Uma abordagem do e-learning: valorização dos conteúdos e da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Alexandre Miguel Marques da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/27474
Resumo: Vivemos numa sociedade da informação e do conhecimento que está em constante mudança. As empresas precisam cada vez mais de mão-de-obra qualificada e de indivíduos com mais formação. Assim, para poder v alorizar as suas competências, um cidadão necessita de actualizar com relativa frequência os seus conhecimentos, recorrendo a instituições de ensino superior ou a empresas que prestam serviços nesta área. Desta forma, necessita de encontrar uma solução flexível, que lhe permita conciliar a sua aprendizagem com o seu trabalho. Esta dissertação aborda o e-learning como um método de ensino que promove essa flexibilidade, ou seja, está disponível 24 horas por dia/7 dias por semana, onde o aluno constrói o seu conhecimento, ao seu ritmo, sem ter a necessidade de se deslocar. No entanto, é ainda um método que não reúne consenso pois ainda há algumas reservas quanto à sua qualidade e eficácia. Há, então, ainda dúvidas se o e-learning apresenta algumas potencialidades e se oferece vantagens para os alunos e professores desta sociedade da informação e do conhecimento. Para dissipar estas e outras dúvidas, é preciso criar conteúdos com qualidade e valor, que se adaptem aos mais modernos conceitos de construção, como os objectos de aprendizagem e o Scorm, e não cair na tentação de aproveitar os conteúdos de aprendizagem que se utilizam nos cursos presenciais. Neste contexto, é necessário criar conteúdos multimédia, interactivos, que respondam aos requisitos dos autores no que se refere aos seus direitos, que sejam reutilizáveis e que facilitem a aprendizagem dos alunos. Para se poder aferir com maior correcção a eficácia e qualidade destes conteúdos e da aprendizagem dos alunos, é necessário haver um processo de avaliação cuidadosamente planeado e correctamente implementado. Desta forma, planeou-se como principal objectivo desta dissertação o estudo do e-learning numa perspectiva da valorização dos conteúdos e da aprendizagem, considerando como pontos chave deste estudo a construção destes conteúdos, os direitos de autor a eles associados e a necessária avaliação para verificação da sua qualidade e eficácia no processo de ensino/aprendizagem
id RCAP_5401248c749a1618d0f100751d6a07b9
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/27474
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma abordagem do e-learning: valorização dos conteúdos e da aprendizagemE-learningEnsino/aprendizagem à distânciaInternetTecnologias de informação e comunicação (TICs)Conteúdos de aprendizagemPropriedade intelectualAvaliação do e-learningMercado do e-learningVivemos numa sociedade da informação e do conhecimento que está em constante mudança. As empresas precisam cada vez mais de mão-de-obra qualificada e de indivíduos com mais formação. Assim, para poder v alorizar as suas competências, um cidadão necessita de actualizar com relativa frequência os seus conhecimentos, recorrendo a instituições de ensino superior ou a empresas que prestam serviços nesta área. Desta forma, necessita de encontrar uma solução flexível, que lhe permita conciliar a sua aprendizagem com o seu trabalho. Esta dissertação aborda o e-learning como um método de ensino que promove essa flexibilidade, ou seja, está disponível 24 horas por dia/7 dias por semana, onde o aluno constrói o seu conhecimento, ao seu ritmo, sem ter a necessidade de se deslocar. No entanto, é ainda um método que não reúne consenso pois ainda há algumas reservas quanto à sua qualidade e eficácia. Há, então, ainda dúvidas se o e-learning apresenta algumas potencialidades e se oferece vantagens para os alunos e professores desta sociedade da informação e do conhecimento. Para dissipar estas e outras dúvidas, é preciso criar conteúdos com qualidade e valor, que se adaptem aos mais modernos conceitos de construção, como os objectos de aprendizagem e o Scorm, e não cair na tentação de aproveitar os conteúdos de aprendizagem que se utilizam nos cursos presenciais. Neste contexto, é necessário criar conteúdos multimédia, interactivos, que respondam aos requisitos dos autores no que se refere aos seus direitos, que sejam reutilizáveis e que facilitem a aprendizagem dos alunos. Para se poder aferir com maior correcção a eficácia e qualidade destes conteúdos e da aprendizagem dos alunos, é necessário haver um processo de avaliação cuidadosamente planeado e correctamente implementado. Desta forma, planeou-se como principal objectivo desta dissertação o estudo do e-learning numa perspectiva da valorização dos conteúdos e da aprendizagem, considerando como pontos chave deste estudo a construção destes conteúdos, os direitos de autor a eles associados e a necessária avaliação para verificação da sua qualidade e eficácia no processo de ensino/aprendizagemWe live in an information and knowledge society that is in constant change. Companies need more and more qualified workmanship and persons with more formation. Thus, to valorise his competencies, a citizen needs to upgrade his knowledge with relative frequency, resorting to higher education institutions or to companies that render services in this area. In this manner, needs to find a flexible solution, which allows him to conciliate his apprenticeship with his work. This dissertation approaches e-learning like a learning method which promotes that flexibility, in other words, which is available 24/7, where students build their own knowledge, by their pace, without the