O contributo das histórias da literatura para a infância para uma educação multi/intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Jéssica Sofia Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39274
Resumo: O projeto de investigação de que este relatório testemunhou teve como finalidade compreender de que forma a literatura para a infância pode contribuir para uma educação multi/intercultural. Este estudo foi realizado na Unidade Curricular de Estágio IV, numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para a realização do projeto, foi formulada a seguinte questão: “Como é que as histórias da literatura para a infância podem contribuir para uma educação multi/intercultural?”, definindo como objetivos: “Identificar e compreender de que forma as histórias de literatura para a infância podem contribuir para uma educação intercultural” e “Sensibilizar os alunos para o respeito pelas diferenças”. Referente à opção metodológica, o estudo enquadra-se numa investigação qualitativa, inserindo-se numa abordagem de investigação sobre a prática. No que se refere à recolha de dados, foram utilizadas técnicas como a observação participante, o inquérito por questionário, o inquérito por entrevista e a análise documental. Quanto às técnicas de tratamento de dados recorreu-se à análise de conteúdos. Os principais resultados obtidos através desta investigação demonstram que as histórias de literatura para a infância podem desempenhar um importante papel na promoção de uma educação multi/intercultural, uma vez que promovem o conhecimento de realidades e de culturas diferentes.
id RCAP_17eb2e3969e1b546e44c50a760801bd5
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39274
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo das histórias da literatura para a infância para uma educação multi/interculturalEducação multi/interculturalInterculturalidadeDiversidade culturalCompetências interculturaisLeituraLiteratura para a infânciaMulti/intercultural educationInterculturalityCultural diversityIntercultural competencesReadingChildren’s literature.O projeto de investigação de que este relatório testemunhou teve como finalidade compreender de que forma a literatura para a infância pode contribuir para uma educação multi/intercultural. Este estudo foi realizado na Unidade Curricular de Estágio IV, numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para a realização do projeto, foi formulada a seguinte questão: “Como é que as histórias da literatura para a infância podem contribuir para uma educação multi/intercultural?”, definindo como objetivos: “Identificar e compreender de que forma as histórias de literatura para a infância podem contribuir para uma educação intercultural” e “Sensibilizar os alunos para o respeito pelas diferenças”. Referente à opção metodológica, o estudo enquadra-se numa investigação qualitativa, inserindo-se numa abordagem de investigação sobre a prática. No que se refere à recolha de dados, foram utilizadas técnicas como a observação participante, o inquérito por questionário, o inquérito por entrevista e a análise documental. Quanto às técnicas de tratamento de dados recorreu-se à análise de conteúdos. Os principais resultados obtidos através desta investigação demonstram que as histórias de literatura para a infância podem desempenhar um importante papel na promoção de uma educação multi/intercultural, uma vez que promovem o conhecimento de realidades e de culturas diferentes.The research project that this report witnessed aimed to understand how children’s literature can contribute to multi/intercultural education. This study was performed in the Internship IV curricular unit, in a 4th year class of the 1st Cycle of Basic Education. For the realization of the project, the following question was asked: " How can children's literature stories contribute to multi/intercultural education?", defining as objectives: “Identify and understand how the stories of literature for children can contribute to an intercultural education” and “Sensitize students to respect differences”. Regarding the methodological option, the study is part of a qualitative investigation, entering of a research approach on practice. Regarding data collection, techniques such as participant observation, questionnaire survey, interview survey and document analysis were used. As for data processing techniques, resorted to the content analysis. The main results obtained through this investigation demonstrate that children's literature stories can play an important role in the promotion of a multi/intercultural education, as they promote the knowledge of different realities and cultures.Sequeira, Ana Cristina Crespo PiresRepositório ComumCabral, Jéssica Sofia Silva2022-02-09T15:34:00Z2022-022022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39274TID:202952878porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:34Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39274Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:07.082596Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo das histórias da literatura para a infância para uma educação multi/intercultural
title O contributo das histórias da literatura para a infância para uma educação multi/intercultural
spellingShingle O contributo das histórias da literatura para a infância para uma educação multi/intercultural
Cabral, Jéssica Sofia Silva
Educação multi/intercultural
Interculturalidade
Diversidade cultural
Competências interculturais
Leitura
Literatura para a infância
Multi/intercultural education
Interculturality
Cultural diversity
Intercultural competences
Reading
Children’s literature.
title_short O contributo das histórias da literatura para a infância para uma educação multi/intercultural
title_full O contributo das histórias da literatura para a infância para uma educação multi/intercultural
title_fullStr O contributo das histórias da literatura para a infância para uma educação multi/intercultural
title_full_unstemmed O contributo das histórias da literatura para a infância para uma educação multi/intercultural
title_sort O contributo das histórias da literatura para a infância para uma educação multi/intercultural
author Cabral, Jéssica Sofia Silva
author_facet Cabral, Jéssica Sofia Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sequeira, Ana Cristina Crespo Pires
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Jéssica Sofia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação multi/intercultural
Interculturalidade
Diversidade cultural
Competências interculturais
Leitura
Literatura para a infância
Multi/intercultural education
Interculturality
Cultural diversity
Intercultural competences
Reading
Children’s literature.
topic Educação multi/intercultural
Interculturalidade
Diversidade cultural
Competências interculturais
Leitura
Literatura para a infância
Multi/intercultural education
Interculturality
Cultural diversity
Intercultural competences
Reading
Children’s literature.
description O projeto de investigação de que este relatório testemunhou teve como finalidade compreender de que forma a literatura para a infância pode contribuir para uma educação multi/intercultural. Este estudo foi realizado na Unidade Curricular de Estágio IV, numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para a realização do projeto, foi formulada a seguinte questão: “Como é que as histórias da literatura para a infância podem contribuir para uma educação multi/intercultural?”, definindo como objetivos: “Identificar e compreender de que forma as histórias de literatura para a infância podem contribuir para uma educação intercultural” e “Sensibilizar os alunos para o respeito pelas diferenças”. Referente à opção metodológica, o estudo enquadra-se numa investigação qualitativa, inserindo-se numa abordagem de investigação sobre a prática. No que se refere à recolha de dados, foram utilizadas técnicas como a observação participante, o inquérito por questionário, o inquérito por entrevista e a análise documental. Quanto às técnicas de tratamento de dados recorreu-se à análise de conteúdos. Os principais resultados obtidos através desta investigação demonstram que as histórias de literatura para a infância podem desempenhar um importante papel na promoção de uma educação multi/intercultural, uma vez que promovem o conhecimento de realidades e de culturas diferentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-09T15:34:00Z
2022-02
2022-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/39274
TID:202952878
url http://hdl.handle.net/10400.26/39274
identifier_str_mv TID:202952878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135391610044416