A inclusão da diversidade sexual na Universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agreli, Milene Soares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-23032018-103830/
Resumo: Nosso objetivo foi conhecer as histórias de vida de estudantes universitárias que vivenciam a diversidade sexual, bem como identificar sua recepção pelos docentes, em sala de aula, com vistas a compreender o fenômeno contemporâneo da inclusão da diversidade sexual na Universidade. Desta forma, norteamos o desenvolvimento deste estudo a partir dos três eixos teóricos seguintes: Horizontes da compreensão de gênero e da diversidade sexual na contemporaneidade, A inclusão educacional da diversidade sexual e a Universidade, e O corpo, a fala, a sexualidade e a diversidade sexual na fenomenologia de Merleau-Ponty. Para realizar tal intento elegemos a metodologia qualitativa fenomenológica, ancorada nos pressupostos teóricos do filósofo Maurice Merleau-Ponty, e os/as colaboradores/as foram contatados/as segundo o procedimento Bola de neve (Snowball). Foram entrevistadas, no total, cinco estudantes, sendo: três transexuais, um intersexual e uma drag queen, e cinco docentes, um homem e quatro mulheres, que tiveram, ou têm, em suas turmas, estudantes que vivenciam a diversidade sexual. Nos relatos de todas as colaboradoras estudantes emergiram 5 categorias: Nos horizontes da família; A trajetória escolar: do ensino fundamental ao médio; Nos horizontes da Universidade; e Projeto de vida. De forma singular, nos relatos das estudantes transexuais emergiu a categoria: Mundo-vida transexual; para a estudante intersexual emergiu a categoria Mundo-vida Intersexual; e, no relato da estudante drag queen emergiu a categoria Mundo-vida Drag queen. E para os/as docentes emergiram 4 categorias: O corpo percebido; A diversidade sexual e de gênero na Universidade; Nos horizontes da docência, e Intersubjetividade e consciência. Os relatos de nossas colaboradoras e seus/suas docentes revelam que os mundos-vidas destas estudantes são imersos em estigmas e sofrimentos. Muitos são os desafios a serem enfrentados para uma efetiva educação inclusiva para a diversidade sexual e de gênero. As transformações precisam atingir todas as instâncias do ensino, desde o ensino fundamental, passando pelo ensino médio para, enfim, alcançar o ensino superior
id USP_f067eed21ac57c17f101c4417f4995ab
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23032018-103830
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A inclusão da diversidade sexual na UniversidadeThe inclusion of sexual diversity in the Universitydiversidade de gênerodiversidade sexualeducaçãoeducationfenomenologiagender diversityphenomenologysexual diversityUniversidadeuniversityNosso objetivo foi conhecer as histórias de vida de estudantes universitárias que vivenciam a diversidade sexual, bem como identificar sua recepção pelos docentes, em sala de aula, com vistas a compreender o fenômeno contemporâneo da inclusão da diversidade sexual na Universidade. Desta forma, norteamos o desenvolvimento deste estudo a partir dos três eixos teóricos seguintes: Horizontes da compreensão de gênero e da diversidade sexual na contemporaneidade, A inclusão educacional da diversidade sexual e a Universidade, e O corpo, a fala, a sexualidade e a diversidade sexual na fenomenologia de Merleau-Ponty. Para realizar tal intento elegemos a metodologia qualitativa fenomenológica, ancorada nos pressupostos teóricos do filósofo Maurice Merleau-Ponty, e os/as colaboradores/as foram contatados/as segundo o procedimento Bola de neve (Snowball). Foram entrevistadas, no total, cinco estudantes, sendo: três transexuais, um intersexual e uma drag queen, e cinco docentes, um homem e quatro mulheres, que tiveram, ou têm, em suas turmas, estudantes que vivenciam a diversidade sexual. Nos relatos de todas as colaboradoras estudantes emergiram 5 categorias: Nos horizontes da família; A trajetória escolar: do ensino fundamental ao médio; Nos horizontes da Universidade; e Projeto de vida. De forma singular, nos relatos das estudantes transexuais emergiu a categoria: Mundo-vida transexual; para a estudante intersexual emergiu a categoria Mundo-vida Intersexual; e, no relato da estudante drag queen emergiu a categoria Mundo-vida Drag queen. E para os/as docentes emergiram 4 categorias: O corpo percebido; A diversidade sexual e de gênero na Universidade; Nos horizontes da docência, e Intersubjetividade e consciência. Os relatos de nossas colaboradoras e seus/suas docentes revelam que os mundos-vidas destas estudantes são imersos em estigmas e sofrimentos. Muitos são os desafios a serem enfrentados para uma efetiva educação inclusiva para a diversidade sexual e de gênero. As transformações precisam atingir todas as instâncias do ensino, desde o ensino fundamental, passando pelo ensino médio para, enfim, alcançar o ensino superiorOur objective was to know the life histories of university students who experience sexual diversity as well as to find out how their teachers receive them in the classroom to understand the contemporary phenomenon of the inclusion of sexual diversity in the University. In this way, we orient the development of this study from the following three theoretical axes: \"Horizons of the understanding of gender and sexual diversity in the contemporaneity\", \"The educational inclusion of sexual diversity and the University, and\" The body, speech and sexuality in Merleau-Ponty\'s phenomenology.