Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brazão, José Paulo Gomes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Anselmo Lima de, Dias, Alfrancio Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4461
Resumo: The concepts of gender and sex have been considered in recent literature as elements of power, under the circumstance of contemporary floating constructions. In the field of Education, a “deconstructed”, non-normative look is needed as a political act on issues of sexual diversity and gender. The curriculum as a culture can and must take a Queer view at school. In this research we intend to make a comparative study on sexual and gender diversity in the academic environment, listening to the voices of students from the University of Madeira and the Federal University of Sergipe. In this way, we emphasize coeducation in the construction of inclusive environments and their contribution in the field of pedagogical innovation. The discussion of these themes in the academy is fundamental for the conceptual renewal and the organizational contexts of the practice of pedagogy. It also contributes to important changes in social agendas.
id RCAP_17fe8d70375cea17aea6e8129fd7a93c
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/4461
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil)University students' voices on sexual and gender diversity, their relationship with coeducation and pedagogical innovation: a comparative study at the University of Madeira (Portugal) and the Federal University of Sergipe (Brazil)Co-educationGender diversityInclusionPedagogical innovationSexual diversityUniversidade da MadeiraCoeducaçãoDiversidade de gêneroDiversidade sexualInclusãoInovação pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisThe concepts of gender and sex have been considered in recent literature as elements of power, under the circumstance of contemporary floating constructions. In the field of Education, a “deconstructed”, non-normative look is needed as a political act on issues of sexual diversity and gender. The curriculum as a culture can and must take a Queer view at school. In this research we intend to make a comparative study on sexual and gender diversity in the academic environment, listening to the voices of students from the University of Madeira and the Federal University of Sergipe. In this way, we emphasize coeducation in the construction of inclusive environments and their contribution in the field of pedagogical innovation. The discussion of these themes in the academy is fundamental for the conceptual renewal and the organizational contexts of the practice of pedagogy. It also contributes to important changes in social agendas.Os conceitos de gênero e sexo têm vindo a ser considerados na literatura recente como elementos de poder, na circunstância de construções flutuantes da contemporaneidade. No campo da Educação, urge um olhar “desconstruído”, não normativo, enquanto ato político acerca das questões da diversidade sexual e de gênero. O currículo enquanto cultura pode e deve assumir uma visão Queer na Escola. Pretendemos nesta pesquisa fazer um estudo comparativo sobre a diversidade sexual e de gênero no meio acadêmico, auscultando as vozes dos estudantes da universidade da Madeira e da Universidade Federal de Sergipe. Desse modo enfatizamos a coeducação na construção de ambientes inclusivos e o seu contributo no campo da inovação pedagógica. A discussão destes temas na academia é fundamental para a renovação conceptual e dos contextos organizacionais da prática da pedagogia. Contribui também para mudanças importantes das agendas sociais.Universidade Federal de Alagoas, Campus ArapiracaDigitUMaBrazão, José Paulo GomesOliveira, Anselmo Lima deDias, Alfrancio Ferreira2022-07-25T13:47:48Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4461porBrazão, J. P. G., de Oliveira, A. L., & Dias, A. F. (2021). Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil). Journal of Research and Knowledge Spreading, 2(1), e12445-e12445.10.20952/jrks2112445info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:47Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:08:29.770601Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil)
University students' voices on sexual and gender diversity, their relationship with coeducation and pedagogical innovation: a comparative study at the University of Madeira (Portugal) and the Federal University of Sergipe (Brazil)
title Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil)
spellingShingle Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil)
Brazão, José Paulo Gomes
Co-education
Gender diversity
Inclusion
Pedagogical innovation
Sexual diversity
Universidade da Madeira
Coeducação
Diversidade de gênero
Diversidade sexual
Inclusão
Inovação pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
title_short Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil)
title_full Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil)
title_fullStr Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil)
title_full_unstemmed Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil)
title_sort Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil)
author Brazão, José Paulo Gomes
author_facet Brazão, José Paulo Gomes
Oliveira, Anselmo Lima de
Dias, Alfrancio Ferreira
author_role author
author2 Oliveira, Anselmo Lima de
Dias, Alfrancio Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Brazão, José Paulo Gomes
Oliveira, Anselmo Lima de
Dias, Alfrancio Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Co-education
Gender diversity
Inclusion
Pedagogical innovation
Sexual diversity
Universidade da Madeira
Coeducação
Diversidade de gênero
Diversidade sexual
Inclusão
Inovação pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
topic Co-education
Gender diversity
Inclusion
Pedagogical innovation
Sexual diversity
Universidade da Madeira
Coeducação
Diversidade de gênero
Diversidade sexual
Inclusão
Inovação pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
description The concepts of gender and sex have been considered in recent literature as elements of power, under the circumstance of contemporary floating constructions. In the field of Education, a “deconstructed”, non-normative look is needed as a political act on issues of sexual diversity and gender. The curriculum as a culture can and must take a Queer view at school. In this research we intend to make a comparative study on sexual and gender diversity in the academic environment, listening to the voices of students from the University of Madeira and the Federal University of Sergipe. In this way, we emphasize coeducation in the construction of inclusive environments and their contribution in the field of pedagogical innovation. The discussion of these themes in the academy is fundamental for the conceptual renewal and the organizational contexts of the practice of pedagogy. It also contributes to important changes in social agendas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2021-01-01T00:00:00Z
2022-07-25T13:47:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/4461
url http://hdl.handle.net/10400.13/4461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Brazão, J. P. G., de Oliveira, A. L., & Dias, A. F. (2021). Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil). Journal of Research and Knowledge Spreading, 2(1), e12445-e12445.
10.20952/jrks2112445
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129952933642240