a higher education institutional context, the management of its educational content suffers the influence of a multitude of contexts in which it takes place, due in some extent, to the autonomy and isolation where many of the participants develop their work Among these institutions with e-Learning environments, is crucial to define a learning content management model. One that proposes a new content life cycle, structured around different stages including the related processes, involved participants, and underlying technologies. The purposes drawn for this work were: characterize the current learning content management ongoing in University of Aveiro’s e-Learning environment; Contribute to a content management model for that environment; and adapt and optimise to these changes the UOe-L’s support action. Beginning with a literature review and an institutional context analysis, which lead into the development of an analysis model, a data collection effort was conducted based on multiple instruments: a documental analysis, questionnaires and an observation of several course sites and theirs learning content. The analysis model used was based on the systematization of issues mentioned by Ann Rockley and the decomposition of a learning content life cycle, proposed by Betty Collis and Allard Strijker. The results obtained show a content management in the institution’s e-Learning environment focused on complementing face-to-face course activities, with online learning content, and with users working alone still not fully sharing or reusing that content between them. With an e-Learning platform not fully exploited, it’s crucial to promote a good practice’s dissemination effort, to explain some content life cycle stages and the processes that occur within them. Contributions to a content management model and the adequacy of UOe-L’s support action were raised.
id RCAP_1769b2466f0940c3dd6963e9e57ecf6e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1703
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão de conteúdos pedagógicos em ambiente de e-Learning : contribuição para um modelo na Universidade de AveiroGestão da informaçãoE-learningEnsino à distânciaInternetCada vez mais as instituições de ensino e formação, optam pela disponibilização de ambientes de e-Learning, como ambientes suportados na Web para a mediação electrónica dos seus processos de ensino e aprendizagem. Estes últimos fazem uso de um elevado número de conteúdos cuja gestão coloca desafios adicionais a todos os envolvidos. No contexto das instituições de ensino superior, a gestão dos seus conteúdos pedagógicos é influenciada pelas múltiplas realidades em que esta se processa, fruto da autonomia e do isolamento, em que muitos desses envolvidos actuam. No seio das instituições e dos seus ambientes de e-Learning, é fundamental a definição dum modelo transversal para a gestão de conteúdos pedagógicos. Um modelo que proponha para os conteúdos, um novo ciclo de vida, organizado em etapas com os seus processos, intervenientes e tecnologias subjacentes. O presente trabalho teve por objectivos: caracterizar a actual gestão de conteúdos pedagógicos no ambiente de e-Learning da Universidade de Aveiro (UA), contribuir para um modelo para essa gestão e para adequar a acção da Unidade Operacional para o e-Learning (UOe-L) no suporte a essa gestão de conteúdos. Partindo duma revisão bibliográfica e da análise do contexto institucional, que se consubstanciaram na definição dum referencial, foi realizada uma recolha de dados através de múltiplos instrumentos: uma análise documental, vários questionários e a observação dos sítios na plataforma e dos conteúdos aí existentes. O referencial utilizado baseou-se na sistematização de aspectos referenciados por Ann Rockley e na decomposição do ciclo de vida dos conteúdos, proposta por Betty Collis e Allard Strijker. Os resultados encontrados mostram uma gestão de conteúdos pedagógicos no ambiente de e-Learning da UA, centrada na disponibilização destes em apoio e complemento a actividades presenciais e onde os utilizadores, actuando isolados, revelam ainda uma menor apetência para a partilha e reutilização de conteúdos entre si. Com uma plataforma de e-Learning, não totalmente explorada, importa a difusão de boas práticas, para a clarificação de algumas etapas do ciclo de vida dos conteúdos e dos processos que aí ocorrem. Foram apontados assim, alguns contributos para um modelo para a gestão de conteúdos e para a adequação da acção de suporte prestada pela UOe-L. ABSTRACT: Institutions dealing with education and training, are increasingly deploying e-Learning environments, as Web environments dedicated to an electronic mediation of its teaching and learning processes. These processes make use of a growing number of digital content, a fact that poses additional challenges to all involved participants. In a higher education institutional context, the management of its educational content suffers the influence of a multitude of contexts in which it takes place, due in some extent, to the autonomy and isolation where many of the participants develop their work Among these institutions with e-Learning environments, is crucial to define a learning content management model. One that proposes a new content life cycle, structured around different stages including the related processes, involved participants, and underlying technologies. The purposes drawn for this work were: characterize the current learning content management ongoing in University of Aveiro’s e-Learning environment; Contribute to a content management model for that environment; and adapt and optimise to these changes the UOe-L’s support action. Beginning with a literature review and an institutional context analysis, which lead into the development of an analysis model, a data collection effort was conducted based on multiple instruments: a documental analysis, questionnaires and an observation of several course sites and theirs learning content. The analysis model used was based on the systematization of issues mentioned by Ann Rockley and the decomposition of a learning content life cycle, proposed by Betty Collis and Allard Strijker. The results obtained show a content management in the institution’s e-Learning environment focused on complementing face-to-face course activities, with online learning content, and with users working alone still not fully sharing or reusing that content between them. With an e-Learning platform not fully exploited, it’s crucial to promote a good practice’s dissemination effort, to explain some content life cycle stages and the processes that occur within them. Contributions to a content management model and the adequacy of UOe-L’s support action were raised.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:45:46Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1703porCaixinha, Hélder José Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:58:21Zoai:ria.ua.pt:10773/1703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:18.356338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de conteúdos pedagógicos em ambiente de e-Learning : contribuição para um modelo na Universidade de Aveiro
