Autobiografia de Osugi Sakae: uma visão do Japão entre 1894 e 1910.
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34107 |
Resumo: | Esta não é uma história de ficção. Osugi Sakae foi um anarquista japonês que morreu aos 38 anos em 1923. Aqui está uma breve lista de alguns anarquistas que foram contemporâneos e/ou influentes de Osugi: Benjamin Tucker, grande defensor do anarquismo individualista; Buenaventura Durruti, militante anarcosindicalista espanhol; Emma Goldman, anarco-sindicalista e principal teórica anarca-feminista; Friedrich Nietzsche; Henry Thoreau, autor do livro chamado Desobediência Civil; Leon Tolstói, anarquista pacifista; Louise Michel, professora, militante anarquista e communard; Mikhail Bakunin, conhecido anarquista socialista; Joseph Proudhon, considerado o “pai” do anarquismo e do mutualismo anarquista; Piotr Kropotkin, anarquista-comunista; Ricardo Magón, teórico mexicano etc. Osugi escreve sua autobiografia pouco tempo antes de sua morte, sendo assassinado em Tóquio em meio a uma política militar anti-anárquica dos anos de 1920. Pouco se conhece sobre o que foi o movimento operário no Japão. Em muitos momentos, dá-se pouca relevância ao marxismo (e outros movimentos sociais) no Extremo Oriente especialmente no Japão. Mas não é de se estranhar já que poucos textos foram traduzidos do japonês para algum idioma ocidental. O inglês é o que recebe mais textos para tradução. Com a globalização da cultura japonesa dos últimos anos do século XX, um bom número de textos referentes à história japonesa vem se convertendo em idiomas ocidentais, principalmente o inglês (predominante). As memórias de Osugi de 1894 a 1910, publicadas em Tóquio em 1928, só foram publicadas em inglês em 1992 e em português em 2002. O texto em português foi traduzido por Ludimila Hashimoto Barros. Assim como a narrativa sobre Menocchio que proporcionou uma visão micro de sua época no século XVI, do mesmo modo que a vida de Domingos Sodré, que permitiu ao historiador João José Reis, uma visão de dentro da História da Bahia do século XIX, as memórias de Osugi podem consentir o mesmo efeito em se tratando da História do Japão durante o seu tempo de vida. Sakae viveu intensamente cada momento e relata suas memórias desde a infância em colégios militares, até tempos depois de sua saída da prisão, onde passou a atuar como um anarquista na década de 1910 do século XX. Sua vida proporciona uma visão de dentro do Japão de mudanças políticas, econômicas e sociais decorrentes da famosa Era Meiji (1868- 1912), bem como os primeiros anos do fim do referente período. O principal objetivo deste trabalho é a apresentação desta personagem da História do Japão Moderno. |
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Autobiografia de Osugi Sakae: uma visão do Japão entre 1894 e 1910.Osugi Sakae's autobiography: a vision of Japan between 1894 and 1910.AutobiografiaOsugi Sakae - autobiografiaJapão - 1894 e 1910Anarquista japonês - Osugi SakaeAnarquismoHistória do Japão em autobiografiaMemórias - Osugi SakaeAutobiographyOsugi Sakae - autobiographyJapan - 1894 and 1910Japanese anarchist - Osugi SakaeAnarchismHistory of Japan in autobiographyMemories - Osugi SakaeHistória.Esta não é uma história de ficção. Osugi Sakae foi um anarquista japonês que morreu aos 38 anos em 1923. Aqui está uma breve lista de alguns anarquistas que foram contemporâneos e/ou influentes de Osugi: Benjamin Tucker, grande defensor do anarquismo individualista; Buenaventura Durruti, militante anarcosindicalista espanhol; Emma Goldman, anarco-sindicalista e principal teórica anarca-feminista; Friedrich Nietzsche; Henry Thoreau, autor do livro chamado Desobediência Civil; Leon Tolstói, anarquista pacifista; Louise Michel, professora, militante anarquista e communard; Mikhail Bakunin, conhecido anarquista socialista; Joseph Proudhon, considerado o “pai” do anarquismo e do mutualismo anarquista; Piotr Kropotkin, anarquista-comunista; Ricardo Magón, teórico mexicano etc. Osugi escreve sua autobiografia pouco tempo antes de sua morte, sendo assassinado em Tóquio em meio a uma política militar anti-anárquica dos anos de 1920. Pouco se conhece sobre o que foi o movimento operário no Japão. Em muitos momentos, dá-se pouca relevância ao marxismo (e outros movimentos sociais) no Extremo Oriente especialmente no Japão. Mas não é de se estranhar já que poucos textos foram traduzidos do japonês para algum idioma ocidental. O inglês é o que recebe mais textos para