Análise e melhoria da gestão do on time delivery em uma empresa prestadora de serviços do setor de óleo e gás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Guilherme Silva da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30656
Resumo: Este projeto de fim de curso avalia, acompanha e visa à melhoria do On Time Delivery (OTD), de uma empresa prestadora de serviços do setor de óleo e gás. No cenário atual, de grande concorrência de mercado, crise econômica e política do Brasil, é necessário, para se manter competitivo e evitar perdas, atender as mais variadas exigências dos clientes. Essa exigência por parte dos clientes tem aumentado e se tornando cada vez mais rígidas, forçando a empresa a uma melhoria constante em vários níveis, sendo um deles é a data de entrega no prazo. Uma grande operadora nacional, principal cliente da empresa, aplica multas quando os prazos de entrega não são cumpridos, desta forma existe menos espaço para atrasos a fim de evitar as multas e manter uma boa imagem da empresa no mercado. Ações de melhorias são baseadas no acompanhamento diário dos serviços em processamento e na utilização de conceitos e ferramentas da engenharia, como o Diagrama de Pareto, ferramenta utilizada para identificação e priorização de problemas. A base da empresa prestadora de serviço onde o projeto foi realizado tem como atividade principal a manutenção de ferramentas e equipamentos submarinos, tais como: ANM, Cabeça de Poço, BAP, Suspensor de Coluna, Capa da Árvore e MCV. O estudo se divide em quatro trimestres, em cada um destes analisa-se o OTD, identificase os problemas, e propõe-se ações de melhoria. Como resultados o projeto obteve um saldo positivo do indicador de aproximadamente 9% e a diminuição dos custos referentes aos serviços concluídos em atraso é estimada pela empresa uma economia de 600 mil dólares, devido a diminuição das multas advindas dos serviços concluídos fora do prazo
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