Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/2830 |
Resumo: | A aprendizagem de conteúdos formais é um processo complexo, devido aos inúmeros factores que se entrecruzam. Esta complexidade pode advir do contexto, dos conteúdos, dos processos, assim como, de factores inerentes à pessoa. Aprender exige que o aprendente dê um significado funcional às suas aprendizagens. É necessário que ele tome consciência da sua estrutura, da sua importância e, sobretudo, da sua utilidade. Esta consciencialização dos processos, através dos quais o aprendente exerce o controlo ou auto-regulação da atividade quando resolve um problema, é extremamente pertinente, para uma verdadeira aprendizagem, e permite uma maior transferibilidade não só de conhecimentos, mas também de competências. É no contexto da tomada de consciência dos processos em jogo, numa situação de aprendizagem que podemos encontrar o conceito de calibração e o seu impacto, no conhecimento das estratégias metacognitivas utilizadas. |
id |
RCAP_179bc44fa309a622e31c5f678018a10c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2830 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagemAprendizagemAprendentes adultosMetacogniçãoCalibraçãoA aprendizagem de conteúdos formais é um processo complexo, devido aos inúmeros factores que se entrecruzam. Esta complexidade pode advir do contexto, dos conteúdos, dos processos, assim como, de factores inerentes à pessoa. Aprender exige que o aprendente dê um significado funcional às suas aprendizagens. É necessário que ele tome consciência da sua estrutura, da sua importância e, sobretudo, da sua utilidade. Esta consciencialização dos processos, através dos quais o aprendente exerce o controlo ou auto-regulação da atividade quando resolve um problema, é extremamente pertinente, para uma verdadeira aprendizagem, e permite uma maior transferibilidade não só de conhecimentos, mas também de competências. É no contexto da tomada de consciência dos processos em jogo, numa situação de aprendizagem que podemos encontrar o conceito de calibração e o seu impacto, no conhecimento das estratégias metacognitivas utilizadas.Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior (CINEP)Repositório AbertoGoulão, Fátima2014-01-21T12:14:47Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2830porGoulão, Fátima - Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem. "Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior" [Em linha]. ISSN 1647-032X. Nº 25 (2013), p.3-161647-032Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:16:58Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:14.829699Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem |
title |
Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem |
spellingShingle |
Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem Goulão, Fátima Aprendizagem Aprendentes adultos Metacognição Calibração |
title_short |
Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem |
title_full |
Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem |
title_fullStr |
Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem |
title_sort |
Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem |
author |
Goulão, Fátima |
author_facet |
Goulão, Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goulão, Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Aprendentes adultos Metacognição Calibração |
topic |
Aprendizagem Aprendentes adultos Metacognição Calibração |
description |
A aprendizagem de conteúdos formais é um processo complexo, devido aos inúmeros factores que se entrecruzam. Esta complexidade pode advir do contexto, dos conteúdos, dos processos, assim como, de factores inerentes à pessoa. Aprender exige que o aprendente dê um significado funcional às suas aprendizagens. É necessário que ele tome consciência da sua estrutura, da sua importância e, sobretudo, da sua utilidade. Esta consciencialização dos processos, através dos quais o aprendente exerce o controlo ou auto-regulação da atividade quando resolve um problema, é extremamente pertinente, para uma verdadeira aprendizagem, e permite uma maior transferibilidade não só de conhecimentos, mas também de competências. É no contexto da tomada de consciência dos processos em jogo, numa situação de aprendizagem que podemos encontrar o conceito de calibração e o seu impacto, no conhecimento das estratégias metacognitivas utilizadas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2014-01-21T12:14:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/2830 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/2830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Goulão, Fátima - Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem. "Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior" [Em linha]. ISSN 1647-032X. Nº 25 (2013), p.3-16 1647-032X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior (CINEP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior (CINEP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135012061184000 |