A mudança em História: um estudo de conceções de alunos do 9º ano no âmbito da temática da 2ª Guerra Mundial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Bruna Filipa Andrade
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/68684
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3ºCiclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
id RCAP_17cfeea943aef52beebe3c87203d290c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68684
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A mudança em História: um estudo de conceções de alunos do 9º ano no âmbito da temática da 2ª Guerra MundialThe change in History: a study of 9th grade students' conceptions within the scope of the 2nd World WarCronologiaFontes textuais e iconográficasMudança históricaPós 2ª Guerra MundialTempo históricoChronologyTextual and iconographic sourcesHistorical changePost World War IIHistorical timeCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3ºCiclo do Ensino Básico e do Ensino SecundárioO presente relatório de estágio intitulado, “A mudança em História: um estudo de conceções de alunos do 9ºano no âmbito da temática da 2ª Guerra Mundial.”, foi desenvolvido tendo por base um projeto de intervenção pedagógica supervisionado (PIPS) no âmbito do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, na Universidade do Minho. O principal objetivo da implementação deste projeto, baseado numa abordagem de investigaçãoação, pretendeu apurar as conceções dos alunos em relação ao conceito de segunda ordem – a mudança histórica, recorrendo assim a fontes textuais e iconográficas relacionadas com o Pós 2ª Guerra Mundial. O projeto foi implementado numa turma do 3º Ciclo do Ensino Básico (9ºano) de uma escola do concelho de Braga. Em termos metodológicos aplicaram-se princípios da investigação-ação e do paradigma construtivista, tendo por base a aula-oficina, com o objetivo dos alunos obterem aprendizagens significativas e uma participação ativa na aula. Para o desenvolvimento do projeto delineamos três questões de investigação às quais nos propusemos responder: Que ideias prévias os alunos expressam sobre a mudança?; Que conceções de mudança evidenciam os alunos a partir de fontes textuais e iconográficas relacionadas com a temática da 2ª Guerra Mundial?; Que competências desenvolvem os alunos ao nível da compreensão da mudança e da temporalidade a parte de atividades desafiadoras relacionadas com 2ª Guerra Mundial? . A recolha dos dados realizou-se a partir da aplicação de vários instrumentos (questionários de levantamento de ideias prévias, fichas de trabalho e fichas de metacognição) implementados nas aulas, em tarefas diversas solicitadas. A análise dos dados recolhidos foi realizada com base na Grounded Theory, a partir da qual emergiu um sistema de categorização partindo das respostas dos alunos. Com este projeto constatou-se que o ensino explícito em torno de um conceito metahistórico favorece a sua compreensão por parte dos alunos, em relação ao conceito de mudança este promove nos alunos competências ao nível da compreensão temporal e da orientação temporal. Comprovou-se que o conceito de mudança é um conceito complexo e que para ser trabalhado adequadamente necessita de uma prática recorrente e desafiadora, a fim de compreenderem as mudanças do mundo atual e assumirem uma posição crítica.This internship report entitled, “The change in History: a study of 9th grade students' conceptions within the scope of the 2nd World War.”, Was developed based on a supervised pedagogical intervention project (PIPS) under the Master's in History Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, at “Universidade do Minho”. The main aim of the implementation of this project, based on an action-research approach, was to ascertain the conceptions that the students had in relation to the concept of second order - historical change, thus using textual and iconographic sources related to the Post 2ª World War. The project was implemented in a class of the 3rd Cycle of Basic Education (9th grade) of a school in the city of Braga. In methodological terms, principles of action-research and the constructivist paradigm were applied, based on the workshop-class, with the aim of students getting significant learning and active participation in the class. For the development of the project, we established three research questions that we propose to answer: What pre-ideas do students express about change?; What conceptions of change do students show from textual and iconographic sources related to the theme of World War II ?; What skills do students develop in terms of understanding change and temporality apart from challenging activities related to World War II?. Data collection was carried out through the application of various instruments (inquiries to survey of pre-ideas, worksheets and metacognition sheets) implemented in classes, in different requested tasks. The analysis of the collected data was performed based on the Grounded Theory, from which a categorization system was created from the students' answers. With this project it was possible to realize that explicit teaching around a metahistorical concept favors the student’s understanding, the concept of change promotes in student’s skills in terms of temporal understanding and temporal orientation. It has been proven that the concept of change is complex and to be workable it needs a recurring and challenging practice in order to understand the changes in the current world and take a critical position.Solé, GlóriaUniversidade do MinhoFerreira, Bruna Filipa Andrade20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68684por202537145info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68684Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:06.038592Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A mudança em História: um estudo de conceções de alunos do 9º ano no âmbito da temática da 2ª Guerra Mundial
The change in History: a study of 9th grade students' conceptions within the scope of the 2nd World War
title A mudança em História: um estudo de conceções de alunos do 9º ano no âmbito da temática da 2ª Guerra Mundial
spellingShingle A mudança em História: um estudo de conceções de alunos do 9º ano no âmbito da temática da 2ª Guerra Mundial
Ferreira, Bruna Filipa Andrade
Cronologia
Fontes textuais e iconográficas
Mudança histórica
Pós 2ª Guerra Mundial
Tempo histórico
Chronology
Textual and iconographic sources
Historical change
Post World War II
Historical time
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A mudança em História: um estudo de conceções de alunos do 9º ano no âmbito da temática da 2ª Guerra Mundial
title_full A mudança em História: um estudo de conceções de alunos do 9º ano no âmbito da temática da 2ª Guerra Mundial
title_fullStr A mudança em História: um estudo de conceções de alunos do 9º ano no âmbito da temática da 2ª Guerra Mundial
title_full_unstemmed A mudança em História: um estudo de conceções de alunos do 9º ano no âmbito da temática da 2ª Guerra Mundial
title_sort A mudança em História: um estudo de conceções de alunos do 9º ano no âmbito da temática da 2ª Guerra Mundial
author Ferreira, Bruna Filipa Andrade
author_facet Ferreira, Bruna Filipa Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Solé, Glória
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Bruna Filipa Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Cronologia
Fontes textuais e iconográficas
Mudança histórica
Pós 2ª Guerra Mundial
Tempo histórico
Chronology
Textual and iconographic sources
Historical change
Post World War II
Historical time
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Cronologia
Fontes textuais e iconográficas
Mudança histórica
Pós 2ª Guerra Mundial
Tempo histórico
Chronology
Textual and iconographic sources
Historical change
Post World War II
Historical time
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3ºCiclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/68684
url http://hdl.handle.net/1822/68684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202537145
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133027850256384