O Movimento #MeToo como estratégia de comunicação global de mulheres vítimas de assédio sexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luppi, Brenda
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11961
Resumo: A internet se tornou essencial em toda a convivência da sociedade e as redes sociais digitais determinaram uma nova forma de comunicação, muito relevantes no cotidiano de grande parte da população mundial. Com esse entendimento, os movimentos sociais encontraram uma forma de ganhar voz e espaço através, essencialmente, das redes sociais. O fato de a informação digital ter, hoje, um alcance quase sem barreiras, faz com que o ativismo em geral consiga alcançar novas redes e aumentar os seus membros e grupos. Para o movimento feminista não foi diferente: as mulheres se uniram para dar voz à sua causa através das redes sociais, pleiteando o direito sobre seus corpos e o fim da cultura do assédio sexual, além de outras pautas. Este trabalho pretendeu compreender como as mulheres encontraram nas redes sociais um veículo de comunicação estratégica global para denunciar casos de assédios sexuais através do Movimento #MeToo. A metodologia é focada na análise de conteúdo (Bardin, 2006). A coleta de dados foi realizada através da aplicação LTweet e para a interpretação do corpus textual utilizamos o software Iramuteq. O conteúdo estudado abrangeu diversos idiomas, contudo, destacamos três (português, inglês e espanhol) para uma análise mais detalhada. Os resultados fortalecem a tese segundo a qual o ciberfeminismo – movido por hashtags e com pendor feminista – vem ganhando força através das redes sociais, que se tornaram locais para uso de lugar de fala mundial de mulheres, especialmente, e no que respeita a este estudo, vítimas de assédio sexual.
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