tradução. Com a globalização da cultura japonesa dos últimos anos do século XX, um bom número de textos referentes à história japonesa vem se convertendo em idiomas ocidentais, principalmente o inglês (predominante). As memórias de Osugi de 1894 a 1910, publicadas em Tóquio em 1928, só foram publicadas em inglês em 1992 e em português em 2002. O texto em português foi traduzido por Ludimila Hashimoto Barros. Assim como a narrativa sobre Menocchio que proporcionou uma visão micro de sua época no século XVI, do mesmo modo que a vida de Domingos Sodré, que permitiu ao historiador João José Reis, uma visão de dentro da História da Bahia do século XIX, as memórias de Osugi podem consentir o mesmo efeito em se tratando da História do Japão durante o seu tempo de vida. Sakae viveu intensamente cada momento e relata suas memórias desde a infância em colégios militares, até tempos depois de sua saída da prisão, onde passou a atuar como um anarquista na década de 1910 do século XX. Sua vida proporciona uma visão de dentro do Japão de mudanças políticas, econômicas e sociais decorrentes da famosa Era Meiji (1868- 1912), bem como os primeiros anos do fim do referente período. O principal objetivo deste trabalho é a apresentação desta personagem da História do Japão Moderno.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-24T19:04:15Z2024-01-242024-01-24T19:04:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34107LIMA, Jônatas Ferreira de. Autobiografia de Osugi Sakae: uma visão do Japão entre 1894 e 1910. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1037-1043. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34107porLIMA, Jônatas Ferreira de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-24T19:05:06Zoai:localhost:riufcg/34107Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-24T19:05:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Esta não é uma história de ficção. Osugi Sakae foi um anarquista japonês que morreu aos 38 anos em 1923. Aqui está uma breve lista de alguns anarquistas que foram contemporâneos e/ou influentes de Osugi: Benjamin Tucker, grande defensor do anarquismo individualista; Buenaventura Durruti, militante anarcosindicalista espanhol; Emma Goldman, anarco-sindicalista e principal teórica anarca-feminista; Friedrich Nietzsche; Henry Thoreau, autor do livro chamado Desobediência Civil; Leon Tolstói, anarquista pacifista; Louise Michel, professora, militante anarquista e communard; Mikhail Bakunin, conhecido anarquista socialista; Joseph Proudhon, considerado o “pai” do anarquismo e do mutualismo anarquista; Piotr Kropotkin, anarquista-comunista; Ricardo Magón, teórico mexicano etc. Osugi escreve sua autobiografia pouco tempo antes de sua morte, sendo assassinado em Tóquio em meio a uma política militar anti-anárquica dos anos de 1920. Pouco se conhece sobre o que foi o movimento operário no Japão. Em muitos momentos, dá-se pouca relevância ao marxismo (e outros movimentos sociais) no Extremo Oriente especialmente no Japão. Mas não é de se estranhar já que poucos textos foram traduzidos do japonês para algum idioma ocidental. O inglês é o que recebe mais textos para tradução. Com a globalização da cultura japonesa dos últimos anos do século XX, um bom número de textos referentes à história japonesa vem se convertendo em idiomas ocidentais, principalmente o inglês (predominante). As memórias de Osugi de 1894 a 1910, publicadas em Tóquio em 1928, só foram publicadas em inglês em 1992 e em português em 2002. O texto em português foi traduzido por Ludimila Hashimoto Barros. Assim como a narrativa sobre Menocchio que proporcionou uma visão micro de sua época no século XVI, do mesmo modo que a vida de Domingos Sodré, que permitiu ao historiador João José Reis, uma visão de dentro da História da Bahia do século XIX, as memórias de Osugi podem consentir o mesmo efeito em se tratando da História do Japão durante o seu tempo de vida. Sakae viveu intensamente cada momento e relata suas memórias desde a infância em colégios militares, até tempos depois de sua saída da prisão, onde passou a atuar como um anarquista na década de 1910 do século XX. Sua vida proporciona uma visão de dentro do Japão de mudanças políticas, econômicas e sociais decorrentes da famosa Era Meiji (1868- 1912), bem como os primeiros anos do fim do referente período. O principal objetivo deste trabalho é a apresentação desta personagem da História do Japão Moderno. |
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