Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulão, Fátima
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2830
Resumo: A aprendizagem de conteúdos formais é um processo complexo, devido aos inúmeros factores que se entrecruzam. Esta complexidade pode advir do contexto, dos conteúdos, dos processos, assim como, de factores inerentes à pessoa. Aprender exige que o aprendente dê um significado funcional às suas aprendizagens. É necessário que ele tome consciência da sua estrutura, da sua importância e, sobretudo, da sua utilidade. Esta consciencialização dos processos, através dos quais o aprendente exerce o controlo ou auto-regulação da atividade quando resolve um problema, é extremamente pertinente, para uma verdadeira aprendizagem, e permite uma maior transferibilidade não só de conhecimentos, mas também de competências. É no contexto da tomada de consciência dos processos em jogo, numa situação de aprendizagem que podemos encontrar o conceito de calibração e o seu impacto, no conhecimento das estratégias metacognitivas utilizadas.
id RCAP_179bc44fa309a622e31c5f678018a10c
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2830
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagemAprendizagemAprendentes adultosMetacogniçãoCalibraçãoA aprendizagem de conteúdos formais é um processo complexo, devido aos inúmeros factores que se entrecruzam. Esta complexidade pode advir do contexto, dos conteúdos, dos processos, assim como, de factores inerentes à pessoa. Aprender exige que o aprendente dê um significado funcional às suas aprendizagens. É necessário que ele tome consciência da sua estrutura, da sua importância e, sobretudo, da sua utilidade. Esta consciencialização dos processos, através dos quais o aprendente exerce o controlo ou auto-regulação da atividade quando resolve um problema, é extremamente pertinente, para uma verdadeira aprendizagem, e permite uma maior transferibilidade não só de conhecimentos, mas também de competências. É no contexto da tomada de consciência dos processos em jogo, numa situação de aprendizagem que podemos encontrar o conceito de calibração e o seu impacto, no conhecimento das estratégias metacognitivas utilizadas.Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior (CINEP)Repositório AbertoGoulão, Fátima2014-01-21T12:14:47Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2830porGoulão, Fátima - Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem. "Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior" [Em linha]. ISSN 1647-032X. Nº 25 (2013), p.3-161647-032Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:16:58Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:14.829699Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem
title Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem
spellingShingle Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem
Goulão, Fátima
Aprendizagem
Aprendentes adultos
Metacognição
Calibração
title_short Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem
title_full Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem
title_fullStr Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem
title_full_unstemmed Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem
title_sort Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem
author Goulão, Fátima
author_facet Goulão, Fátima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulão, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Aprendentes adultos
Metacognição
Calibração
topic Aprendizagem
Aprendentes adultos
Metacognição
Calibração
description A aprendizagem de conteúdos formais é um processo complexo, devido aos inúmeros factores que se entrecruzam. Esta complexidade pode advir do contexto, dos conteúdos, dos processos, assim como, de factores inerentes à pessoa. Aprender exige que o aprendente dê um significado funcional às suas aprendizagens. É necessário que ele tome consciência da sua estrutura, da sua importância e, sobretudo, da sua utilidade. Esta consciencialização dos processos, através dos quais o aprendente exerce o controlo ou auto-regulação da atividade quando resolve um problema, é extremamente pertinente, para uma verdadeira aprendizagem, e permite uma maior transferibilidade não só de conhecimentos, mas também de competências. É no contexto da tomada de consciência dos processos em jogo, numa situação de aprendizagem que podemos encontrar o conceito de calibração e o seu impacto, no conhecimento das estratégias metacognitivas utilizadas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-21T12:14:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2830
url http://hdl.handle.net/10400.2/2830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Goulão, Fátima - Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem. "Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior" [Em linha]. ISSN 1647-032X. Nº 25 (2013), p.3-16
1647-032X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior (CINEP)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior (CINEP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135012061184000