Transição e adaptação à Universidade: apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/12069 |
Resumo: | Este artigo analisa o processo de transição e adaptação à Universidade e apresenta o Questionário de Vivências Académicas (QVA – Almeida & Ferreira, 1997). O questionário, com meros objectivos de despiste, assenta no princípio de que, em todos os processos de transição e adaptação, convergem as características anteriores dos indivíduos e as exigências inerentes ao novo estatuto e contexto. A interacção de todas estas variáveis operacionaliza a forma e a qualidade como cada estudante se adapta, realiza e desenvolve na instituição do Ensino Superior em que se insere. Tomando uma amostra de 1273 alunos do 1º ano de 41 licenciaturas da Universidade do Minho, descrevem-se os índices métricos das 17 subescalas que formam o QVA, assim como os valores da análise factorial exploratória da respectiva estrutura. Esta, parcialmente, agrupa as 17 subescalas nas três grandes áreas de variáveis aqui consideradas na análise da transição e adaptação dos estudantes ao Ensino Superior: (i) variáveis associadas à aprendizagem e rendimento académico; (ii) variáveis pessoais e de desenvolvimento psicossocial; e (iii) variáveis mais associadas ao contexto académico. |
id |
RCAP_67c6ab99b12691d5a5676b1a6f1ca410 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12069 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Transição e adaptação à Universidade: apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA)Questionário de Vivências AcadémicasTransição e adaptação à universidadeEnsino SuperiorRendimento académicoDesenvolvimentoVivências académicasEste artigo analisa o processo de transição e adaptação à Universidade e apresenta o Questionário de Vivências Académicas (QVA – Almeida & Ferreira, 1997). O questionário, com meros objectivos de despiste, assenta no princípio de que, em todos os processos de transição e adaptação, convergem as características anteriores dos indivíduos e as exigências inerentes ao novo estatuto e contexto. A interacção de todas estas variáveis operacionaliza a forma e a qualidade como cada estudante se adapta, realiza e desenvolve na instituição do Ensino Superior em que se insere. Tomando uma amostra de 1273 alunos do 1º ano de 41 licenciaturas da Universidade do Minho, descrevem-se os índices métricos das 17 subescalas que formam o QVA, assim como os valores da análise factorial exploratória da respectiva estrutura. Esta, parcialmente, agrupa as 17 subescalas nas três grandes áreas de variáveis aqui consideradas na análise da transição e adaptação dos estudantes ao Ensino Superior: (i) variáveis associadas à aprendizagem e rendimento académico; (ii) variáveis pessoais e de desenvolvimento psicossocial; e (iii) variáveis mais associadas ao contexto académico.Associação Portuguesa de PsicologiaUniversidade do MinhoAlmeida, Leandro S.Soares, Ana PaulaFerreira, Joaquim Armando G.20002000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/12069por"Psicologia." ISSN 0874-2049. 14:2 (2000) 189-208.0874-2049info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12069Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:22.166353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transição e adaptação à Universidade: apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA) |
title |
Transição e adaptação à Universidade: apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA) |
spellingShingle |
Transição e adaptação à Universidade: apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA) Almeida, Leandro S. Questionário de Vivências Académicas Transição e adaptação à universidade Ensino Superior Rendimento académico Desenvolvimento Vivências académicas |
title_short |
Transição e adaptação à Universidade: apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA) |
title_full |
Transição e adaptação à Universidade: apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA) |
title_fullStr |
Transição e adaptação à Universidade: apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA) |
title_full_unstemmed |
Transição e adaptação à Universidade: apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA) |
title_sort |
Transição e adaptação à Universidade: apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA) |
author |
Almeida, Leandro S. |
author_facet |
Almeida, Leandro S. Soares, Ana Paula Ferreira, Joaquim Armando G. |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Ana Paula Ferreira, Joaquim Armando G. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Leandro S. Soares, Ana Paula Ferreira, Joaquim Armando G. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Questionário de Vivências Académicas Transição e adaptação à universidade Ensino Superior Rendimento académico Desenvolvimento Vivências académicas |
topic |
Questionário de Vivências Académicas Transição e adaptação à universidade Ensino Superior Rendimento académico Desenvolvimento Vivências académicas |
description |
Este artigo analisa o processo de transição e adaptação à Universidade e apresenta o Questionário de Vivências Académicas (QVA – Almeida & Ferreira, 1997). O questionário, com meros objectivos de despiste, assenta no princípio de que, em todos os processos de transição e adaptação, convergem as características anteriores dos indivíduos e as exigências inerentes ao novo estatuto e contexto. A interacção de todas estas variáveis operacionaliza a forma e a qualidade como cada estudante se adapta, realiza e desenvolve na instituição do Ensino Superior em que se insere. Tomando uma amostra de 1273 alunos do 1º ano de 41 licenciaturas da Universidade do Minho, descrevem-se os índices métricos das 17 subescalas que formam o QVA, assim como os valores da análise factorial exploratória da respectiva estrutura. Esta, parcialmente, agrupa as 17 subescalas nas três grandes áreas de variáveis aqui consideradas na análise da transição e adaptação dos estudantes ao Ensino Superior: (i) variáveis associadas à aprendizagem e rendimento académico; (ii) variáveis pessoais e de desenvolvimento psicossocial; e (iii) variáveis mais associadas ao contexto académico. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/12069 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/12069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Psicologia." ISSN 0874-2049. 14:2 (2000) 189-208. 0874-2049 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132708044013568 |