Criatividade e inovação em facilities management: serviços e ambientes construídos gerando criatividade e inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Gustavo Bueno
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/5984
Resumo: O presente estudo objetiva analisar a criatividade e inovação aplicados ao gerenciamento de facilities, através de pesquisas bibliográficas e estudos de caso, visando uma abordagem prática da aplicação da criatividade e inovação nos ambientes construídos e nos serviços de facilities. Buscamos verificar a existência de um círculo virtuoso na aplicação da criatividade e inovação à criação e organização desses ambientes e serviços de modo que estes, uma vez criados levando em conta esses princípios, possam também colaborar na disseminação e aplicação da própria criatividade e inovação nas diferentes atividades desenvolvidas na empresa. A metodologia com melhor adequação e eleita para o desenvolvimento do trabalho é a Grounded Theory. Através de revisão bibliográfica, apresentam-se as principais definições, conceitos e abordagens da criatividade e inovação e do gerenciamento de facilities. Nos estudos de caso, através de entrevistas, coletaram-se informações que colaboram com dados sobre os setores e suas inter-relações. As empresas analisadas destacam-se por sua criatividade, inovação e facilities: Serasa Experian, Kimberly Clark, Volvo, Unilever, Caterpillar, 3M e P&G, sendo todas elas empresas listadas no ranking Great Place to Work – critério esse adotado para a delimitação da amostra. Os resultados da investigação reiteram o Facilities Management (FM) como contribuinte nos resultados de criatividade e inovação das empresas, principalmente quando é considerado de uma forma estratégica na organização. Ao mesmo tempo, a investigação identifica que o FM tem essa contribuição limitada, vez que a Criatividade e a Inovação têm seu ponto de partida nos indivíduos, fazendo que sejam as pessoas os actores principais nesse processo, que conta com o apoio do FM.
id RCAP_17cabcae930a9a375b3c09c2bd218f6f
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/5984
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criatividade e inovação em facilities management: serviços e ambientes construídos gerando criatividade e inovaçãoCriatividadeInovaçãoFacilities managementServiçosModernizaçãoEscritóriosAmbientes corporativosCreativityInnovationModernizationOfficesCorporate environmentsDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente estudo objetiva analisar a criatividade e inovação aplicados ao gerenciamento de facilities, através de pesquisas bibliográficas e estudos de caso, visando uma abordagem prática da aplicação da criatividade e inovação nos ambientes construídos e nos serviços de facilities. Buscamos verificar a existência de um círculo virtuoso na aplicação da criatividade e inovação à criação e organização desses ambientes e serviços de modo que estes, uma vez criados levando em conta esses princípios, possam também colaborar na disseminação e aplicação da própria criatividade e inovação nas diferentes atividades desenvolvidas na empresa. A metodologia com melhor adequação e eleita para o desenvolvimento do trabalho é a Grounded Theory. Através de revisão bibliográfica, apresentam-se as principais definições, conceitos e abordagens da criatividade e inovação e do gerenciamento de facilities. Nos estudos de caso, através de entrevistas, coletaram-se informações que colaboram com dados sobre os setores e suas inter-relações. As empresas analisadas destacam-se por sua criatividade, inovação e facilities: Serasa Experian, Kimberly Clark, Volvo, Unilever, Caterpillar, 3M e P&G, sendo todas elas empresas listadas no ranking Great Place to Work – critério esse adotado para a delimitação da amostra. Os resultados da investigação reiteram o Facilities Management (FM) como contribuinte nos resultados de criatividade e inovação das empresas, principalmente quando é considerado de uma forma estratégica na organização. Ao mesmo tempo, a investigação identifica que o FM tem essa contribuição limitada, vez que a Criatividade e a Inovação têm seu ponto de partida nos indivíduos, fazendo que sejam as pessoas os actores principais nesse processo, que conta com o apoio do FM.The study aims to analyze the creativity and innovation applied to Facilities Management, through library research and case studies, targeting a practical approach to the application of creativity and innovation in the built environment and facilities services. We seek to confirm the existence of a virtuous circle in applying creativity and innovation to the creation and organization of these environments and services so that they once created taking into account these principles, can also collaborate in disseminating and implementing their own creativity and innovation in different activities in the company. The methodology with better fitness and elected to the development of the work is the Grounded Theory. Through literature review, we present the main definitions, concepts and approaches to creativity and innovation and Facilities Management. In the case studies, through questionnaires, we collected information that collaborates with data on sectors