Desenvolvimento de competências no cuidado à pessoa em situação crítica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/31543 |
Resumo: | Este relatório retrata as experiências vivenciadas, bem como, a aquisição de competências durante a realização dos estágios. Os estágios decorreram em dois serviços distintos: Serviço de Urgência (SU) Médico-Cirúrgica e Serviço de Medicina Intensiva (SMI), num hospital a norte de Portugal. Para tal, este documento foi elaborado, de acordo, com as Competências Comuns do Enfermeiro Especialista, no âmbito, do domínio da responsabilidade profissional, ética e deontológica; domínio da melhoria da qualidade; domínio da gestão de cuidados e domínio das aprendizagens profissionais, possibilitando o desenvolvimento de atividades e experiências, que me permitissem e possibilitassem, a aquisição de competências nesta área de especialização. Deste caminho percorrido destaco que as atividades desenvolvidas na aquisição de tais competências, culminaram, também num estudo acerca da “Competência emocional do enfermeiro no cuidado à pessoa em situação crítica”, em prol, da qualidade dos cuidados prestados. Identificar as atitudes e comportamentos do enfermeiro no cuidado à pessoa em situação crítica, constitui o ponto de partida para o desenvolvimento de oportunidades de melhoria para estes profissionais, dentro desta área. Para além do desenvolvimento deste estudo, transversal aos dois estágios, também foi possível em contexto de SU, desenvolver uma norma associada ao uso de cateteres periféricos, como forma, a otimizar a prestação de cuidados, por parte, do enfermeiro especialista, no âmbito do controlo de infeção. As principais aprendizagens destes estágios, passaram sobretudo por cuidar da pessoa em situação crítica e família e/ou cuidador e maximizar os processos de controlo de infeção inerentes à prestação de cuidados, por parte, do enfermeiro especialista. As atividades e reflexões desenvolvidas nos estágios, permitiram o desenvolvimento do meu processo de autodesenvolvimento pessoal e profissional para a aquisição de competências inerentes ao grau de mestre. Por outro lado, o desenvolvimento de competências de enfermeiro especialista foram concebidas de forma satisfatória, tendo por base, a tomada de decisão e a prática baseada na evidencia científica. |
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Para tal, este documento foi elaborado, de acordo, com as Competências Comuns do Enfermeiro Especialista, no âmbito, do domínio da responsabilidade profissional, ética e deontológica; domínio da melhoria da qualidade; domínio da gestão de cuidados e domínio das aprendizagens profissionais, possibilitando o desenvolvimento de atividades e experiências, que me permitissem e possibilitassem, a aquisição de competências nesta área de especialização. Deste caminho percorrido destaco que as atividades desenvolvidas na aquisição de tais competências, culminaram, também num estudo acerca da “Competência emocional do enfermeiro no cuidado à pessoa em situação crítica”, em prol, da qualidade dos cuidados prestados. Identificar as atitudes e comportamentos do enfermeiro no cuidado à pessoa em situação crítica, constitui o ponto de partida para o desenvolvimento de oportunidades de melhoria para estes profissionais, dentro desta área. Para além do desenvolvimento deste estudo, transversal aos dois estágios, também foi possível em contexto de SU, desenvolver uma norma associada ao uso de cateteres periféricos, como forma, a otimizar a prestação de cuidados, por parte, do enfermeiro especialista, no âmbito do controlo de infeção. As principais aprendizagens destes estágios, passaram sobretudo por cuidar da pessoa em situação crítica e família e/ou cuidador e maximizar os processos de controlo de infeção inerentes à prestação de cuidados, por parte, do enfermeiro especialista. As atividades e reflexões desenvolvidas nos estágios, permitiram o desenvolvimento do meu processo de autodesenvolvimento pessoal e profissional para a aquisição de competências inerentes ao grau de mestre. Por outro lado, o desenvolvimento de competências de enfermeiro especialista foram concebidas de forma satisfatória, tendo por base, a tomada de decisão e a prática baseada na evidencia científica.This report exposes the lived experiences as well as the acquisition of skills during the internships. The internships were carried out in two distinct services: Emergency Medical - Surgical Service and Medical Intensive Care Service, in a hospital in the north of Portugal. To this end, this document was made, according with the common competencies of the specialist Nurse, in the field of professional, ethical and deontological responsibility; the field of quality improvement; management of care and mastery of professional learning, providing the development of activities and experiences that would allow and enable the acquisition of skills in this area of specialization. From this path I underline that the activities developed in the acquisition of these competences also ended in a study about the "emotional competence of the nurse in the care of the person in critical situation", in favor of the quality of care provided. Identify the nurse's attitudes and behaviors in the care of the person in critical situation, is the starting point to develop opportunities for these professionals in this area. In addition to the development of this study, transversal to the two internships, it was also possible in the context of Emergency Medical - Surgical Service, to develop a rule associated with the use of peripheral catheters, as a way, to enhance the care by the specialist nurse in the case of infection control. The main lessons learned from these internships were to take care of the person in critical situation and also the family and / or the caregiver, allowing the specialist nurse to maximize the inherent processes in an infection control. The activities and reflections developed in the internships allowed the development of my process of personal and professional self-development for the acquisition of skills inherent in the master's degree. On the other hand, the development of specialist nurse competencies were designed in a satisfactory way, according to the decision-making and practice based on scientific evidence.Coelho, Sílvia Patrícia FernandesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMarques, Ana Cristina Costa2021-01-05T09:13:45Z2019-07-1820192019-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31543TID:202299627porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:36:43Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31543Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:07.402032Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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