Estúdios, prelúdios e valsas: um ensaio composicional sobre a poética do violão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Pedro Loch
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10862
Resumo: Relatório de Projecto Artístico apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Música.
id RCAP_17939ea64e7741071a35d19b419dacbf
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10862
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estúdios, prelúdios e valsas: um ensaio composicional sobre a poética do violãoComposiçãoIdiomatismo instrumentalViolãoGuitarraCompositionIdiomatic writingGuitarRelatório de Projecto Artístico apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Música.Este projecto artístico tem como proposta a elaboração, documentação e análise de uma série de oito composições produzidas a partir do idiomatismo do violão. Foi realizada pesquisa e análise de obras de compositores violonistas que recorreram ao idiomatismo para a elaboração de suas peças, explorando as possibilidades idiomáticas do instrumento e suas possíveis relações com as técnicas de composição. Dos compositores que serviram de referência à elaboração do material original aqui produzido destacam-se Heitor Villa-Lobos, Dilermando Reis, Garoto e Guinga. Os elementos idiomáticos encontrados considerados mais significativos serviram de base para a construção das composições. O trabalho conta também com a análise das peças criadas, focando-se especialmente nos recursos idiomáticos aplicados. O resultado deu-se com uma documentação sobre o modo de compor a partir dos recursos veiculados pelo instrumento, abrangendo tanto uma visão musical no que diz respeito às ferramentas como escalas, progressões harmónicas e ritmos, como também às concepções poéticas, culturais, alcançando as questões comunicativas referentes à retórica musical, criando um amplo leque de concepções para o processo composicional.ABSTRACT - This artistic project proposes the elaboration, documentation and analysis of a series of eight compositions produced from the classical guitar language. Research and analysis were performed about the works by guitarists composers who resorted to guitar idiom for the elaboration of their pieces, exploring the idiomatic possibilities of the instrument and its possible relations with the compositional techniques. The composers that served as reference for the elaboration of the original material produced here are Heitor Villa-Lobos, Dilermando Reis, Garoto and Guinga. The most significant idiomatic elements found were the basis for the construction of the compositions. The work also includes the analysis of the pieces created, focusing especially on the idiomatic resources applied. The result is a documentation about how to compose from resources conveyed by the instrument, involving both a musical vision regarding tools such as scales, harmonic progressions and rhythms, as well as poetic and cultural conceptions, reaching the communicative questions concerning musical rhetoric and creating a wide range of conceptions for the compositional process.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaPinheiro, RicardoRodrigues, IreneRCIPLGonçalves, Pedro Loch2019-12-13T16:47:02Z2019-092019-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10862TID:202338240porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:23Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10862Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:13.615997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estúdios, prelúdios e valsas: um ensaio composicional sobre a poética do violão
title Estúdios, prelúdios e valsas: um ensaio composicional sobre a poética do violão
spellingShingle Estúdios, prelúdios e valsas: um ensaio composicional sobre a poética do violão
Gonçalves, Pedro Loch
Composição
Idiomatismo instrumental
Violão
Guitarra
Composition
Idiomatic writing
Guitar
title_short Estúdios, prelúdios e valsas: um ensaio composicional sobre a poética do violão
title_full Estúdios, prelúdios e valsas: um ensaio composicional sobre a poética do violão
title_fullStr Estúdios, prelúdios e valsas: um ensaio composicional sobre a poética do violão
title_full_unstemmed Estúdios, prelúdios e valsas: um ensaio composicional sobre a poética do violão
title_sort Estúdios, prelúdios e valsas: um ensaio composicional sobre a poética do violão
author Gonçalves, Pedro Loch
author_facet Gonçalves, Pedro Loch
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Ricardo
Rodrigues, Irene
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Pedro Loch
dc.subject.por.fl_str_mv Composição
Idiomatismo instrumental
Violão
Guitarra
Composition
Idiomatic writing
Guitar
topic Composição
Idiomatismo instrumental
Violão
Guitarra
Composition
Idiomatic writing
Guitar
description Relatório de Projecto Artístico apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Música.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13T16:47:02Z
2019-09
2019-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10862
TID:202338240
url http://hdl.handle.net/10400.21/10862
identifier_str_mv TID:202338240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133458914607104