and their interrelations. The companies analyzed are noted for their creativity, innovation and facilities: Serasa Experian, Kimberly Clark, Volvo , Unilever , Caterpillar , 3M and P&G , all of which are companies listed on the ranking Great Place to Work - criteria that adopted for the definition of research . The research responds positively to the initial question , confirming that the Facilities Management is sponsoring the results of creativity and innovation in companies , especially when it is considered in a strategic manner in the organization at the same time , the research identifies that the FM has limited this contribution , since the Creativity and Innovation have their starting point in the individuals , people who are doing the main actors in this process , which has the support of the FM.Gaio, SofiaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaGomes, Gustavo Bueno2017-05-15T13:23:38Z2014-07-172014-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5984TID:202425665porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-10-01T02:01:42Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5984Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-10-01T02:01:42Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade e inovação em facilities management: serviços e ambientes construídos gerando criatividade e inovação
title Criatividade e inovação em facilities management: serviços e ambientes construídos gerando criatividade e inovação
spellingShingle Criatividade e inovação em facilities management: serviços e ambientes construídos gerando criatividade e inovação
Gomes, Gustavo Bueno
Criatividade
Inovação
Facilities management
Serviços
Modernização
Escritórios
Ambientes corporativos
Creativity
Innovation
Modernization
Offices
Corporate environments
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Criatividade e inovação em facilities management: serviços e ambientes construídos gerando criatividade e inovação
title_full Criatividade e inovação em facilities management: serviços e ambientes construídos gerando criatividade e inovação
title_fullStr Criatividade e inovação em facilities management: serviços e ambientes construídos gerando criatividade e inovação
title_full_unstemmed Criatividade e inovação em facilities management: serviços e ambientes construídos gerando criatividade e inovação
title_sort Criatividade e inovação em facilities management: serviços e ambientes construídos gerando criatividade e inovação
author Gomes, Gustavo Bueno
author_facet Gomes, Gustavo Bueno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gaio, Sofia
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Gustavo Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Inovação
Facilities management
Serviços
Modernização
Escritórios
Ambientes corporativos
Creativity
Innovation
Modernization
Offices
Corporate environments
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Criatividade
Inovação
Facilities management
Serviços
Modernização
Escritórios
Ambientes corporativos
Creativity
Innovation
Modernization
Offices
Corporate environments
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O presente estudo objetiva analisar a criatividade e inovação aplicados ao gerenciamento de facilities, através de pesquisas bibliográficas e estudos de caso, visando uma abordagem prática da aplicação da criatividade e inovação nos ambientes construídos e nos serviços de facilities. Buscamos verificar a existência de um círculo virtuoso na aplicação da criatividade e inovação à criação e organização desses ambientes e serviços de modo que estes, uma vez criados levando em conta esses princípios, possam também colaborar na disseminação e aplicação da própria criatividade e inovação nas diferentes atividades desenvolvidas na empresa. A metodologia com melhor adequação e eleita para o desenvolvimento do trabalho é a Grounded Theory. Através de revisão bibliográfica, apresentam-se as principais definições, conceitos e abordagens da criatividade e inovação e do gerenciamento de facilities. Nos estudos de caso, através de entrevistas, coletaram-se informações que colaboram com dados sobre os setores e suas inter-relações. As empresas analisadas destacam-se por sua criatividade, inovação e facilities: Serasa Experian, Kimberly Clark, Volvo, Unilever, Caterpillar, 3M e P&G, sendo todas elas empresas listadas no ranking Great Place to Work – critério esse adotado para a delimitação da amostra. Os resultados da investigação reiteram o Facilities Management (FM) como contribuinte nos resultados de criatividade e inovação das empresas, principalmente quando é considerado de uma forma estratégica na organização. Ao mesmo tempo, a investigação identifica que o FM tem essa contribuição limitada, vez que a Criatividade e a Inovação têm seu ponto de partida nos indivíduos, fazendo que sejam as pessoas os actores principais nesse processo, que conta com o apoio do FM.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-17
2014-07-17T00:00:00Z
2017-05-15T13:23:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/5984
TID:202425665
url http://hdl.handle.net/10284/5984
identifier_str_mv TID:202425665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817542920310358016