Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/4461 |
Resumo: | The concepts of gender and sex have been considered in recent literature as elements of power, under the circumstance of contemporary floating constructions. In the field of Education, a “deconstructed”, non-normative look is needed as a political act on issues of sexual diversity and gender. The curriculum as a culture can and must take a Queer view at school. In this research we intend to make a comparative study on sexual and gender diversity in the academic environment, listening to the voices of students from the University of Madeira and the Federal University of Sergipe. In this way, we emphasize coeducation in the construction of inclusive environments and their contribution in the field of pedagogical innovation. The discussion of these themes in the academy is fundamental for the conceptual renewal and the organizational contexts of the practice of pedagogy. It also contributes to important changes in social agendas. |
id |
RCAP_17fe8d70375cea17aea6e8129fd7a93c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/4461 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil)University students' voices on sexual and gender diversity, their relationship with coeducation and pedagogical innovation: a comparative study at the University of Madeira (Portugal) and the Federal University of Sergipe (Brazil)Co-educationGender diversityInclusionPedagogical innovationSexual diversityUniversidade da MadeiraCoeducaçãoDiversidade de gêneroDiversidade sexualInclusãoInovação pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisThe concepts of gender and sex have been considered in recent literature as elements of power, under the circumstance of contemporary floating constructions. In the field of Education, a “deconstructed”, non-normative look is needed as a political act on issues of sexual diversity and gender. The curriculum as a culture can and must take a Queer view at school. In this research we intend to make a comparative study on sexual and gender diversity in the academic environment, listening to the voices of students from the University of Madeira and the Federal University of Sergipe. In this way, we emphasize coeducation in the construction of inclusive environments and their contribution in the field of pedagogical innovation. The discussion of these themes in the academy is fundamental for the conceptual renewal and the organizational contexts of the practice of pedagogy. It also contributes to important changes in social agendas.Os conceitos de gênero e sexo têm vindo a ser considerados na literatura recente como elementos de poder, na circunstância de construções flutuantes da contemporaneidade. No campo da Educação, urge um olhar “desconstruído”, não normativo, enquanto ato político acerca das questões da diversidade sexual e de gênero. O currículo enquanto cultura pode e deve assumir uma visão Queer na Escola. Pretendemos nesta pesquisa fazer um estudo comparativo sobre a diversidade sexual e de gênero no meio acadêmico, auscultando as vozes dos estudantes da universidade da Madeira e da Universidade Federal de Sergipe. Desse modo enfatizamos a coeducação na construção de ambientes inclusivos e o seu contributo no campo da inovação pedagógica. A discussão destes temas na academia é fundamental para a renovação conceptual e dos contextos organizacionais da prática da pedagogia. Contribui também para mudanças importantes das agendas sociais.Universidade Federal de Alagoas, Campus ArapiracaDigitUMaBrazão, José Paulo GomesOliveira, Anselmo Lima deDias, Alfrancio Ferreira2022-07-25T13:47:48Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4461porBrazão, J. P. G., de Oliveira, A. L., & Dias, A. F. (2021). Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil). Journal of Research and Knowledge Spreading, 2(1), e12445-e12445.10.20952/jrks2112445info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:47Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:08:29.770601Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil) University students' voices on sexual and gender diversity, their relationship with coeducation and pedagogical innovation: a comparative study at the University of Madeira (Portugal) and the Federal University of Sergipe (Brazil) |
title |
Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil) |
spellingShingle |
Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil) Brazão, José Paulo Gomes Co-education Gender diversity Inclusion Pedagogical innovation Sexual diversity Universidade da Madeira Coeducação Diversidade de gênero Diversidade sexual Inclusão Inovação pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais |
title_short |
Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil) |
title_full |
Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil) |
title_fullStr |
Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil) |
title_full_unstemmed |
Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil) |
title_sort |
Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil) |
author |
Brazão, José Paulo Gomes |
author_facet |
Brazão, José Paulo Gomes Oliveira, Anselmo Lima de Dias, Alfrancio Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Anselmo Lima de Dias, Alfrancio Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brazão, José Paulo Gomes Oliveira, Anselmo Lima de Dias, Alfrancio Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Co-education Gender diversity Inclusion Pedagogical innovation Sexual diversity Universidade da Madeira Coeducação Diversidade de gênero Diversidade sexual Inclusão Inovação pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais |
topic |
Co-education Gender diversity Inclusion Pedagogical innovation Sexual diversity Universidade da Madeira Coeducação Diversidade de gênero Diversidade sexual Inclusão Inovação pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais |
description |
The concepts of gender and sex have been considered in recent literature as elements of power, under the circumstance of contemporary floating constructions. In the field of Education, a “deconstructed”, non-normative look is needed as a political act on issues of sexual diversity and gender. The curriculum as a culture can and must take a Queer view at school. In this research we intend to make a comparative study on sexual and gender diversity in the academic environment, listening to the voices of students from the University of Madeira and the Federal University of Sergipe. In this way, we emphasize coeducation in the construction of inclusive environments and their contribution in the field of pedagogical innovation. The discussion of these themes in the academy is fundamental for the conceptual renewal and the organizational contexts of the practice of pedagogy. It also contributes to important changes in social agendas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01T00:00:00Z 2021-01-01T00:00:00Z 2022-07-25T13:47:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/4461 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/4461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Brazão, J. P. G., de Oliveira, A. L., & Dias, A. F. (2021). Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil). Journal of Research and Knowledge Spreading, 2(1), e12445-e12445. 10.20952/jrks2112445 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129952933642240 |