Fatores determinantes do excesso de endividamento das famílias e o abandono escolar no ensino superior: o caso do IPB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Helena Isabel Martins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/23235
Resumo: Mestrado APNOR
id RCAP_18063c96679c7441e814dcb3ebad0973
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23235
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores determinantes do excesso de endividamento das famílias e o abandono escolar no ensino superior: o caso do IPBEndividamentoSobre-endividamentoCréditoAbandono escolarInstituto Politécnico de BragançaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoMestrado APNORO principal objetivo deste estudo assenta em investigar os fatores determinantes do excesso de endividamento das famílias tendo por base a população estudantil do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e, consequentemente, analisar se este sobre-endividamento é uma possível causa para o abandono escolar destes. Para esta análise, utilizou-se como método de recolha de dados o inquérito por questionário tendo como população-alvo os estudantes do IPB matriculados no ano letivo 2019/2020. Este é constituído por questões relacionadas com atitudes e comportamentos financeiros para conseguir obter indicadores de endividamento ou sobre-endividamento dos agregados familiares da comunidade estudantil do IPB, por questões relacionadas com o abandono escolar e, por fim, por questões de caráter pessoal e familiar. Deste inquérito resultaram 281 respostas válidas. Através destes dados, verificou-se que 48% dos agregados familiares dos estudantes do IPB estão com dificuldades no cumprimento das obrigações com os créditos. Relativamente ao abandono escolar averiguou-se que 15% dos inquiridos já abandonou os estudos pelo menos uma vez, tendo sido principalmente por motivos académicos e profissionais. Relativamente às hipóteses de investigação, constatou-se que não existe qualquer relação entre o grau de sobre-endividamento e a literacia financeira do estudante. No entanto, verificou-se que existe uma correlação negativa entre o grau de sobre-endividamento e o nível de poupanças assim como acontecesse com o nível de confiança dos rendimentos futuros e o estatuto social percecionado. O mesmo não acontece entre o grau de sobre-endividamento e o número de créditos ativos, uma vez que se verificou uma correlação positiva entre as variáveis. De acordo com as respostas ao inquérito, os fatores assinalados como a(s) razão(ões) para o não pagamento ou para a existência de dificuldades no cumprimento das responsabilidades de crédito são essencialmente fatores externos aos consumidores com destaque para o desemprego, sem direito ao subsídio. Por fim, constatou-se que não existem evidências estatísticas suficientes para afirmar que existe uma relação entre o sobre-endividamento e o abandono escolar na comunidade estudantil do IPB.The main objective of this study is to investigate the determinants of families' over-indebtedness based on the student population of the Polytechnic Institute of Bragança (IPB) and, consequently, to analyze whether this over-indebtedness is a possible cause for their school dropout. For this analysis, a questionnaire survey was used as data collection method, with target population the IPB students enrolled in the academic year 2019/2020. This consists of questions related to financial behaviour and attitudes in order to obtain indicators of indebtedness or over-indebtedness of the households of the IPB student community. It also has questions related to school dropout and questions about personal and family characteristics. This survey resulted in 281 valid responses. Through these data, it was found that 48% of the households of IPB students are having difficulties in fulfilling their obligations with credits. Regarding school dropout, it was found that 15% of respondents have already dropped out of school at least one time, mainly for academic and professional reasons. Regarding the research hypotheses, it was found that there is no connection between the degree of over-indebtedness and the student's financial literacy. However, it was found that there is a negative correlation between the degree of over-indebtedness and the level of savings as well as with the level of confidence in future earnings and perceived social status. The same does not happen between the degree of over-indebtedness and the number of active credits, since there was a positive correlation between the variables. According to the responses to the survey, the factors identified as reason(s) for non-payment or for the existence of difficulties in fulfilling credit responsibilities are essentially factors external to consumers, with emphasis on unemployment, without