\" In order to carry out such an attempt, we chose the phenomenological qualitative methodology, under Merleau-Pontys theoretical assumptions. The collaborators were contacted according to the procedure Snowball. A total of five students were interviewed: three transsexuals, one intersexual and one drag queen, and five teachers, one man and four women, who have had, or have, students in their classes who experience sexual diversity. In the reports of all the collaborating students it has arisen 5 categories: In the horizons of the family; The school trajectory: from elementary to middle school; In the horizons of the University; and Life project. In a unique way, in the transsexual students\' reports emerged the category: World-transsexual life; for the intersexual student emerged the category Intersexual World-Life; and in the report of the student drag queen emerged the category World-life Drag Queen. And for the teachers emerged 4 categories: The perceived body; Sexual and gender diversity in the University; In the horizons of teaching, and intersubjectivity and consciousness. The reports of our collaborators and their teachers reveal that the world-lives of these students are immersed in stigma and suffering. There are many challenges to effective inclusive education for sexual and gender diversity. Transformations need to reach all levels of education, from elementary school, through high school and, finally, to higher educationBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBruns, Maria Alves de ToledoAgreli, Milene Soares2018-01-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-23032018-103830/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-23032018-103830Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão da diversidade sexual na Universidade
The inclusion of sexual diversity in the University
title A inclusão da diversidade sexual na Universidade
spellingShingle A inclusão da diversidade sexual na Universidade
Agreli, Milene Soares
diversidade de gênero
diversidade sexual
educação
education
fenomenologia
gender diversity
phenomenology
sexual diversity
Universidade
university
title_short A inclusão da diversidade sexual na Universidade
title_full A inclusão da diversidade sexual na Universidade
title_fullStr A inclusão da diversidade sexual na Universidade
title_full_unstemmed A inclusão da diversidade sexual na Universidade
title_sort A inclusão da diversidade sexual na Universidade
author Agreli, Milene Soares
author_facet Agreli, Milene Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bruns, Maria Alves de Toledo
dc.contributor.author.fl_str_mv Agreli, Milene Soares
dc.subject.por.fl_str_mv diversidade de gênero
diversidade sexual
educação
education
fenomenologia
gender diversity
phenomenology
sexual diversity
Universidade
university
topic diversidade de gênero
diversidade sexual
educação
education
fenomenologia
gender diversity
phenomenology
sexual diversity
Universidade
university
description Nosso objetivo foi conhecer as histórias de vida de estudantes universitárias que vivenciam a diversidade sexual, bem como identificar sua recepção pelos docentes, em sala de aula, com vistas a compreender o fenômeno contemporâneo da inclusão da diversidade sexual na Universidade. Desta forma, norteamos o desenvolvimento deste estudo a partir dos três eixos teóricos seguintes: Horizontes da compreensão de gênero e da diversidade sexual na contemporaneidade, A inclusão educacional da diversidade sexual e a Universidade, e O corpo, a fala, a sexualidade e a diversidade sexual na fenomenologia de Merleau-Ponty. Para realizar tal intento elegemos a metodologia qualitativa fenomenológica, ancorada nos pressupostos teóricos do filósofo Maurice Merleau-Ponty, e os/as colaboradores/as foram contatados/as segundo o procedimento Bola de neve (Snowball). Foram entrevistadas, no total, cinco estudantes, sendo: três transexuais, um intersexual e uma drag queen, e cinco docentes, um homem e quatro mulheres, que tiveram, ou têm, em suas turmas, estudantes que vivenciam a diversidade sexual. Nos relatos de todas as colaboradoras estudantes emergiram 5 categorias: Nos horizontes da família; A trajetória escolar: do ensino fundamental ao médio; Nos horizontes da Universidade; e Projeto de vida. De forma singular, nos relatos das estudantes transexuais emergiu a categoria: Mundo-vida transexual; para a estudante intersexual emergiu a categoria Mundo-vida Intersexual; e, no relato da estudante drag queen emergiu a categoria Mundo-vida Drag queen. E para os/as docentes emergiram 4 categorias: O corpo percebido; A diversidade sexual e de gênero na Universidade; Nos horizontes da docência, e Intersubjetividade e consciência. Os relatos de nossas colaboradoras e seus/suas docentes revelam que os mundos-vidas destas estudantes são imersos em estigmas e sofrimentos. Muitos são os desafios a serem enfrentados para uma efetiva educação inclusiva para a diversidade sexual e de gênero. As transformações precisam atingir todas as instâncias do ensino, desde o ensino fundamental, passando pelo ensino médio para, enfim, alcançar o ensino superior
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-23032018-103830/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-23032018-103830/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257295515287552