O uso de distintas ferramentas na aprendizagem da OTD (área da matemática) na Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Joana C S
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/5002
Resumo: A elaboração deste relatório, no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD) do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB), tem como objetivo a descrição institucional que acolheu a PES I e II e a consequente reflexão crítica e fundamentada de toda a experiência profissional ao longo da mesma. A PES I decorreu no Centro Escolar da Sequeira, com um grupo de 12 crianças, de 3 a 6 anos, e a PES II foi na Escola Básica do Bonfim, numa turma de 4º ano, com 24 crianças com idades compreendidas entre os 9 e 10 anos. Este relatório encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro dedica-se ao “Enquadramento Institucional – Organização e Administração Escolar”; O segundo, englobando a experiência de ensino e aprendizagem tanto a nível da Educação Pré-Escolar, como no 1º CEB, procede à “Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada”; por fim, no terceiro capítulo, apresenta-se o estudo de investigação com o título “A análise dos efeitos do uso de ferramentas distintas na aprendizagem da área de Matemática – Organização e Tratamento de Dados (OTD), com alunos da Educação Pré-Escolar”. O estudo foi realizado no Centro Escolar da Sequeira, onde decorreu a PES I, nos meses de dezembro 2017 e janeiro de 2018, com o grupo de crianças da sala onde me encontrava a estagiar. Com a realização deste estudo, consegui ter a perceção que as crianças conseguiram atingir o que pretendia e notei que elas estavam muito entusiasmadas e que atualmente as TIC podem ajudar a criar um ambiente mais motivador sendo assim uma ferramenta poderosa em ambiente de sala de aula.
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