Escolas superiores auto-suficientes: criação e impacto na gestão dos Institutos Politécnicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4390 |
Resumo: | Foram criadas, em 1990 e 1991, Escolas Superiores integradas em Institutos Politécnicos, em moldes que se prefiguravam enquadrar numa administração mista, nomeadamente, adoptando a tipologia da auto-suficiência. Tal afigura-se estranho, num País em que a Administração Pública ainda apresenta características centralizadoras, num contexto tradicionalista de administração estatal indirecta. A presente dissertação tem como objectivo identificar as razões que motivaram esta decisão que, à partida, se nos afigurava com poucas possibilidades de implementação. Entrevistados os intervenientes no projecto, foram identificados os fundamentos inovatórios da resolução, bem como os mecanismos utilizados para a fazer implementar. A análise dos dados recolhidos mostrou que, numa primeira fase, foi imposto politicamente um modelo de administração pública mista, o qual não foi implementado, por ferir a praxis tradicional e por dificuldades sócio-económicas das regiões envolvidas, sendo adoptado pelos actores intervenientes, numa segunda fase, o modelo de administração estatal indirecta. |
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Escolas superiores auto-suficientes: criação e impacto na gestão dos Institutos PolitécnicosEnsino Superior PolitécnicoPortugalInstituto Politécnico de Castelo BrancoInstituto Politécnico de BragançaInstituto Politécnico de BejaInstituto Politécnico do PortoInstituto Politécnico de LeiriaForam criadas, em 1990 e 1991, Escolas Superiores integradas em Institutos Politécnicos, em moldes que se prefiguravam enquadrar numa administração mista, nomeadamente, adoptando a tipologia da auto-suficiência. Tal afigura-se estranho, num País em que a Administração Pública ainda apresenta características centralizadoras, num contexto tradicionalista de administração estatal indirecta. A presente dissertação tem como objectivo identificar as razões que motivaram esta decisão que, à partida, se nos afigurava com poucas possibilidades de implementação. Entrevistados os intervenientes no projecto, foram identificados os fundamentos inovatórios da resolução, bem como os mecanismos utilizados para a fazer implementar. A análise dos dados recolhidos mostrou que, numa primeira fase, foi imposto politicamente um modelo de administração pública mista, o qual não foi implementado, por ferir a praxis tradicional e por dificuldades sócio-económicas das regiões envolvidas, sendo adoptado pelos actores intervenientes, numa segunda fase, o modelo de administração estatal indirecta.Universidade do Minho, Escola de Economia e Gestão2015-06-18T13:35:47Z2015-05-08T00:00:00Z1995-01-01T00:00:00Z1995info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4390porPalmeiro, Maria Rita Pereira Corado Baltazarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:52Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:34.995437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Foram criadas, em 1990 e 1991, Escolas Superiores integradas em Institutos Politécnicos, em moldes que se prefiguravam enquadrar numa administração mista, nomeadamente, adoptando a tipologia da auto-suficiência. Tal afigura-se estranho, num País em que a Administração Pública ainda apresenta características centralizadoras, num contexto tradicionalista de administração estatal indirecta. A presente dissertação tem como objectivo identificar as razões que motivaram esta decisão que, à partida, se nos afigurava com poucas possibilidades de implementação. Entrevistados os intervenientes no projecto, foram identificados os fundamentos inovatórios da resolução, bem como os mecanismos utilizados para a fazer implementar. A análise dos dados recolhidos mostrou que, numa primeira fase, foi imposto politicamente um modelo de administração pública mista, o qual não foi implementado, por ferir a praxis tradicional e por dificuldades sócio-económicas das regiões envolvidas, sendo adoptado pelos actores intervenientes, numa segunda fase, o modelo de administração estatal indirecta. |
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