A compreensão do tempo histórico: um estudo com alunos portugueses do 6º ano sobre os conceitos de cronologia e mudança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Anabela Pinheiro Teixeira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Solé, Glória
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/77531
Resumo: Este artigo apresenta-se como um contributo para o entendimento do modo como as crianças compreendem o tempo histórico e resulta de um estudo empírico, predominantemente qualitativo e interpretativo, desenvolvido com alunos do 6º ano do ensino básico, em Portugal. Nesta investigação procurou-se averiguar as ideias e noções de temporalidade dos alunos a partir da ordenação de acontecimentos e da construção de uma narrativa, ambos subordinados ao conteúdo programático O 25 de abril de 1974. Procedeu-se a uma análise de dados quantitativa e qualitativa, na qual as respostas dos alunos foram categorizadas em função de níveis de pensamento diferenciados. Os resultados demonstram que os alunos deste nível de ensino compreendem e utilizam conceitos de tempo complexos na aprendizagem da História, nomeadamente relacionados com a cronologia e a mudança.
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spelling A compreensão do tempo histórico: um estudo com alunos portugueses do 6º ano sobre os conceitos de cronologia e mudançaUnderstanding historical time: A study with 6th grade portuguese students about chronology and changeComprensión del tiempo: Un estudio con alumnos portugueses del sexto año sobre los conceptos de cronología y cambioTempo históricoPensamento históricoCompreensão temporalMudançaCronologiaHistorical timeHistorical thinkingTemporal understanding.ChangeChronologyTiempo históricoPensamiento históricoComprensión temporalCambioCronologíaEste artigo apresenta-se como um contributo para o entendimento do modo como as crianças compreendem o tempo histórico e resulta de um estudo empírico, predominantemente qualitativo e interpretativo, desenvolvido com alunos do 6º ano do ensino básico, em Portugal. Nesta investigação procurou-se averiguar as ideias e noções de temporalidade dos alunos a partir da ordenação de acontecimentos e da construção de uma narrativa, ambos subordinados ao conteúdo programático O 25 de abril de 1974. Procedeu-se a uma análise de dados quantitativa e qualitativa, na qual as respostas dos alunos foram categorizadas em função de níveis de pensamento diferenciados. Os resultados demonstram que os alunos deste nível de ensino compreendem e utilizam conceitos de tempo complexos na aprendizagem da História, nomeadamente relacionados com a cronologia e a mudança.This article presents a contribution to understanding the way children understand historical time and emerges from an empirical study, which is predominantly qualitative and interpretative, carried out with Elementary School students of the 6th grade, in Portugal. With this study, we tried to perceive the students’ ideas and conceptions of temporality, trough event ordering chronological historical facts as well as the construction of narratives, both subordinated to the programmatic content The April Revolution of 1974. A quantitative and qualitative data analysis was performed, in which students’ answers were categorized according to differentiated thinking levels. The result show that students in this education level understand and use complex time concepts in the learning process of History, mainly related to chronology and change.Este artículo se presenta como una contribución al entendimiento de cómo los niños comprenden el tiempo histórico y resulta de un estudio empírico, predominantemente cualitativo e interpretativo, desarrollado con alumnos del 6º año de escolaridad, en Portugal. En esta investigación se buscó averiguar las ideas y nociones de temporalidad de los alumnos a partir de la ordenación de acontecimientos y de la construcción de una narrativa, ambos subordinados al contenido programático El 25 de abril de 1974. Se realizó un análisis cualitativa e cuantitativa de datos, en que las respuestas de los estudiantes se clasificaron de acuerdo com diferentes niveles de pensamineto. Los resultados demuestran que los alumnos de este nivel de enseñanza comprenden y utilizan conceptos de tiempo complejos en el aprendizaje de la historia, en particular relacionados con la cronología y el cambio.Universidade do MinhoCosta, Anabela Pinheiro TeixeiraSolé, Glória20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/77531porCosta, A., Solé, G. (2020) A compreensão do tempo histórico: um estudo com alunos portugueses do 6º ano sobre os conceitos de cronologia e mudança. Educação em Análise, 5, 31-56.10.5433/1984-7939.2020v5n1p31 EDUC.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:29:58.104119Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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