title Gestão de conteúdos pedagógicos em ambiente de e-Learning : contribuição para um modelo na Universidade de Aveiro
spellingShingle Gestão de conteúdos pedagógicos em ambiente de e-Learning : contribuição para um modelo na Universidade de Aveiro
Caixinha, Hélder José Marques
Gestão da informação
E-learning
Ensino à distância
Internet
title_short Gestão de conteúdos pedagógicos em ambiente de e-Learning : contribuição para um modelo na Universidade de Aveiro
title_full Gestão de conteúdos pedagógicos em ambiente de e-Learning : contribuição para um modelo na Universidade de Aveiro
title_fullStr Gestão de conteúdos pedagógicos em ambiente de e-Learning : contribuição para um modelo na Universidade de Aveiro
title_full_unstemmed Gestão de conteúdos pedagógicos em ambiente de e-Learning : contribuição para um modelo na Universidade de Aveiro
title_sort Gestão de conteúdos pedagógicos em ambiente de e-Learning : contribuição para um modelo na Universidade de Aveiro
author Caixinha, Hélder José Marques
author_facet Caixinha, Hélder José Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caixinha, Hélder José Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da informação
E-learning
Ensino à distância
Internet
topic Gestão da informação
E-learning
Ensino à distância
Internet
description Cada vez mais as instituições de ensino e formação, optam pela disponibilização de ambientes de e-Learning, como ambientes suportados na Web para a mediação electrónica dos seus processos de ensino e aprendizagem. Estes últimos fazem uso de um elevado número de conteúdos cuja gestão coloca desafios adicionais a todos os envolvidos. No contexto das instituições de ensino superior, a gestão dos seus conteúdos pedagógicos é influenciada pelas múltiplas realidades em que esta se processa, fruto da autonomia e do isolamento, em que muitos desses envolvidos actuam. No seio das instituições e dos seus ambientes de e-Learning, é fundamental a definição dum modelo transversal para a gestão de conteúdos pedagógicos. Um modelo que proponha para os conteúdos, um novo ciclo de vida, organizado em etapas com os seus processos, intervenientes e tecnologias subjacentes. O presente trabalho teve por objectivos: caracterizar a actual gestão de conteúdos pedagógicos no ambiente de e-Learning da Universidade de Aveiro (UA), contribuir para um modelo para essa gestão e para adequar a acção da Unidade Operacional para o e-Learning (UOe-L) no suporte a essa gestão de conteúdos. Partindo duma revisão bibliográfica e da análise do contexto institucional, que se consubstanciaram na definição dum referencial, foi realizada uma recolha de dados através de múltiplos instrumentos: uma análise documental, vários questionários e a observação dos sítios na plataforma e dos conteúdos aí existentes. O referencial utilizado baseou-se na sistematização de aspectos referenciados por Ann Rockley e na decomposição do ciclo de vida dos conteúdos, proposta por Betty Collis e Allard Strijker. Os resultados encontrados mostram uma gestão de conteúdos pedagógicos no ambiente de e-Learning da UA, centrada na disponibilização destes em apoio e complemento a actividades presenciais e onde os utilizadores, actuando isolados, revelam ainda uma menor apetência para a partilha e reutilização de conteúdos entre si. Com uma plataforma de e-Learning, não totalmente explorada, importa a difusão de boas práticas, para a clarificação de algumas etapas do ciclo de vida dos conteúdos e dos processos que aí ocorrem. Foram apontados assim, alguns contributos para um modelo para a gestão de conteúdos e para a adequação da acção de suporte prestada pela UOe-L. ABSTRACT: Institutions dealing with education and training, are increasingly deploying e-Learning environments, as Web environments dedicated to an electronic mediation of its teaching and learning processes. These processes make use of a growing number of digital content, a fact that poses additional challenges to all involved participants. In a higher education institutional context, the management of its educational content suffers the influence of a multitude of contexts in which it takes place, due in some extent, to the autonomy and isolation where many of the participants develop their work Among these institutions with e-Learning environments, is crucial to define a learning content management model. One that proposes a new content life cycle, structured around different stages including the related processes, involved participants, and underlying technologies. The purposes drawn for this work were: characterize the current learning content management ongoing in University of Aveiro’s e-Learning environment; Contribute to a content management model for that environment; and adapt and optimise to these changes the UOe-L’s support action. Beginning with a literature review and an institutional context analysis, which lead into the development of an analysis model, a data collection effort was conducted based on multiple instruments: a documental analysis, questionnaires and an observation of several course sites and theirs learning content. The analysis model used was based on the systematization of issues mentioned by Ann Rockley and the decomposition of a learning content life cycle, proposed by Betty Collis and Allard Strijker. The results obtained show a content management in the institution’s e-Learning environment focused on complementing face-to-face course activities, with online learning content, and with users working alone still not fully sharing or reusing that content between them. With an e-Learning platform not fully exploited, it’s crucial to promote a good practice’s dissemination effort, to explain some content life cycle stages and the processes that occur within them. Contributions to a content management model and the adequacy of UOe-L’s support action were raised.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:45:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1703
url http://hdl.handle.net/10773/1703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137452167790592