Transição e adaptação à Universidade: apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Leandro S.
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Soares, Ana Paula, Ferreira, Joaquim Armando G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/12069
Resumo: Este artigo analisa o processo de transição e adaptação à Universidade e apresenta o Questionário de Vivências Académicas (QVA – Almeida & Ferreira, 1997). O questionário, com meros objectivos de despiste, assenta no princípio de que, em todos os processos de transição e adaptação, convergem as características anteriores dos indivíduos e as exigências inerentes ao novo estatuto e contexto. A interacção de todas estas variáveis operacionaliza a forma e a qualidade como cada estudante se adapta, realiza e desenvolve na instituição do Ensino Superior em que se insere. Tomando uma amostra de 1273 alunos do 1º ano de 41 licenciaturas da Universidade do Minho, descrevem-se os índices métricos das 17 subescalas que formam o QVA, assim como os valores da análise factorial exploratória da respectiva estrutura. Esta, parcialmente, agrupa as 17 subescalas nas três grandes áreas de variáveis aqui consideradas na análise da transição e adaptação dos estudantes ao Ensino Superior: (i) variáveis associadas à aprendizagem e rendimento académico; (ii) variáveis pessoais e de desenvolvimento psicossocial; e (iii) variáveis mais associadas ao contexto académico.
id RCAP_67c6ab99b12691d5a5676b1a6f1ca410
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12069
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transição e adaptação à Universidade: apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA)Questionário de Vivências AcadémicasTransição e adaptação à universidadeEnsino SuperiorRendimento académicoDesenvolvimentoVivências académicasEste artigo analisa o processo de transição e adaptação à Universidade e apresenta o Questionário de Vivências Académicas (QVA – Almeida & Ferreira, 1997). O questionário, com meros objectivos de despiste, assenta no princípio de que, em todos os processos de transição e adaptação, convergem as características anteriores dos indivíduos e as exigências inerentes ao novo estatuto e contexto. A interacção de todas estas variáveis operacionaliza a forma e a qualidade como cada estudante se adapta, realiza e desenvolve na instituição do Ensino Superior em que se insere. Tomando uma amostra de 1273 alunos do 1º ano de 41 licenciaturas da Universidade do Minho, descrevem-se os índices métricos das 17 subescalas que formam o QVA, assim como os valores da análise factorial exploratória da respectiva estrutura. Esta, parcialmente, agrupa as 17 subescalas nas três grandes áreas de variáveis aqui consideradas na análise da transição e adaptação dos estudantes ao Ensino Superior: (i) variáveis associadas à aprendizagem e rendimento académico; (ii) variáveis pessoais e de desenvolvimento psicossocial; e (iii) variáveis mais associadas ao contexto académico.Associação Portuguesa de PsicologiaUniversidade do MinhoAlmeida, Leandro S.Soares, Ana PaulaFerreira, Joaquim Armando G.20002000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/12069por"Psicologia." ISSN 0874-2049. 14:2 (2000) 189-208.0874-2049info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12069Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:22.166353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transição e adaptação à Universidade: apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA)
title Transição e adaptação à Universidade: apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA)
spellingShingle Transição e adaptação à Universidade: apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA)
Almeida, Leandro S.
Questionário de Vivências Académicas
Transição e adaptação à universidade
Ensino Superior
Rendimento académico
Desenvolvimento
Vivências académicas
title_short Transição e adaptação à Universidade: apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA)
title_full Transição e adaptação à Universidade: apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA)
title_fullStr Transição e adaptação à Universidade: apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA)
title_full_unstemmed Transição e adaptação à Universidade: apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA)
title_sort Transição e adaptação à Universidade: apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA)
author Almeida, Leandro S.
author_facet Almeida, Leandro S.
Soares, Ana Paula
Ferreira, Joaquim Armando G.
author_role author
author2 Soares, Ana Paula
Ferreira, Joaquim Armando G.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Leandro S.
Soares, Ana Paula
Ferreira, Joaquim Armando G.
dc.subject.por.fl_str_mv Questionário de Vivências Académicas
Transição e adaptação à universidade
Ensino Superior
Rendimento académico
Desenvolvimento
Vivências académicas
topic Questionário de Vivências Académicas
Transição e adaptação à universidade
Ensino Superior
Rendimento académico
Desenvolvimento
Vivências académicas
description Este artigo analisa o processo de transição e adaptação à Universidade e apresenta o Questionário de Vivências Académicas (QVA – Almeida & Ferreira, 1997). O questionário, com meros objectivos de despiste, assenta no princípio de que, em todos os processos de transição e adaptação, convergem as características anteriores dos indivíduos e as exigências inerentes ao novo estatuto e contexto. A interacção de todas estas variáveis operacionaliza a forma e a qualidade como cada estudante se adapta, realiza e desenvolve na instituição do Ensino Superior em que se insere. Tomando uma amostra de 1273 alunos do 1º ano de 41 licenciaturas da Universidade do Minho, descrevem-se os índices métricos das 17 subescalas que formam o QVA, assim como os valores da análise factorial exploratória da respectiva estrutura. Esta, parcialmente, agrupa as 17 subescalas nas três grandes áreas de variáveis aqui consideradas na análise da transição e adaptação dos estudantes ao Ensino Superior: (i) variáveis associadas à aprendizagem e rendimento académico; (ii) variáveis pessoais e de desenvolvimento psicossocial; e (iii) variáveis mais associadas ao contexto académico.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/12069
url http://hdl.handle.net/1822/12069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Psicologia." ISSN 0874-2049. 14:2 (2000) 189-208.
0874-2049
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132708044013568