Transição e adaptação à Universidade: Apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200005 |
Resumo: | Este artigo analisa o processo de transição e adaptação à universidade e apresenta o Questionário de Vivências Académicas (QVA - Almeida & Ferreira, 1997). Este questionário, enquanto instrumento de despiste, conceptualiza o processo de transição e adaptação à universidade como um processo complexo onde, tanto as variáveis pessoais como as variáveis académicas e contextuais, interagem, afectando o modo como os estudantes se adaptam, realizam e desenvolvem na instituição do Ensino Superior em que estão inseridos. O QVA foi administrado a uma amostra de 1273 alunos a frequentar o primeiro ano de 41 licenciaturas da Universidade do Minho. Os resultados nas 17 subescalas que compõem o QVA, demonstram boas qualidades psicométricas, quer no que se refere aos valores de consistência interna, quer à dimensionalidade, o que corrobora a sua utilização enquanto um instrumento de despiste. |
id |
RCAP_176ff61abf442e02e1101987d1eda5f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0874-20492000000200005 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Transição e adaptação à Universidade: Apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA)Ensino Superiortransiçãoadaptaçãorendimento académicodesenvolvimentovivências académicasEste artigo analisa o processo de transição e adaptação à universidade e apresenta o Questionário de Vivências Académicas (QVA - Almeida & Ferreira, 1997). Este questionário, enquanto instrumento de despiste, conceptualiza o processo de transição e adaptação à universidade como um processo complexo onde, tanto as variáveis pessoais como as variáveis académicas e contextuais, interagem, afectando o modo como os estudantes se adaptam, realizam e desenvolvem na instituição do Ensino Superior em que estão inseridos. O QVA foi administrado a uma amostra de 1273 alunos a frequentar o primeiro ano de 41 licenciaturas da Universidade do Minho. Os resultados nas 17 subescalas que compõem o QVA, demonstram boas qualidades psicométricas, quer no que se refere aos valores de consistência interna, quer à dimensionalidade, o que corrobora a sua utilização enquanto um instrumento de despiste.Associação Portuguesa de Psicologia (APP)Edições Colibri2000-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200005Psicologia v.14 n.2 2000reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200005Almeida,Leandro S.Soares,Ana Paula C.Ferreira,Joaquim Armando G.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:28Zoai:scielo:S0874-20492000000200005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:46.979101Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transição e adaptação à Universidade: Apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA) |
title |
Transição e adaptação à Universidade: Apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA) |
spellingShingle |
Transição e adaptação à Universidade: Apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA) Almeida,Leandro S. Ensino Superior transição adaptação rendimento académico desenvolvimento vivências académicas |
title_short |
Transição e adaptação à Universidade: Apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA) |
title_full |
Transição e adaptação à Universidade: Apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA) |
title_fullStr |
Transição e adaptação à Universidade: Apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA) |
title_full_unstemmed |
Transição e adaptação à Universidade: Apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA) |
title_sort |
Transição e adaptação à Universidade: Apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA) |
author |
Almeida,Leandro S. |
author_facet |
Almeida,Leandro S. Soares,Ana Paula C. Ferreira,Joaquim Armando G. |
author_role |
author |
author2 |
Soares,Ana Paula C. Ferreira,Joaquim Armando G. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida,Leandro S. Soares,Ana Paula C. Ferreira,Joaquim Armando G. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior transição adaptação rendimento académico desenvolvimento vivências académicas |
topic |
Ensino Superior transição adaptação rendimento académico desenvolvimento vivências académicas |
description |
Este artigo analisa o processo de transição e adaptação à universidade e apresenta o Questionário de Vivências Académicas (QVA - Almeida & Ferreira, 1997). Este questionário, enquanto instrumento de despiste, conceptualiza o processo de transição e adaptação à universidade como um processo complexo onde, tanto as variáveis pessoais como as variáveis académicas e contextuais, interagem, afectando o modo como os estudantes se adaptam, realizam e desenvolvem na instituição do Ensino Superior em que estão inseridos. O QVA foi administrado a uma amostra de 1273 alunos a frequentar o primeiro ano de 41 licenciaturas da Universidade do Minho. Os resultados nas 17 subescalas que compõem o QVA, demonstram boas qualidades psicométricas, quer no que se refere aos valores de consistência interna, quer à dimensionalidade, o que corrobora a sua utilização enquanto um instrumento de despiste. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-07-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200005 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia (APP) Edições Colibri |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia (APP) Edições Colibri |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia v.14 n.2 2000 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137317125881856 |