right the allowance. Finally, it was found that there is not enough statistical evidence to sustain that there is a connection between over-indebtedness and school dropout in the IPB student community.El objetivo principal de este estudio es investigar los determinantes del sobreendeudamiento de las familias a partir de la población estudiantil del Instituto Politécnico de Bragança (IPB) y, en consecuencia, analizar si este sobreendeudamiento es una posible causa de su abandono escolar. Para este análisis se utilizó la encuesta por cuestionario como método de recogida de datos, con la población objetivo de alumnos de IPB matriculados en el curso académico 2019/2020. Consiste en cuestiones relacionadas con las actitudes y comportamientos financieros para obtener indicadores de endeudamiento o sobreendeudamiento de los hogares de la comunidad estudiantil IPB, por cuestiones relacionadas con la deserción escolar y, finalmente, por cuestiones personales y familiares. Esta encuesta resultó en 281 respuestas válidas. A través de estos datos, el 48% de los hogares de estudiantes del IPB están teniendo dificultades para cumplir con sus obligaciones con créditos. En cuanto a la deserción escolar, el 15% de los encuestados ya ha abandonado la escuela al menos una vez, principalmente por razones académicas y profesionales. En cuanto a las hipótesis de investigación, se puder decir que no existe relación entre el grado de sobreendeudamiento y la alfabetización financiera del estudiante. Sin embargo, se encontró una correlación negativa entre el grado de sobreendeudamiento y el nivel de ahorro, así como con el nivel de confianza en los ingresos futuros y el estatus social percibido. No ocurre lo mismo entre el grado de sobreendeudamiento y el número de créditos activos, ya que existió una correlación positiva entre las variables. De acuerdo con las respuestas a la encuesta, los factores identificados como motivo(s) del impago o de la existencia de dificultades en el cumplimiento de las responsabilidades crediticias son esencialmente factores externos a los consumidores, con énfasis en el desempleo, sin derecho la asignación. Por fin, se puede decir que no existe suficiente evidencia estadística para afirmar que existe una relación entre el sobreendeudamiento y la deserción escolar en la comunidad estudiantil de la IPB. Palabras clave:Monte, Ana PaulaBiblioteca Digital do IPBAmaral, Helena Isabel Martins2021-02-05T11:13:22Z202020192020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23235TID:202605973porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:52:00Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23235Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:14:16.161672Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores determinantes do excesso de endividamento das famílias e o abandono escolar no ensino superior: o caso do IPB
title Fatores determinantes do excesso de endividamento das famílias e o abandono escolar no ensino superior: o caso do IPB
spellingShingle Fatores determinantes do excesso de endividamento das famílias e o abandono escolar no ensino superior: o caso do IPB
Amaral, Helena Isabel Martins
Endividamento
Sobre-endividamento
Crédito
Abandono escolar
Instituto Politécnico de Bragança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Fatores determinantes do excesso de endividamento das famílias e o abandono escolar no ensino superior: o caso do IPB
title_full Fatores determinantes do excesso de endividamento das famílias e o abandono escolar no ensino superior: o caso do IPB
title_fullStr Fatores determinantes do excesso de endividamento das famílias e o abandono escolar no ensino superior: o caso do IPB
title_full_unstemmed Fatores determinantes do excesso de endividamento das famílias e o abandono escolar no ensino superior: o caso do IPB
title_sort Fatores determinantes do excesso de endividamento das famílias e o abandono escolar no ensino superior: o caso do IPB
author Amaral, Helena Isabel Martins
author_facet Amaral, Helena Isabel Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monte, Ana Paula
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Helena Isabel Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Endividamento
Sobre-endividamento
Crédito
Abandono escolar
Instituto Politécnico de Bragança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Endividamento
Sobre-endividamento
Crédito
Abandono escolar
Instituto Politécnico de Bragança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Mestrado APNOR
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-02-05T11:13:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/23235
TID:202605973
url http://hdl.handle.net/10198/23235
identifier_str_mv TID:202605973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135421655941120