Transição e adaptação à Universidade: Apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Leandro S.
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Soares,Ana Paula C., Ferreira,Joaquim Armando G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200005
Resumo: Este artigo analisa o processo de transição e adaptação à universidade e apresenta o Questionário de Vivências Académicas (QVA - Almeida & Ferreira, 1997). Este questionário, enquanto instrumento de despiste, conceptualiza o processo de transição e adaptação à universidade como um processo complexo onde, tanto as variáveis pessoais como as variáveis académicas e contextuais, interagem, afectando o modo como os estudantes se adaptam, realizam e desenvolvem na instituição do Ensino Superior em que estão inseridos. O QVA foi administrado a uma amostra de 1273 alunos a frequentar o primeiro ano de 41 licenciaturas da Universidade do Minho. Os resultados nas 17 subescalas que compõem o QVA, demonstram boas qualidades psicométricas, quer no que se refere aos valores de consistência interna, quer à dimensionalidade, o que corrobora a sua utilização enquanto um instrumento de despiste.
id RCAP_176ff61abf442e02e1101987d1eda5f8
oai_identifier_str oai:scielo:S0874-20492000000200005
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transição e adaptação à Universidade: Apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA)Ensino Superiortransiçãoadaptaçãorendimento académicodesenvolvimentovivências académicasEste artigo analisa o processo de transição e adaptação à universidade e apresenta o Questionário de Vivências Académicas (QVA - Almeida & Ferreira, 1997). Este questionário, enquanto instrumento de despiste, conceptualiza o processo de transição e adaptação à universidade como um processo complexo onde, tanto as variáveis pessoais como as variáveis académicas e contextuais, interagem, afectando o modo como os estudantes se adaptam, realizam e desenvolvem na instituição do Ensino Superior em que estão inseridos. O QVA foi administrado a uma amostra de 1273 alunos a frequentar o primeiro ano de 41 licenciaturas da Universidade do Minho. Os resultados nas 17 subescalas que compõem o QVA, demonstram boas qualidades psicométricas, quer no que se refere aos valores de consistência interna, quer à dimensionalidade, o que corrobora a sua utilização enquanto um instrumento de despiste.Associação Portuguesa de Psicologia (APP)Edições Colibri2000-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200005Psicologia v.14 n.2 2000reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200005Almeida,Leandro S.Soares,Ana Paula C.Ferreira,Joaquim Armando G.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:28Zoai:scielo:S0874-20492000000200005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:46.979101Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transição e adaptação à Universidade: Apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA)
title Transição e adaptação à Universidade: Apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA)
spellingShingle Transição e adaptação à Universidade: Apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA)
Almeida,Leandro S.
Ensino Superior
transição
adaptação
rendimento académico
desenvolvimento
vivências académicas
title_short Transição e adaptação à Universidade: Apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA)
title_full Transição e adaptação à Universidade: Apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA)
title_fullStr Transição e adaptação à Universidade: Apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA)
title_full_unstemmed Transição e adaptação à Universidade: Apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA)
title_sort Transição e adaptação à Universidade: Apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA)
author Almeida,Leandro S.
author_facet Almeida,Leandro S.
Soares,Ana Paula C.
Ferreira,Joaquim Armando G.
author_role author
author2 Soares,Ana Paula C.
Ferreira,Joaquim Armando G.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Leandro S.
Soares,Ana Paula C.
Ferreira,Joaquim Armando G.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
transição
adaptação
rendimento académico
desenvolvimento
vivências académicas
topic Ensino Superior
transição
adaptação
rendimento académico
desenvolvimento
vivências académicas
description Este artigo analisa o processo de transição e adaptação à universidade e apresenta o Questionário de Vivências Académicas (QVA - Almeida & Ferreira, 1997). Este questionário, enquanto instrumento de despiste, conceptualiza o processo de transição e adaptação à universidade como um processo complexo onde, tanto as variáveis pessoais como as variáveis académicas e contextuais, interagem, afectando o modo como os estudantes se adaptam, realizam e desenvolvem na instituição do Ensino Superior em que estão inseridos. O QVA foi administrado a uma amostra de 1273 alunos a frequentar o primeiro ano de 41 licenciaturas da Universidade do Minho. Os resultados nas 17 subescalas que compõem o QVA, demonstram boas qualidades psicométricas, quer no que se refere aos valores de consistência interna, quer à dimensionalidade, o que corrobora a sua utilização enquanto um instrumento de despiste.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200005
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia (APP)
Edições Colibri
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia (APP)
Edições Colibri
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia v.14 n.2 2000
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137317125881856