O voluntariado no século XXI: um projeto de educação ao longo da vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rolim, Mariana Isabel Tavares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/59663
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
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spelling O voluntariado no século XXI: um projeto de educação ao longo da vidaVolunteering in the 21st century: a lifelong education projectEducação ao longo da vidaVoluntariadoEducação de adultosCidadania ativaIntervenção comunitáriaLifelong educationVolunteeringAdult educationActive citizenshipCommunity interventionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)O envelhecimento da população, a entrada na reforma e a inatividade da população mais idosa são algumas das preocupações atuais à escala nacional, europeia e global. A ideologia neoliberal e o pós-modernismo influenciaram a Educação de Adultos e ao Longo da Vida, ignorando os sujeitos enquanto seres críticos e singulares. Em contraposição a este retrocesso educativo, o trabalho “O Voluntariado no século XXI: um Projeto de Educação ao Longo da Vida” pretendeu a criação de espaços que oferecessem às pessoas a possibilidade de se desenvolverem integralmente. Desenvolvido no Banco Local de Voluntariado, pertencente à Câmara Municipal de Braga, o trabalho dividiu-se em dois contextos paralelos, o Projeto de Educação ao Longo da Vida e o Plano de Voluntariado. A Educação de Adultos e a Intervenção Comunitária tornou-se atualmente uma necessidade impreterível para todos, em todos os contextos e durante toda a vida. Não limitando a entrada dos sujeitos, o Projeto de Educação ao Longo da Vida abrangeu um público-alvo variado, com idades entre os 54 e os 77 anos. O projeto teve como finalidade proporcionar a valorização de saberes e experiências de cada indivíduo, atentando às suas singularidades, desenvolvendo um espírito mais crítico e solidário, no sentido do ideal de Educação ao Longo da Vida. O Plano de Voluntariado teve como finalidade fomentar a integração de intervenientes no Projeto de Educação ao Longo da Vida, no qual integraram três voluntárias, em situação de aposentadoria. O plano de sessões, comum aos dois contextos, organizado pelo grande grupo (estagiária, voluntárias e participantes), caraterizou-se pela variedade de espaços, temas e métodos/técnicas. Os resultados apontaram para a enorme satisfação do público-alvo, tanto numa dimensão mais cognitiva como, também, numa dimensão mais afetiva e social. Assente no ideário de Educação ao Longo da Vida, o trabalho veio concorrer para o desenvolvimento holístico do ser humano.The aging of population, the entry into retirement and the inactivity of the elderly population are some of the current concerns at a national, European and global scale. Neoliberal ideology and postmodernism directly influenced Adults and Lifelong Education, ignoring subjects as critical and unique beings. In contrast to this educational regression, the "Volunteering in the 21st Century: a Lifelong Education Project" work, developed at the Local Volunteer Bank, belonging to the Braga Municipal Council, is divided into two parallel contexts, the Project of Lifelong Education and the Volunteer Plan. Adult Education and Community Intervention have become an unsurpassable necessity for everyone, in every context and in a lifelong basis. By not limiting the subjects’ admission, the Lifelong Education Project covered a diverse public, aged between 54 and 77 years old. The purpose of the project was to add value to the knowledge and experiences of each individual, and, by taking into account their singularities, develop a more critical and supportive spirit towards the ideal of Lifelong Education. The purpose of the Volunteer Plan was to foster the integration of the participants in the Lifelong Education Project, which included three retired volunteers. The plan of the sessions, common to both contexts and organized by the large group (trainees, volunteers and participants), featured a variety of spaces, themes and methods/ techniques. The results suggested an enormous satisfaction from the target audience, both in a more cognitive and a more emotional and social dimension. By taking into account the idea of Lifelong Education, our work has contributed to the holistic development of the human being.Martins, CustódiaUniversidade do MinhoRolim, Mariana Isabel Tavares20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/59663por202186210info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59663Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:24.007350Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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