necessity of travelling. Nevertheless, it is still a method that doesn’t bring consensus since there are yet some reserves in regard to its quality and effectiveness. There is, then, still some dubiousness if e-learning has any potentiality and if it offers advantages to students and teachers of this knowledge and information society. In order to dispel this and other doubts, it’s necessary to create contents with quality and value, suitable to the modern concepts of construction like Scorm and learning objects, and don’t yield to the temptation of using here the contents presented on the presential instruction. In this context, it’s necessary to build multimedia, interactive and reusable contents, that respond to the rights of their owners and that promote learners learning. In order to gauge with greater rectitude the effectiveness and quality of these contents and student’s learning, it’s necessary to carefully plan and correctly implement an evaluation process. In this manner, the first objective that was planned for this dissertation was the study of e-learning on a perspective of content and learning valorisation, considering as key points of this study the construction of these contents, the copyright to them associated and the necessary evaluation to verify it’s quality and effectiveness in the teaching/learning process2020-02-04T14:37:40Z2007-07-25T00:00:00Z2007-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27474porSilveira, Alexandre Miguel Marques dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:53:14Zoai:ria.ua.pt:10773/27474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:14.553938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem do e-learning: valorização dos conteúdos e da aprendizagem
title Uma abordagem do e-learning: valorização dos conteúdos e da aprendizagem
spellingShingle Uma abordagem do e-learning: valorização dos conteúdos e da aprendizagem
Silveira, Alexandre Miguel Marques da
E-learning
Ensino/aprendizagem à distância
Internet
Tecnologias de informação e comunicação (TICs)
Conteúdos de aprendizagem
Propriedade intelectual
Avaliação do e-learning
Mercado do e-learning
title_short Uma abordagem do e-learning: valorização dos conteúdos e da aprendizagem
title_full Uma abordagem do e-learning: valorização dos conteúdos e da aprendizagem
title_fullStr Uma abordagem do e-learning: valorização dos conteúdos e da aprendizagem
title_full_unstemmed Uma abordagem do e-learning: valorização dos conteúdos e da aprendizagem
title_sort Uma abordagem do e-learning: valorização dos conteúdos e da aprendizagem
author Silveira, Alexandre Miguel Marques da
author_facet Silveira, Alexandre Miguel Marques da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Alexandre Miguel Marques da
dc.subject.por.fl_str_mv E-learning
Ensino/aprendizagem à distância
Internet
Tecnologias de informação e comunicação (TICs)
Conteúdos de aprendizagem
Propriedade intelectual
Avaliação do e-learning
Mercado do e-learning
topic E-learning
Ensino/aprendizagem à distância
Internet
Tecnologias de informação e comunicação (TICs)
Conteúdos de aprendizagem
Propriedade intelectual
Avaliação do e-learning
Mercado do e-learning
description Vivemos numa sociedade da informação e do conhecimento que está em constante mudança. As empresas precisam cada vez mais de mão-de-obra qualificada e de indivíduos com mais formação. Assim, para poder v alorizar as suas competências, um cidadão necessita de actualizar com relativa frequência os seus conhecimentos, recorrendo a instituições de ensino superior ou a empresas que prestam serviços nesta área. Desta forma, necessita de encontrar uma solução flexível, que lhe permita conciliar a sua aprendizagem com o seu trabalho. Esta dissertação aborda o e-learning como um método de ensino que promove essa flexibilidade, ou seja, está disponível 24 horas por dia/7 dias por semana, onde o aluno constrói o seu conhecimento, ao seu ritmo, sem ter a necessidade de se deslocar. No entanto, é ainda um método que não reúne consenso pois ainda há algumas reservas quanto à sua qualidade e eficácia. Há, então, ainda dúvidas se o e-learning apresenta algumas potencialidades e se oferece vantagens para os alunos e professores desta sociedade da informação e do conhecimento. Para dissipar estas e outras dúvidas, é preciso criar conteúdos com qualidade e valor, que se adaptem aos mais modernos conceitos de construção, como os objectos de aprendizagem e o Scorm, e não cair na tentação de aproveitar os conteúdos de aprendizagem que se utilizam nos cursos presenciais. Neste contexto, é necessário criar conteúdos multimédia, interactivos, que respondam aos requisitos dos autores no que se refere aos seus direitos, que sejam reutilizáveis e que facilitem a aprendizagem dos alunos. Para se poder aferir com maior correcção a eficácia e qualidade destes conteúdos e da aprendizagem dos alunos, é necessário haver um processo de avaliação cuidadosamente planeado e correctamente implementado. Desta forma, planeou-se como principal objectivo desta dissertação o estudo do e-learning numa perspectiva da valorização dos conteúdos e da aprendizagem, considerando como pontos chave deste estudo a construção destes conteúdos, os direitos de autor a eles associados e a necessária avaliação para verificação da sua qualidade e eficácia no processo de ensino/aprendizagem
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-07-25T00:00:00Z
2007-07-25
2020-02-04T14:37:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/27474
url http://hdl.handle.net/10773/27474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137657507282944