Inovação nos destinos termais: as cidades termais europeias em rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Proença, Paula Maria Castelo Piedade
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44079
Resumo: Desde tempos imemoriais que as pessoas se sentiram atraídas pelas fontes termais de água quente, atribuindo às suas águas poderes medicinais e curativos. A Europa é um reconhecido destino turístico rico em estâncias termais, sustentável e competitivo, já que associa a saúde e o bem-estar à herança cultural e paisagística de cada cidade. Em pleno século XXI, o turismo como reconhecido setor motor da economia mundial, atravessa a nível global uma grave crise pandémica, com consequências económicas, sociais e sanitárias. Ao mesmo tempo, assiste-se, de forma generalizada, devido às medidas de confinamento, a uma clara tendência da procura por destinos turísticos que promovam ambientes e atividades de bem-estar, wellness e o relaxamento. Como consequência, as pessoas tendencialmente irão diversificar as suas formas de turismo, procurando realizar atividades que lhes proporcionem um bem-estar físico e emocional, no sentido de promover um estilo de vida mais saudável. O presente estudo será orientado no sentido de analisar e perceber se os fatores de inovação nos destinos termais em rede observadas nas ‘Redes Termais Europeias’, contribuem para a inovação nas ‘Termas Centro de Portugal’ e ‘Termas Porto e Norte de Portugal’. Nesta lógica, a temática desta investigação centra-se na análise do contributo da inovação da oferta do produto saúde e bem-estar termal das Cidades Termais Europeias em rede, combinando estratégias adequadas às novas exigências dos mercados e às necessidades dos turistas, promovendo o desenvolvimento económico das cidades termais europeias, na salvaguarda do seu património cultural, cuja assenta nos pilares da inovação, sustentabilidade, qualidade e competitividade.
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