O feedback nos processos de autorregulação da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11004 |
Resumo: | Relatório Final realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
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O feedback nos processos de autorregulação da aprendizagemAutorregulação da aprendizagemFeedbackTempo de estudo autónomoPlano individual de trabalho.Self-assessment learningAutonomous study timeIndividual work planRelatório Final realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES) II integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Neste relatório apresenta-se, de modo sintético, a prática pedagógica de ensino supervisionada vivenciada em 1.º e em 2.º CEB, bem como a investigação realizada na turma de 3.º ano do 1.º CEB de um estabelecimento de ensino privado na cidade de Lisboa. A investigação teve como principal objetivo o estudo da importância do feedback nos processos de autorregulação da aprendizagem. Neste sentido, constituíram-se como objetivos específicos do estudo os seguintes: i) Identificar as escolhas dos alunos no Tempo de Estudo Autónomo (TEA); ii) Definir os critérios de autoavaliação utilizados pelos alunos na avaliação ao seu trabalho em TEA; iii) Comparar a influência da implementação de um dispositivo de monitorização do trabalho desenvolvido em TEA (feedback) nos processos de autorregulação da aprendizagem. Tendo em conta o objeto de estudo, recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa interpretativa, com procedimentos próximos da metodologia de investigação-ação. As técnicas de recolha de dados foram o inquérito por questionário, o focus group, a pesquisa documental e a observação direta. O tratamento de dados foi efetuado com recurso à análise de conteúdo e alguns dados quantitativos foram tratados com recurso ao software EXCEL. Os resultados do estudo sugerem que, por ação do feedback, os alunos começaram, progressivamente, a compreender as finalidades do trabalho no TEA e a regular melhor os seus processos de autoaprendizagem.ABSTRACT The present report arises in the context of the subject of Supervised Teaching Practice II, integrated in the syllabus of master’s degree in teaching (Ensino do 1.º CEB e em Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. The report presents, synthetically, the supervised teaching practice developed in the 1st and 2nd Basic Education Cycle, as well as the investigation developed in the 3rd year class in a private education establishment in Lisbon. The main objective of this research was to study the importance of feedback in the processes of self-regulation. This way, the study’s specific objectives were: i) To identify the students’ choices in the TEA; ii) To define the self-assessment criteria used by the students in the evaluation of their work in TEA; iii) To compare the influence of the implementation of a work monitoring device developed in TEA (feedback) in the processes of self-regulation of learning. Considering the object of study, it is used an interpretative qualitative methodology, with similar aspects of investigation-action methodology. The data collection techniques used were: the survey, focus group, documentary research and direct observation. The treatment of qualitative data was made using content analysis and some quantitative data were processed using the EXCEL software. The results of the study suggest that, through feedback, students progressively began to understand the purpose of work in TEA and to better regulate their self-learning processes.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaPereira, Maria da Conceição Figueira SantosRCIPLPetronilho, Carolina Marques2020-01-20T11:10:34Z2019-07-182019-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11004TID:202333906porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:43Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:20.671527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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