Universidade virtual: estudo exploratório de uso da plataforma Sakai na UFP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soigné, Christelle
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Gouveia, Luis Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/2335
Resumo: No âmbito do trabalho de dissertação realizado para o Mestrado em Gestão da Informação, Universidade de Aveiro, foi aplicado um inquérito, tanto aos docentes como aos alunos da Universidade Fernando Pessoa, no mês de Outubro de 2008, para avaliar o uso da plataforma de e-learning. Os resultados deste estudo são apresentados de forma sucinta. Da análise de resultados foi possível concluir que os utilizadores estão disponíveis e sentem-se confiantes para o uso das plataformas de e-learning achando importante o recurso a estas práticas como complemento ao ensino tradicional. In the context of an Information Management Masters degree research, a study was conducted about the use of an e-learning platform in a higher education institution. For the study an inquiry was applied both to teachers and students from University Fernando Pessoa, in October of 2008. The inquiry main goal was to analyze the university usage of an e-learning platform. The results are presented and we were able to verify that the major university population (teachers and students) are available and feel motivated to use this kind of platforms as a way of improving and complementing the traditional teaching methods.
id RCAP_17bbdc7b63d56abad8df11dc541f203c
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/2335
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Universidade virtual: estudo exploratório de uso da plataforma Sakai na UFPEnsino SuperiorEnsino tradicionalPlataformas digitaisE-learningSakaiHigher EducationPresential teachingDigital platformsNo âmbito do trabalho de dissertação realizado para o Mestrado em Gestão da Informação, Universidade de Aveiro, foi aplicado um inquérito, tanto aos docentes como aos alunos da Universidade Fernando Pessoa, no mês de Outubro de 2008, para avaliar o uso da plataforma de e-learning. Os resultados deste estudo são apresentados de forma sucinta. Da análise de resultados foi possível concluir que os utilizadores estão disponíveis e sentem-se confiantes para o uso das plataformas de e-learning achando importante o recurso a estas práticas como complemento ao ensino tradicional. In the context of an Information Management Masters degree research, a study was conducted about the use of an e-learning platform in a higher education institution. For the study an inquiry was applied both to teachers and students from University Fernando Pessoa, in October of 2008. The inquiry main goal was to analyze the university usage of an e-learning platform. The results are presented and we were able to verify that the major university population (teachers and students) are available and feel motivated to use this kind of platforms as a way of improving and complementing the traditional teaching methods.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSoigné, ChristelleGouveia, Luis Borges2012-01-13T11:45:55Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/2335porRevista da Faculdade de Ciência e Tecnologia. Porto. ISSN 1646-0499. 7 (2010) 92-103.1646-0499info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:01:49Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/2335Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:39:27.257284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Universidade virtual: estudo exploratório de uso da plataforma Sakai na UFP
title Universidade virtual: estudo exploratório de uso da plataforma Sakai na UFP
spellingShingle Universidade virtual: estudo exploratório de uso da plataforma Sakai na UFP
Soigné, Christelle
Ensino Superior
Ensino tradicional
Plataformas digitais
E-learning
Sakai
Higher Education
Presential teaching
Digital platforms
title_short Universidade virtual: estudo exploratório de uso da plataforma Sakai na UFP
title_full Universidade virtual: estudo exploratório de uso da plataforma Sakai na UFP
title_fullStr Universidade virtual: estudo exploratório de uso da plataforma Sakai na UFP
title_full_unstemmed Universidade virtual: estudo exploratório de uso da plataforma Sakai na UFP
title_sort Universidade virtual: estudo exploratório de uso da plataforma Sakai na UFP
author Soigné, Christelle
author_facet Soigné, Christelle
Gouveia, Luis Borges
author_role author
author2 Gouveia, Luis Borges
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Soigné, Christelle
Gouveia, Luis Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Ensino tradicional
Plataformas digitais
E-learning
Sakai
Higher Education
Presential teaching
Digital platforms
topic Ensino Superior
Ensino tradicional
Plataformas digitais
E-learning
Sakai
Higher Education
Presential teaching
Digital platforms
description No âmbito do trabalho de dissertação realizado para o Mestrado em Gestão da Informação, Universidade de Aveiro, foi aplicado um inquérito, tanto aos docentes como aos alunos da Universidade Fernando Pessoa, no mês de Outubro de 2008, para avaliar o uso da plataforma de e-learning. Os resultados deste estudo são apresentados de forma sucinta. Da análise de resultados foi possível concluir que os utilizadores estão disponíveis e sentem-se confiantes para o uso das plataformas de e-learning achando importante o recurso a estas práticas como complemento ao ensino tradicional. In the context of an Information Management Masters degree research, a study was conducted about the use of an e-learning platform in a higher education institution. For the study an inquiry was applied both to teachers and students from University Fernando Pessoa, in October of 2008. The inquiry main goal was to analyze the university usage of an e-learning platform. The results are presented and we were able to verify that the major university population (teachers and students) are available and feel motivated to use this kind of platforms as a way of improving and complementing the traditional teaching methods.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010-01-01T00:00:00Z
2012-01-13T11:45:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/2335
url http://hdl.handle.net/10284/2335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia. Porto. ISSN 1646-0499. 7 (2010) 92-103.
1646-0499
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552619108827136