O uso de distintas ferramentas na aprendizagem da OTD (área da matemática) na Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/5002 |
Resumo: | A elaboração deste relatório, no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD) do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB), tem como objetivo a descrição institucional que acolheu a PES I e II e a consequente reflexão crítica e fundamentada de toda a experiência profissional ao longo da mesma. A PES I decorreu no Centro Escolar da Sequeira, com um grupo de 12 crianças, de 3 a 6 anos, e a PES II foi na Escola Básica do Bonfim, numa turma de 4º ano, com 24 crianças com idades compreendidas entre os 9 e 10 anos. Este relatório encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro dedica-se ao “Enquadramento Institucional – Organização e Administração Escolar”; O segundo, englobando a experiência de ensino e aprendizagem tanto a nível da Educação Pré-Escolar, como no 1º CEB, procede à “Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada”; por fim, no terceiro capítulo, apresenta-se o estudo de investigação com o título “A análise dos efeitos do uso de ferramentas distintas na aprendizagem da área de Matemática – Organização e Tratamento de Dados (OTD), com alunos da Educação Pré-Escolar”. O estudo foi realizado no Centro Escolar da Sequeira, onde decorreu a PES I, nos meses de dezembro 2017 e janeiro de 2018, com o grupo de crianças da sala onde me encontrava a estagiar. Com a realização deste estudo, consegui ter a perceção que as crianças conseguiram atingir o que pretendia e notei que elas estavam muito entusiasmadas e que atualmente as TIC podem ajudar a criar um ambiente mais motivador sendo assim uma ferramenta poderosa em ambiente de sala de aula. |
id |
RCAP_1773d66af1827120c3f4644cc8c8e0bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/5002 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O uso de distintas ferramentas na aprendizagem da OTD (área da matemática) na Educação Pré-EscolarTICPESEducação Pré-EscolarMatemáticaOTDA elaboração deste relatório, no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD) do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB), tem como objetivo a descrição institucional que acolheu a PES I e II e a consequente reflexão crítica e fundamentada de toda a experiência profissional ao longo da mesma. A PES I decorreu no Centro Escolar da Sequeira, com um grupo de 12 crianças, de 3 a 6 anos, e a PES II foi na Escola Básica do Bonfim, numa turma de 4º ano, com 24 crianças com idades compreendidas entre os 9 e 10 anos. Este relatório encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro dedica-se ao “Enquadramento Institucional – Organização e Administração Escolar”; O segundo, englobando a experiência de ensino e aprendizagem tanto a nível da Educação Pré-Escolar, como no 1º CEB, procede à “Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada”; por fim, no terceiro capítulo, apresenta-se o estudo de investigação com o título “A análise dos efeitos do uso de ferramentas distintas na aprendizagem da área de Matemática – Organização e Tratamento de Dados (OTD), com alunos da Educação Pré-Escolar”. O estudo foi realizado no Centro Escolar da Sequeira, onde decorreu a PES I, nos meses de dezembro 2017 e janeiro de 2018, com o grupo de crianças da sala onde me encontrava a estagiar. Com a realização deste estudo, consegui ter a perceção que as crianças conseguiram atingir o que pretendia e notei que elas estavam muito entusiasmadas e que atualmente as TIC podem ajudar a criar um ambiente mais motivador sendo assim uma ferramenta poderosa em ambiente de sala de aula.Instituto Politécnico da Guarda2020-03-09T16:08:21Z2020-03-092020-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/5002http://hdl.handle.net/10314/5002TID:202453669porOliveira, Joana C Sinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:59:15Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/5002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:53.574060Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de distintas ferramentas na aprendizagem da OTD (área da matemática) na Educação Pré-Escolar |
title |
O uso de distintas ferramentas na aprendizagem da OTD (área da matemática) na Educação Pré-Escolar |
spellingShingle |
O uso de distintas ferramentas na aprendizagem da OTD (área da matemática) na Educação Pré-Escolar Oliveira, Joana C S TIC PES Educação Pré-Escolar Matemática OTD |
title_short |
O uso de distintas ferramentas na aprendizagem da OTD (área da matemática) na Educação Pré-Escolar |
title_full |
O uso de distintas ferramentas na aprendizagem da OTD (área da matemática) na Educação Pré-Escolar |
title_fullStr |
O uso de distintas ferramentas na aprendizagem da OTD (área da matemática) na Educação Pré-Escolar |
title_full_unstemmed |
O uso de distintas ferramentas na aprendizagem da OTD (área da matemática) na Educação Pré-Escolar |
title_sort |
O uso de distintas ferramentas na aprendizagem da OTD (área da matemática) na Educação Pré-Escolar |
author |
Oliveira, Joana C S |
author_facet |
Oliveira, Joana C S |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Joana C S |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIC PES Educação Pré-Escolar Matemática OTD |
topic |
TIC PES Educação Pré-Escolar Matemática OTD |
description |
A elaboração deste relatório, no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD) do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB), tem como objetivo a descrição institucional que acolheu a PES I e II e a consequente reflexão crítica e fundamentada de toda a experiência profissional ao longo da mesma. A PES I decorreu no Centro Escolar da Sequeira, com um grupo de 12 crianças, de 3 a 6 anos, e a PES II foi na Escola Básica do Bonfim, numa turma de 4º ano, com 24 crianças com idades compreendidas entre os 9 e 10 anos. Este relatório encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro dedica-se ao “Enquadramento Institucional – Organização e Administração Escolar”; O segundo, englobando a experiência de ensino e aprendizagem tanto a nível da Educação Pré-Escolar, como no 1º CEB, procede à “Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada”; por fim, no terceiro capítulo, apresenta-se o estudo de investigação com o título “A análise dos efeitos do uso de ferramentas distintas na aprendizagem da área de Matemática – Organização e Tratamento de Dados (OTD), com alunos da Educação Pré-Escolar”. O estudo foi realizado no Centro Escolar da Sequeira, onde decorreu a PES I, nos meses de dezembro 2017 e janeiro de 2018, com o grupo de crianças da sala onde me encontrava a estagiar. Com a realização deste estudo, consegui ter a perceção que as crianças conseguiram atingir o que pretendia e notei que elas estavam muito entusiasmadas e que atualmente as TIC podem ajudar a criar um ambiente mais motivador sendo assim uma ferramenta poderosa em ambiente de sala de aula. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-09T16:08:21Z 2020-03-09 2020-02-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/5002 http://hdl.handle.net/10314/5002 TID:202453669 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/5002 |
identifier_str_mv |
TID:202453669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136933752864768 |